Marinha do Brasil: novo Concurso Público para nível técnico é retificado

Profissionais interessados poderão realizar suas inscrições a partir do dia 25 de julho de 2022; confira as atualizações
Quinta-feira, 21 de julho de 2022 às 11h46
Marinha do Brasil: novo Concurso Público para nível técnico é retificado

O Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) anunciou a retificação de seu mais novo Concurso Público, o qual tem como objetivo a contratação de profissionais para atuarem junto ao Quadro Técnico de Praças da Armada do Corpo de Praças da Armada (CP-QTPA/2022).

O novo documento (retificação II) alterou os requisitos necessários de titulação para os cargos nas áreas técnicas de Eletroeletrônica e Mecânica.

Conforme o documento anterior (retificação I) houve alteração nos requisitos, passando a ser necessário que o candidato possua 18 anos completos e menos de 25 anos de idade no dia 30 do mês de junho de 2023, nos termos da Lei nº 14.296.

As vagas estão organizadas conforme as habilitações militares:

Eletroeletrônica - Técnico em Automação Industrial; Técnico em Eletroeletrônica; Técnico em Eletromecânica; Técnico em Eletrônica; Técnico em Eletrotécnica; e Técnico em Mecatrônica (5) e Técnico em Manutenção Automotiva; Técnico em Manutenção de Máquinas Industriais; Técnico em Manutenção de Máquinas Navais; Técnico em Manutenção de Máquinas Pesadas; Técnico em Mecânica; Técnico em Mecânica de Precisão; Técnico em Mecatrônica; e Técnico em Refrigeração e Climatização (7).

É importante ressaltar que dentro do total de vagas ofertadas, há chances específicas para os candidatos que se identificam com os critérios descritos no edital.

Para concorrer às chances ofertadas, o candidato deve cumprir os seguintes requisitos: ser do sexo masculino; ter 18 anos completos ou idade inferior a 25 anos; ser brasileiro nato ou naturalizado; estra em dia com as obrigações militares e eleitorais; ter concluído ou estar em fase de conclusão do curso técnico de nível médio relativo à area técnica a que concorre; ter altura mínima de 1,54m e máxima de 2m; dentre outros requisitos presentes no edital.

Procedimentos para a participação

Os interessados em participar deverão realizar suas inscrições online, a partir das 8h do dia 25 de julho de 2022 até às 23h59 do dia 21 de agosto deste mesmo ano, horário oficial de Brasília/DF, através do site da Marinha. Vale ressaltar que o valor da taxa de inscrição é de R$ 75,00, e haverá isenção do valor da taxa de inscrição para os candidatos que pertençam à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional, bem como para os candidatos doadores de medula óssea registrados em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde. A solicitação deve ser feita entre os dias 25 de julho e 12 de agosto de 2022.

Da seleção

A classificação dos candidatos será seguindo três etapas, sendo elas:

  • Prova escrita objetiva de conhecimentos profissionais para cada área técnica;
  • Redação;
  • Eventos Complementares.

A prova escrita objetiva de conhecimentos profissionais será realizada juntamente com a redação, juntas, duração total de quatro horas. A prova objetiva de cada área técnica terá como propósito verificar a formação básica e profissional do candidato e constará de 50 questões. A redação deverá ser dissertativa, com ideias claras, coerentes e objetivas, cujo título versará sobre assunto considerado de importância pela Administração Naval. Ambas estão previstas para serem realizadas no dia 23 de outubro de 2022.

Ao realizar as etapas descritas no parágrafo anterior, o candidato deverá passar pelos eventos complementares, esses são, a verificação de dados biográficos, inspeção de saúde, teste de aptidão física de ingresso, avaliação psicológica, verificação de documentos e procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração.

Os candidatos aprovados em todas as etapas deverão passar pelo período de adaptação, etapa não curricular do C-FSG-QTPA, durante a qual os candidatos se concentram no CIAA, a fim de que possam verificar, na prática, sua adaptação e seu interesse pela carreira, recebem instruções iniciais sobre a doutrina militar, sobre o Curso e são submetidos a atividades compatíveis com a rotina militar, razão pela qual devem manter a higidez física exigida para o curso de formação.

Vigência

O prazo de validade do Concurso Público terminará no dia do início do curso de formação de sargentos, sendo esse, no dia 24 de julho de 2023.

Informações complementares podem ser obtidas por meio do edital completo disponível em nosso site.

Jornalista: Júlia Guimarães
Compartilhe: