Exército Brasileiro divulga Concurso de Admissão por meio da EsFCEx

O candidato será avaliado em diversas etapas até ser admitido; confira as oportunidades
Quarta-feira, 11 de maio de 2022 às 17h58
Exército Brasileiro divulga Concurso de Admissão por meio da EsFCEx

A Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército Brasileiro (EsFCEx) publicou o edital de um novo Concurso de Admissão para o preenchimento de 40 vagas no Curso de Formação de Oficiais e cinco vagas para o Curso de Formação de Capelães Militares.

As oportunidades estão divididas da seguinte forma:

Curso de Formação para Oficiais: Administração (4); Ciências Contábeis (2); Direito (2); Enfermagem (6); Estatística (1); Informática (3); Magistério Espanhol (1); Magistério Física (2); Magistério Geografia (3); Magistério História (3); Magistério Inglês (3); Magistério Matemática (2); Magistério Português (3); Magistério Químico (3), Psicologia (1) e Veterinária (1).

Curso de Formação de Capelães Militares: Pastor Católico Romano (4) e Pastor Evangélico (1).

A fim atuar nos cargos, o candidato deve atender aos seguintes requisitos:

  • Ser brasileiro nato.
  • Apresentar carteira de identidade civil ou militar, certidão de nascimento ou de casamento (esta última se for o caso).
  • Apresentar comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF), por intermédio da apresentação de um dos seguintes documentos: Cartão do CPF, Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, desde que neles conste o número de inscrição no CPF, ou Comprovante de Inscrição no CPF impresso a partir da página da Receita Federal na internet.
  • Ter, no mínimo, 1,60m de altura, se do sexo masculino, ou 1,55m altura, se do sexo feminino.
  • Apresentar o título de eleitor, com a respectiva certidão da Justiça Eleitoral, comprovando estar em dia com a Justiça Eleitoral.
  • Não ter sido considerado isento do Serviço Militar, seja por licenciamento e exclusão de organização militar a bem da disciplina, seja por incapacidade física ou mental definitiva

Além dos requisitos mencionados, para o Curso de Formação de Oficiais é necessário apresentar diploma reconhecido pelo MEC na área objeto do Curso de Admissão e a idade de no máximo 32 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula. Já para o curso de Formação de Capelães é preciso apresentar diploma de Curso de Formação Teológica regular de nível superior e possuir idade de no mínimo 30 anos, e máximo de 40 anos completados até a data de término do Curso.

Etapas de participação

As inscrições devem ser realizadas via site oficial doExército, a partir das 10h de 14 de junho de 2022, às 15h de 5 de agosto de 2022, com o valor da taxa sendo de R$ 150,00. Estarão isentos da taxa de inscrição, candidatos inscritos no Cadastro Único, doadores de medula óssea, membro de família de baixa renda, que se inscreverem sob estas características de 14 a 17 de junho de 2022.

A avaliação se dará em duas etapas, com a primeira contendo exame intelectual a ser realizada na data prevista de 11 de setembro de 2022 por todos os candidatos, e a segunda englobará verificação documental, inspeção de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica, revisão médica e comprovação dos requisitos para matrícula. O exame intelectual consistirá em prova escrita com 60 itens, divididos como conhecimentos gerais e conhecimentos específicos, e o candidato será considerado aprovado caso acerte mais de 50% dos testes.

O candidato aprovado e convocado deverá se apresentar para a realização da 2ª etapa do CA, no período estabelecido no Calendário Anual do CA, no local designado pela sua respectiva Gu Exm. A convocação de candidatos poderá ser realizada em quantidade superior ao número de vagas previstas para o CA.

A realização do exame de aptidão física está prevista para o período de 4 a 13 de janeiro de 2023, sendo que o candidato deverá se apresentar no local portando seu documento de identificação e conduzindo traje esportivo (camiseta, calção ou bermuda e tênis). O não comparecimento em qualquer dia destinado à realização do EAF implicará na eliminação sumária do candidato.

Para mais informações acesse o edital completo em nosso site.

Jornalista: Murilo Oichi
Compartilhe: