Provas para Download

Prova Técnico em Farmácia - Pref. Japonvar/MG
Visualizar os arquivos PDF
Ver tecnico-em-farmacia.pdf
PDF
tecnico-em-farmacia.pdf
Ver gabarito-oficial.pdf
PDF
gabarito-oficial.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar tecnico-em-farmacia.pdf
PDF
tecnico-em-farmacia.pdf
Baixar gabarito-oficial.pdf
PDF
gabarito-oficial.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar tecnico-em-farmacia.pdf
PDF
tecnico-em-farmacia.pdf
Compartilhar gabarito-oficial.pdf
PDF
gabarito-oficial.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 8 Q1636735 Q2 da prova
Os fármacos inibidores da bomba de prótons (IBP) têm a capacidade de suprimir a produção de ácido gástrico e são utilizados para tratar distúrbios gastrointestinais, como úlceras, refluxo ácido e gastrite em geral. Uma das importantes indicações é a prevenção de lesões gastrintestinais induzidas por uso crônico de anti-inflamatório não estereoidal (AINE), como, por exemplo, a nimesulida, o ibuprofeno e o cetoprofeno. Fonte: WANNMACHER, Lenita. Inibidores da bomba de prótons: indicações racionais. Uso Racion. Medicam. Temas Selecionados, v. 2, p. 1-6, 2004. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/HSE_URM_IBP_1204.pdf. Acesso em: 27 out. 2024. Adaptado por ALVARENGA, Felipe Queiroz. Out 2024.

Sobre os fármacos descritos acima, aqueles que são prescritos e classificados como inibidores da bomba de prótons (IBP) estão corretamente descritos em:

Reportar Erro
Questão 2 de 8 Q1636736 Q3 da prova
Várias estratégias farmacológicas, para prevenir as complicações gastrintestinais induzidas por uso de anti-inflamatórios não esteroidais (AINE), têm sido avaliadas. Por exemplo, a administração de medicamentos inibidores da bomba de prótons e/ou substituição dos AINEs tradicionais por inibidores seletivos de COX-2 (ciclooxigenase), enzima que desempenha um papel importante na produção de mediadores inflamatórios. Fonte: WANNMACHER, Lenita. Inibidores da bomba de prótons: indicações racionais. Uso Racion. Medicam. Temas Selecionados, v. 2, p. 1-6, 2004. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/HSE_URM_IBP_1204.pdf. Acesso em: 27 out. 2024. Adaptado por ALVARENGA, Felipe Queiroz. Out 2024.

Qual dos medicamentos, a seguir, representa a classe dos anti-inflamatórios não esteroidais mais seletivos (específicos) para inibir o processo inflamatório, promovendo menos efeitos adversos gastrointestinais no paciente?

Reportar Erro
Questão 3 de 8 Q1636738 Q4 da prova
Leia o texto a seguir e atente-se à imagem para responder a esta questão. “A farmacocinética ocupa-se do estudo do caminho do fármaco no organismo, desde a sua administração, absorção, distribuição, metabolismo, até a sua excreção. Essas etapas podem afetar de maneira positiva ou negativa a ação dos fármacos no organismo. Um exemplo, para fácil compreensão da importância da farmacocinética, é orientar a administração do fármaco omeprazol em jejum, pois, dessa forma, a sua absorção é mais eficiente”. Fonte: Acervo Comunidade Sanar. Farmacocinética: descomplicando conceitos da farmacologia. Colunistas. 30 abr. 2024. Texto e Imagem. Disponível em: https://sanarmed.com/farmacocinetica-descomplicando-conceitos-da-farmacologia-colunistas/. Acesso em: 27 out. 2024. Adaptado por ALVARENGA, Felipe Queiroz. Out 2024.

Os conceitos descritos em I, II e III correspondem, respectivamente, a quais etapas da farmacocinética?

Reportar Erro
Questão 4 de 8 Q1636740 Q6 da prova
Atente-se às imagens e ao texto a seguir para responder a esta questão. Fonte: Alergia. Disponível em: https://www.programa viva.com.br/saude-tratamento/alergias/sintomas-urticaria/. Acesso em: 27 out. 2024. As imagens acima representam pacientes com manifestações alérgicas na pele: a urticária. Essas manifestações se manifestam como vergões elevados (vermelhos ou rosados) na pele e com coceira de grau variável. Além disso, às vezes, pode ocorrer ardência ou dor. A causa das urticárias pode estar associada ao uso de medicamentos, ingestão de alimentos, ou são provocadas por reação do organismo a um alérgeno presente no ambiente. Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Adaptado de PROGRAMA VIVA. Principais sintomas e características da urticária. MAT-BR-2304413. Ago. 2023. Disponível em: https://www.programaviva.com.br/saude-tratamento/alergias/sintomas-urticaria/. Acesso em: 27 out. 2024.

Para o tratamento dos sintomas alérgicos apresentados, pode-se afirmar que

Reportar Erro
Questão 5 de 8 Q1636742 Q7 da prova
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, através do Comunicado 3/2021, “[...] os riscos à saúde da população causados pelo uso indiscriminado de medicamentos, sem orientação profissional, e, também do processo de notificação de eventos adversos. A automedicação, principalmente quando o país vivenciava a pandemia causada pelo coronavírus, preocupou ainda mais as autoridades sanitárias. Nesse sentido, foi e continua sendo necessário que as pessoas se conscientizem dos riscos reais dessa prática, que pode causar reações graves, inclusive óbitos.” Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Adaptado de ANVISA. Anvisa alerta para riscos do uso indiscriminado de medicamentos. COMUNICADO GGMON 003/2021. Nov. 2002. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/anvisa-alerta-para-riscos-do-uso-indiscriminado-de-medicamentos. Acesso em: 27 out. 2024.

O(s) risco(s) para a saúde, decorrente(s) do uso irracional de medicamentos, está(ão) presente(s) na(s) afirmativa(s)

Reportar Erro
Questão 6 de 8 Q1636743 Q8 da prova
Leia o texto a seguir para responder a esta questão. A Lei n.º 13.021/2014 regula o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas. O artigo 3º refere-se à Farmácia como uma unidade de prestação de serviços de saúde (individual e coletiva), na qual se processa serviços, insumos, produtos farmacêuticos e correlatos. O mesmo artigo ainda classifica as farmácias, segundo à sua natureza, como: I. estabelecimento de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais; II. estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficiais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de dispensação e o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica. As definições anteriores continuam abrangendo, inclusive, as farmácias hospitalares, públicas ou privadas, as que abastecem pronto-atendimento, as localizadas em unidades de saúde, para dispensação de medicamentos ao público em geral, entre outras. Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Adaptado da Lei 13.021/2014. Exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13021.htm; https://www.crfsp.org.br/documentos/materiaistecnicos/Lei_n_13.0212014_e_Valorizacao_Profissional.pdf. Imagem: https://crf-rj.org.br/noticias/crf-rj-em-acao/554-publicada-em-diario-oficial-a-lei-13-021-14.html. Acesso em: 27 out. 2024.

Pode-se inferir que os conceitos expressos em I e II referem-se, respectivamente, à classificação de

Reportar Erro
Questão 7 de 8 Q1636745 Q9 da prova
Entende-se por interação medicamentosa todo evento clínico em que os efeitos de um fármaco são alterados. Essas modificações dos efeitos farmacológicos podem ser decorrentes do uso recente ou concomitante de outro fármaco ou fármacos (interações farmacológicas), ingestão de alimentos (interações fármaco-nutriente) ou ingestão de suplementos alimentares (interações suplemento-fármaco). As interações medicamentosas podem aumentar ou diminuir os efeitos de um ou ambos os fármacos. Àquelas, clinicamente significativas, são frequentemente previsíveis (evitáveis) e, geralmente, indesejáveis. Fonte: SHALINI S. Lynch, Interações medicamentosas. Set. 2022.; Disponível em: https://abrir.link/pkJwW. Imagem. Disponível em: https://abrir.link/wjodu. Acesso em: 27 out. 2024. Adaptado por ALVARENGA, Felipe Queiroz (2024).

Acerca das asserções sobre interações do tipo “fármaco-nutriente”, pode-se afirmar que

Reportar Erro
Questão 8 de 8 Q1636747 Q10 da prova
O processo de diluição de medicamentos é realizado com a finalidade de reduzir a concentração de um medicamento adicionando um diluente ou solvente a ele. O objetivo é facilitar a administração do medicamento, evitando efeitos tóxicos, especialmente se ele for de potência elevada. A reconstituição de um medicamento ocorre quando se adiciona um solvente ao pó ou liofilizado, de modo que se obtenha uma solução injetável. Essas práticas devem ser realizadas de acordo com as boas práticas de manipulação, para garantir a manutenção da integridade química e microbiológica dos medicamentos. Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Reflexão sobre preparações medicamentosas. São João Del Rei – MG. 27 out. 2024.

Para que seja administrada a quantidade correta do fármaco X ao paciente, o técnico deverá utilizar quantos mL da solução injetável pronta para uso?

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota