São exemplos de medidas dinâmicas de segurança, EXCETO:
São exemplos de medidas estáticas de segurança, EXCETO:
Um dos riscos de ergonomia no trabalho mais prejudiciais para a saúde do trabalhador é a postura inadequada. Indique a atitude CORRETA em relação à postura no local de trabalho:
O objetivo do sistema de rondas utilizado pela vigilância patrimonial é prevenir ocorrências, sendo crucial o desempenho dos profissionais da vigilância garantir uma visão clara e precisa de todas as possíveis situações de risco. Analise as afirmações abaixo como V − VERDADEIRA ou F − FALSA: (__)Durante as rondas, o vigilante deve permanecer atento para prevenir todas as possíveis ocorrências, atuando em todas as áreas, independente de designação para sua atuação. (__)Em caso de ocorrência ou presença de pessoas suspeitas, o vigilante deve solicitar apoio do supervisor via rádio ou telefone, e se necessário, da polícia. (__)O vigilante deve comunicar imediatamente, por rádio de comunicação ou outro meio designado, qualquer irregularidade encontrada durante a realização das rondas. A alternativa que representa a sequência CORRETA é:
A comunicação direta com o público envolve uma série de comportamento que auxiliam a troca efetiva de informações entre o emissor e o receptor. Leia atentamente os itens abaixo e julgue como V − Verdadeiro ou F − Falso, os comportamentos que se espera de um bom profissional da vigilância: (__)Tolerância para com as pessoas que tem dificuldade de comunicação para repetir as mesmas informações. (__)Ter perspicácia para contornar situações difíceis, usando argumentos aceitáveis. (__)Ter mesmo comportamento, independente da situação. (__)Utiliza sempre da linguagem descontraída e informal, fazendo uso de gírias. A alternativa que representa a sequência correta é:
A segurança eletrônica pode ser entendida como um conjunto de serviços e tecnologias, integrados por um sistema eletrônico, que tem como objetivo monitorar ambientes e pessoas para, dessa forma, aumentar a segurança tanto do patrimônio como dos indivíduos. São exemplo serviços ou equipamentos que compõe a segurança eletrônica, EXCETO:
São consideradas atividades rotineiras do profissional de vigilância no posto de trabalho, EXCETO:
Em casos de acidentes com vítimas, é necessário acionar atendimento especializado do Corpo de Bombeiros ou Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A alternativa que apresenta o número de telefone CORRETO para acionar o atendimento especializado é:
São atitudes e características esperadas de um profissional de vigilância ao lidar com o público, EXCETO:
O vigilante patrimonial é a peça mestra do sistema de segurança. A conscientização e a disciplina consciente do profissional de segurança quanto à sua função são indispensáveis para garantir o controle e a fiscalização eficaz do imóvel vigiado, proporcionando a real sensação de segurança para todos. Analise algumas funções (Coluna 1) desempenhadas pelo vigilante e as definições (Coluna 2) abaixo:
Analise as alternativas abaixo e indique a atitude INCORRETA, ou seja, não esperada de um bom profissional da vigilância:
No controle do acesso de pessoas o profissional da vigilância deve seguir determinados procedimentos que garantam a segurança das instalações e de todos que estejam envolvidos no sistema. Analise os procedimentos abaixo: I. Fazer uma inspeção visual, observando e lembrando as características das pessoas, mostra atenção e contribui para a prevenção. Esse comportamento pode desmotivar pessoas mal-intencionadas, que abandonam seus planos ao perceberem que foram notadas antes de se aproximarem. II. Fazer a abordagem, preferencialmente à distância, procurando obter e confirmar todos os dados necessários ao efetivo controle do acesso. III. Orientar visitantes e prestadores de serviços, direcionando-os para os locais corretos e fornecendo informações relevantes. A alternativa que apresenta os procedimentos CORRETOS é:
Existem diferentes tipos de extintores para cada tipo de incêndio. Um incêndio pode ser causado por vários materiais diferentes e cada agente é responsável pelo combate de cada um. O extintor do tipo "Espuma mecânica" é indicado para incêndios da classe A e B e seu princípio de extinção é por meio de abafamento e resfriamento. É PROIBIDA a utilização do extintor do tipo "Espuma mecânica" para combate a incêndio originado por materiais da seguinte natureza:
Em relação ao controle de entrada e saída de pessoas e veículos no recinto de trabalho, analise as afirmações abaixo: I. O registro de entrada e saída de pessoas auxilia no monitoramento do tempo de permanência das pessoas no espaço, especialmente visitantes e prestadores de serviços. II. A portaria remota opera por meio de uma central de monitoramento, a qual não necessita estar fisicamente no mesmo edifício, utilizando câmeras e outras ferramentas para realizar esse controle de acesso e segurança. III. O controle de entrada e saída de pessoas e veículos é desnecessário se o local já é uma área considerada segura. Está INCORRETO o que se afirma em:
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) são elementos essenciais para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores em diversos ambientes laborais. Assinale a alternativa CORRETA em relação a EPIs e EPCs:
O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio Polícia Federal, é responsável por regulamentar a atividade de segurança privada armada ou desarmada, desenvolvidas pelas empresas especializadas no Brasil. Sobre os tipos de atividade de segurança privada, a opção que apresenta conceito INCORRETO adotado pela Polícia Federal é:
A sobrecarga na instalação elétrica é uma das principais causas de incêndios. Se a corrente elétrica está acima do que a fiação suporta, ocorre superaquecimento dos fios, podendo dar início a um incêndio. São dispositivos de segurança elétrica para instalações prediais, EXCETO:
Espera-se do profissional da vigilância pronta e voluntária obediência a todas as ordens legais superiores. Os superiores normalmente transmitem comandos e ordens que refletem as normas do local de trabalho ou empresa. Em relação à hierarquia e disciplina, comando e subordinação analise as duas colunas abaixo:
Em casos de desentendimentos ou brigas entre funcionários, fornecedores ou visitantes dentro do local de trabalho, o vigilante deve agir imediatamente buscando pacificar a situação. Analise as atitudes abaixo: I. Afastar as pessoas que estão apenas vendo a briga, solicitando que continuem suas atividades, para não correrem riscos. II. Atuar com o objetivo de controlar a situação, lembrar que os ânimos estão acirrados e uma atitude de (separação) pode ser considerada provocação. III. Utilize muita conversa e pedidos de calma e atenção para palavras de parar com a briga. Assinale a alternativa que representa as atitudes ADEQUADAS para a referida situação:
Assinale a alternativa com a presença de um adjetivo no singular:
Leia com atenção as afirmativas abaixo: I. A moça estava cansada após a maratona de estudos. II. A xícara de chá quente era reconfortante nas noites geladas de outono. III. O jardim estava florido e perfumado na primavera. IV. O computador antigo estava lento e desatualizado. Em quais das afirmativas lidas há a presença de adjetivos femininos?
Leia com atenção as afirmativas abaixo: I. O clima nordestino é quente e seco na maior parte do ano. II. A cultura nordestina é rica e diversificada. III. O povo nordestino é hospitaleiro e acolhedor com os visitantes. IV. A história da região é marcada por eventos importantes e significativos. V. Os coqueirais formam paisagens tropicais únicas e deslumbrantes. Em quais as afirmativas lidas acima são encontrados adjetivos no plural?
O Ministério da Educação (MEC) publicou, na terça-feira (14/05/2024) a resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que define diretrizes orientadoras aos sistemas de ensino, às instituições e às redes escolares do Rio Grande do Sul (RS) para a retomada segura das aulas na educação básica e na educação superior, em razão do estado de calamidade pública causado pelos eventos climáticos na região. Para o ensino fundamental, médio e educação superior, as instituições ficam dispensadas de cumprir mínimo de dias de efetivo trabalho escolar, desde que cumprida a carga horária mínima anual. Fonte: Agência Brasil. 14/05/2024. Segundo a reportagem, o que ficou decidido pelo Ministério da Educação sobre o período escolar no RS durante o período de calamidade pública? Marque a alternativa CORRETA.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, disse em entrevista à imprensa no sábado (11/05/2024) que ainda é pequeno o número de municípios gaúchos que buscaram recursos emergenciais federais para cuidar das pessoas afetadas pelas chuvas e enchentes que assolam o Rio Grande do Sul desde o fim de abril. De acordo com a fonte consultada, dos 441 municípios em situação de calamidade, quantos até essa data haviam solicitado algum tipo de recurso federal? Marque a opção CORRETA.




















