Marinha retifica Concurso Público de Admissão para Curso de Formação

Diversas etapas versarão sobre as habilidades dos candidatos; confira mais detalhes
Terça-feira, 20 de junho de 2023 às 09h25
Marinha retifica Concurso Público de Admissão para Curso de Formação

O Serviço de Seleção Pessoal da Marinha (SSPM) retificou novamente o Concurso Público que tem o objetivo de preencher 40 vagas para o Curso de Formação para ingresso no Corpo Auxiliar de Praças da Marinha (CP-CAP) 2023, nos quadros de Auxiliar Técnico de Praças (QATP) e Técnico Industrial de Praças (QTIP).

Segundo o documento (Retificação III), houveram mudanças nos subitens relacionados ao conteúdo programático no Corpo Auxiliar de Praças da Marinha.

As áreas estão divididas entre os respectivos cargos:

  • Quadro Auxiliar Técnico de Praças: Administração (4); Estatística (1); Administração Hospitalar (4); Edificações (2); Geografia e Cartografia (1); Higiene Dental (3); Meteorologia (2); Nutrição e Dietética (1); Processamento de Dados (5); Prótese Dentária (1); Química (2); Telecomunicações (2);
  • Quadro Técnico Industrial de Praças: Eletrônica (2); Estruturas Navais (2); Mecânica (2); Metalurgia (1); Motores (2); Marcenaria (1); Eletrotécnica (2).

A fim de atuar nos cargos é necessário que o candidato tenha a idade mínima de 18 anos completos e menos de 25 anos no dia 30 de junho de 2024; esteja em dia com as obrigações eleitorais, e militares quando do sexo masculino; ter concluído ou estar em fase de conclusão do curso técnico de nível médio relativo à habilitação a que concorre até a data da matrícula no curso; altura mínima de 1,54m e máxima de 2m; dentre outros requisitos. Para pessoas que se enquadram nas características listadas no edital, uma porcentagem de vagas será reservada.

O candidato aprovado e classificado no Resultado Final da Seleção (RF) e no Período de Adaptação (PA) fará o Curso de Formação de Cabo (C-FCB), no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), no Rio de Janeiro.

O Curso tem o propósito de preparar o Grumete para o exercício de funções, conforme as suas qualificações e atendendo à conveniência do serviço, por meio da necessária capacitação, que compreende o ensino militar-naval e o ensino profissional. Após a conclusão do Curso de Formação de Cabo, as movimentações dos Cabos serão realizadas de modo a atender às necessidades das Tabelas Mestras de Força de Trabalho (TMFT) dos Setores de Distribuição de Pessoal (SDP) da Marinha do Brasil, em todo o território nacional de acordo com a conveniência do serviço, onde cumprirá um Estágio Inicial (EI), destinado à avaliação do desempenho ao longo do primeiro ano de serviço.

As inscrições devem ser realizadas via site da SSPM, a partir das 8h do dia 19 de junho de 2023 às 23h59 do dia 2 de julho de 2023, com a taxa sendo de R$ 65,00. Estará isento da taxa de inscrição, o candidato que entre os dias 19 a 25 de junho de 2023, declarar ser inscrito no Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita inferior ou igual a meio salário mínimo, ou declare ser doador de medula óssea.

Da Seleção

A avaliação se dará em prova escrita, redação, procedimento de heteroidentificação complementar e autodeclaração, eventos complementares constituídos de verificação de dados biográficos, inspeção de saúde, teste de aptidão física, verificação de documentos e avaliação psicológica.

A prova escrita está prevista para ser realizada no dia 17 de setembro de 2023, juntamente com a Redação, e terão duração total de quatro horas. A prova de cada habilitação terá como propósito verificar a formação básica e profissional do candidato e constará de 50 questões elaboradas de acordo com os programas descritos no anexo do edital.

Para mais informações acesse o edital completo em nosso site.

Jornalista: Murilo Oichi
Compartilhe: