Suspenso processo seletivo para examinador de trânsito do Detran - RS

Quarta-feira, 17 de abril de 2013 às 07h30
Suspenso processo seletivo para examinador de trânsito do Detran - RS

O Detran-RS suspendeu, nesta terça-feira (16), o processo seletivo simplificado para contratação temporária de examinadores de trânsito. A Divisão Jurídica da Autarquia foi intimada a cumprir a liminar da 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre no mesmo dia em que os resultados homologados foram publicados no Diário Oficial do Estado.

A 1ª Vara da Fazenda Pública deferiu a liminar postulada em Ação Popular, baseando-se no argumento de que o Edital Detran-RS nº 001/2013-CE não atende aos requisitos previstos pela Resolução nº 358/2010, do Contran, ao exigir apenas escolaridade de Ensino Médio para participar da seleção.

O processo seletivo visa a contratação de 64 profissionais para a atividade de examinador de trânsito, em caráter emergencial e temporário, pelo período máximo de 12 meses. A continuidade do processo seletivo depende de nova decisão judicial. O Detran-RS encaminhará o caso à Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para avaliar a possibilidade de agravar a liminar (recorrer da decisão).

Fonte: www.detran.rs.gov.br

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Detran - RS oferece 64 vagas para Examinadores de Trânsito

A partir da próxima segunda-feira, 21 de janeiro, o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) estará com inscrições abertas para o processo seletivo com 64 vagas para Examinadores de Trânsito. A contratação será em caráter emergencial e temporário, pelo período de no máximo 12 meses.

De acordo com informações encontradas no edital, o salário é de R$ 1.829,35 equivalente a do cargo de Auxiliar Técnico grau A do quadro dos servidores efetivos do Detran/RS, acrescida da gratificação de examinador (GRAEx) correspondente a R$ 1.500,00 em jornada de 40h semanais.

Os contratados deverão atender as necessidades em uma das sedes do Detran/RS em Alegrete, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria ou Santo Ângelo e exercerá suas atividades na circunscrição do Estado do Rio Grande do Sul, de acordo com a relação de municípios que possuem Centro de Formação de Condutores (CFC).

REQUISITOS

Para concorrer os interessados deverão atender alguns requisitos como: ser brasileiro, nato ou naturalizado; possuir idade mínima de 21 anos completos; estar em dia com as obrigações eleitorais; estar em pleno gozo de seus direitos civis e políticos; estar em situação regular com o serviço militar; possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no mínimo há dois anos; ter escolaridade mínima de ensino médio; e não ter cometido nenhuma infração de trânsito de natureza gravíssima, confirmada após as fases de defesa e recursos administrativos nos últimos 12 meses.

INSCRIÇÕES

As inscrições ficarão abertas até o dia 19 de fevereiro, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, na Coordenadoria Protocolo do Detran/RS, localizada na rua Voluntários da Pátria, nº. 1358, térreo, Bairro Floresta, em Porto Alegre. Os candidatos deverão preencher o requerimento de inscrição e entregá-lo juntamente com a certidão de quitação eleitoral, certidões negativas criminais da Justiça Federal e Estadual, comprovante de regularidade com o serviço militar, diploma ou certificado que comprove a escolaridade exigida, certificado do curso de formação de examinador de trânsito, registrado em órgão executivo estadual de trânsito do país, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), comprovante de endereço e duas fotografias 3X4.

SELEÇÃO

A previsão é de que os candidatos sejam selecionados a partir da soma dos pontos atribuídos de acordo com a categoria da Carteira Nacional de Habilitação:

  • Categoria E - 4 pontos;
  • Categoria D - 3 pontos;
  • Categoria C - 2 pontos;
  • Categoria B - 1 ponto;
  • Categoria A - 1 ponto.

Havendo mais de uma categoria na Carteira Nacional de Habilitação, ocorrerá a soma dos respectivos pontos.

Compartilhe: