INMETRO prorroga inscrições do Concurso Público com 860 vagas de nível superior

Documento foi divulgado nesta quinta-feira (21) por meio do Diário Oficial da União; confira
Quarta-feira, 10 de janeiro de 2024 às 07h50
INMETRO prorroga inscrições do Concurso Público com 860 vagas de nível superior

Estão prorrogadas as inscrições do Concurso Público do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) a fim de contratar profissionais com nível superior.

As inscrições serão realizadas até às 23h59 do dia 5 de fevereiro de 2024, somente via internet, por meio do site do Idecan. Nesta fase é preciso efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 125,00.

No ato da inscrição, o candidato deverá indicar a cidade na qual irá realizar as provas objetivas e discursivas (Goiânia - GO, Porto Alegre - RS, Brasília - DF, Fortaleza - CE, Salvador - BA e Rio de Janeiro - RJ).

Ainda no ato de sua inscrição, o candidato deverá fazer a opção de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) para submeter-se à avaliação na prova objetiva.

De acordo com o edital existem 100 oportunidades imediatas para o cargo de Pesquisador - Tecnologista em Metrologia e Qualidade (60) e Analista Executivo em Metrologia e Qualidade (40), além de 760 para cadastro reserva.

As vagas para Analista Executivo em Metrologia e Qualidade estão distribuídas nas áreas de Governança Pública, Gestão e Suporte (29), Governança Pública, Gestão e Suporte em Ouvidoria (2), Governança Pública, Gestão e Suporte em Educação (1), Governança Pública, Gestão e Suporte em Legislação (3), Governança Pública, Gestão e Suporte em Logística e Infraestrutura (2), Governança Pública, Gestão e Suporte em Segurança do Trabalho (1), Governança Pública, Gestão e Suporte em Tecnologia da Informação (1) e Governança Pública, Gestão e Suporte em Comunicação Institucional (1).

Já no caso do Pesquisador - Tecnologista em Metrologia e Qualidade as áreas são: Relações Internacionais (1), Avaliação da Conformidade (10), Acreditação (10), Metrologia de Tecnologia da Informação e Telecomunicações aplicada à Metrologia Legal (2), Metrologia elétrica e Metrologia da Tecnologia da Informação e Telecomunicações aplicada à Metrologia Científica e Industrial (2), Metrologia Química no âmbito da Metrologia Científica e Industrial (1), Metrologia Aplicada às Ciências da Vida (1), Metrologia de Materiais no âmbito da Metrologia Científica e Industrial (1), Metrologia Científica e Industrial - Geral (laboratórios) (5), Controle Metrológico Legal de mercadorias Préembaladas (1), Vigilância de Mercado (3), Metrologia Legal Aplicada - Geral (laboratório) (4), Supervisão de Atividades Delegadas (5), Fiscalização em Metrologia Legal e Avaliação da Conformidade de Rio Grande do Sul (8), Fiscalização em Metrologia Legal e Avaliação da Conformidade de Goiás (6).

Ao serem contratados os servidores vão fazer jus à remuneração inicial de R$ 8.700,31.

Vale ressaltar que no quantitativo de vagas acima mencionadas, encontram-se as reservadas para candidatos que se enquadrem nos itens especificados no edital.

Como forma de classificar os inscritos serão realizados exame de habilidades e conhecimentos, mediante aplicação de provas objetivas de múltipla escolha; prova discursiva; prova de títulos e experiência profissional; avaliação biopsicossocial e procedimento de heteroidentificação.

As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 14 de abril de 2024, nas cidades de Goiânia - GO, Porto Alegre - RS, Brasília - DF, Fortaleza - CE, Salvador - BA e Rio de Janeiro - RJ.

Questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Língua Estrangeira, Conhecimento sobre o Inmetro, Conhecimentos específicos, concernentes ao cargo a que está concorrendo serão cobradas na prova objetiva.

E, para lhe auxiliar nos estudos, adquira a Apostila Digital deste certame, em nosso site.

O prazo de validade deste Concurso Público será de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual prazo, a critério do INMETRO.

Em nosso site você tem acesso ao edital completo e pode obter mais informações.

Jornalista: Karina Felício
Compartilhe: