Sobre as atitudes das personagens do texto, pode-se afirmar que:
Quanto à tipologia, predomina no texto a sequência:
Assinale a opção em que está correta a justificativa do emprego dos sinais de pontuação das frases do texto:
Assinale o item em que a classe gramatical da palavra destacada do texto está classificada de forma correta:
Observe a imagem para responder à questão:
A função de linguagem predominante no texto é:
Pelas características, pode-se dizer que o gênero do texto é:
Assinale a opção em que o elemento coesivo destacado está empregado de forma que proporcione coerência à frase:
Marque a opção em que a palavra destacada está de acordo com a Gramática Normativa quanto à escrita e o significado:
Sobre a palavra “primavera” no texto é correto afirmar:
Se A não é preto, então B é branco. Se B não é branco, então C é vermelho. Se A é preto, então C não é vermelho. Logo, tem-se obrigatoriamente que:
A sequência de palavras boneca, mãe, siri, grito, ?, segue um padrão lógico, com isso a palavra que poderia substituir o ponto de interrogação é:
Se o portão está fechado, então o cachorro late. Se o portão está aberto, então a criança chora. Ora, a criança não chora. Logo:
No final de semana, Joaquim não foi ao cinema. Ora, sabe-se que, sempre que Patrícia estuda, Patrícia é aprovada, sabe-se, também que, nos finais de semana, ou Xande vai jogar bola ou vai visitar seu pai. Sempre que Xande vai visitar seu pai, Anna vai brincar com as amigas, e sempre que Xande vai jogar bola Patrícia estuda. Então no final de semana:
Rosely é mãe de três mulheres: Lúcia, Ângela e Betânia. Sabe-se que ou Lúcia é a mais velha, ou Ângela é a mais nova. Sabe-se, também, que ou Ângela é a mais velha, ou Betânia é a mais velha. Então, a mais nova e a mais velha das três irmãs são, respectivamente:
Patrícia será aprovada quando estudar ou deixar de brincar. Se Patrícia deixar de brincar:
Se Pedro é jogador, então ele é feliz. Portanto:
Se é verdade que “Algum P é Q” e que “Nenhum K é Q”, então é necessariamente verdadeiro que:
Todos os amigos de André são, também, amigos de Kleylson, mas nenhum amigo de Kleylson é amigo de Paulo. Todos os amigos de Joaquim são também amigos de Ronaldo, e alguns amigos de Ronaldo são também amigos de Paulo. Como nenhum amigo de Ronaldo é amigo de Kleylson, e como Ronaldo, Joaquim e Paulo não têm nenhum amigo em comum, então:
Em uma cidade do interior existem somente três tipos de jornais X, Y e Z, sabendo que todos os leitores do jornal Y, leem também o jornal X e alguns leitores do jornal Z leem o jornal X. Então:
Todo paciente vítima de trauma deve receber:
A hematose ocorre:
A radioterapia é uma forma de tratamento que faz uso das radiações ionizantes para a destruição de células nocivas ao organismo humano. Para este fim utilizam-se equipamentos geradores de ondas eletromagnéticas ou mesmo substâncias radiativas. Neste sentido, a exposição ocupacional de profissionais da saúde à radiação supracitada, é considerada como:
Qual o artigo do Código Penal Brasileiro fala sobre a omissão de socorro?
Fármaco indicado principalmente no tratamento do broncoespasmo, choque anafilático e parada cardiorrespiratória:
De acordo com a Atualização das Diretrizes de RCP e ACE da American Heart Association 2015, em vítimas adultas de Parada Cardiorrespiratórias (PCR), os socorristas devem aplicar compressões torácicas a uma frequência de:
Qual a finalidade principal e específica do colar cervical?
Carla Silva, jovem de 33 anos, pilotava sua moto em uma rodovia, com uso do capacete, mas de forma inadequada, ao passar por um buraco perdeu o controle da moto e bateu em um porte de energia próximo. Ao chegar na cena você nota que ela abre os olhos apenas ao estímulo doloroso, está gemendo e apresenta postura de decorticação. Qual é o Glasgow dessa vítima?
Referente à administração de medicamentos, a via parenteral é utilizada quando se deseja uma ação mais imediata do fármaco ou quando outras vias não estão indicadas. Considera-se como vias de administração parentéricas ou via parenteral:
Conforme literatura internacional, as principais infecções hospitalares são as infecções urinárias, cirúrgicas, pulmonares (pneumonias hospitalares ou nosocomiais) e as relacionadas a cateteres. A prevenção destas infecções foi bastante discutida pelo C.D.C – Center of Disease Control, o Centro de Controle de Doenças, em Atlanta – E.U.A. Diante desta afirmativa, marque (V) verdadeiro ou (F) falso quanto a recomendações em três graus de importância (Muito recomendado, moderadamente recomendado e recomendado) na prevenção e controle de infecções hospitalares e, a seguir, escolha a alternativa que contém a sequência correta:
Para uma esterilização ser bem sucedida, além das etapas próprias, ela necessita do preparo das embalagens. O material destinado ao preparo de embalagens para artigos a serem esterilizados deve permitir o contato com o agente esterilizante e mantê-los livres de microrganismos durante a estocagem. Como princípio geral, quais critérios devem ser obedecidos:
Como em qualquer área de atuação profissional, os profissionais de saúde têm responsabilidade legal sobre quem exercem seus cuidados, respondendo pelos danos causados a pacientes na medida dos deveres do seu ofício. Esta responsabilidade é absolutamente independente da intenção do profissional de realizar ou não o dano. Desta maneira, a culpa configura-se pela inobservância do cuidado necessário. Quando se refere a prática de um fato perigoso, que a cautela ensina que não deve ser realizada, configura-se:
Em 2004 a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou formalmente a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente e identificou seis áreas de atuação para direcionar as ações voltadas à Segurança do Paciente. As metas definidas objetivam promover melhorias específicas em áreas da assistência consideradas problemáticas e são denominadas de: Metas Internacionais de Segurança do Paciente. Correlacione as afirmativas:
Paciente, J.S.S, 36 anos, no quinto dia de internação hospitalar recebe uma dose total diária de 500mg de um fármaco, dividida em quatro vezes ao dia. Qual é o tamanho de cada dose?
Paciente, F.S.L, 28 anos, necessita de 12 doses de determinado medicamento. Que quantidade do mesmo você precisará se a dose for de 250mg?
De acordo com a Norma Regulamentadora - NR 32, sempre que houver transferência permanente ou ocasional de um trabalhador para outro posto de trabalho que implique em mudança de risco, esta deve ser comunicada imediatamente ao:
Em toda ocorrência de acidente envolvendo riscos biológicos, com ou sem afastamento do trabalhador, deve ser emitido um documento obrigatório ao Ministério do Trabalho. Que documento é esse?
Os produtos químicos, incluindo intermediários e resíduos que impliquem riscos à segurança e saúde do trabalhador, devem ter uma ficha descritiva contendo, no mínimo, as seguintes informações:
A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:
Ao entrar em sua rua você observa que no final da mesma encontra-se um aglomerado de pessoas e um motociclista passa por você e afirma que existe um homem caído em frente à sua porta sangrando com uma faca em sua mão. O mesmo motociclista diz que a vítima olha para as pessoas e pede por ajuda afirmando que foi atacado por um desconhecido na qual o mesmo chegou a perfurar seu abdômen. Você observa que existe populares a sua volta mais ninguém vai ajudá-lo. Diante do caso citado o que você deve fazer neste momento?

























