O objetivo do texto é:
A leitura do texto permite a conclusão de que, na comparação com anos anteriores, em 2023, o Brasil:
A regra que explica a acentuação da palavra “PAÍS” é que toda palavra:
Em “O Brasil detém ainda o segundo lugar em recuperação pós-pandemia nas Américas, com aumento de 15% em relação ao período pré-pandêmico, atrás apenas do México, e ocupa a 14ª posição no mundo” (2º parágrafo), o elemento destacado, no contexto de uso, é classificado como:
Em “De acordo com o levantamento da ONU Turismo, o país com maior crescimento nas receitas deixadas por estrangeiros foi a Sérvia, com 79%” (2.º parágrafo), o termo destacado poderia ser substituído, sem alteração de sentido, por:
“O Brasil detém ainda o segundo lugar em recuperação pós-pandemia nas Américas” (2.º parágrafo). A forma verbal em destaque está flexionada na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Se estivesse na terceira pessoa do plural do mesmo tempo e modo verbal, seria:
“Os recursos injetados no ano passado na economia brasileira por visitantes vindos do exterior superam em 1,5% a maior arrecadação obtida com o turismo internacional, registrada em 2014, quando o país foi sede da Copa do Mundo de futebol” (3.º parágrafo). Se o verbo destacado fosse flexionado no pretérito imperfeito do indicativo, seria:
“O Brasil foi reconhecido pelo Banco Mundial como a nona maior economia do planeta no fim do ano passado” (4.º parágrafo). Se essa frase fosse reescrita na voz ativa, sem alteração de significado, seria:
“Em agosto do ano passado , quando o Brasil superou a marca histórica para o mês, o ministro já começou a vislumbrar que 2023 se apresentaria como um ano de bons números para o turismo” (5.º parágrafo). A vírgula foi empregada após “Em agosto do ano passado” porque esse trecho é um/uma:
A única frase que está totalmente de acordo com a norma- padrão é a seguinte:
























