A radioterapia é uma forma de tratamento que faz uso das radiações ionizantes para a destruição de células nocivas ao organismo humano. Para este fim utilizam-se equipamentos geradores de ondas eletromagnéticas ou mesmo substâncias radiativas. Neste sentido, a exposição ocupacional de profissionais da saúde à radiação supracitada, é considerada como:
Qual o artigo do Código Penal Brasileiro fala sobre a omissão de socorro?
Fármaco indicado principalmente no tratamento do broncoespasmo, choque anafilático e parada cardiorrespiratória:
De acordo com a Atualização das Diretrizes de RCP e ACE da American Heart Association 2015, em vítimas adultas de Parada Cardiorrespiratórias (PCR), os socorristas devem aplicar compressões torácicas a uma frequência de:
Qual a finalidade principal e específica do colar cervical?
Para uma esterilização ser bem sucedida, além das etapas próprias, ela necessita do preparo das embalagens. O material destinado ao preparo de embalagens para artigos a serem esterilizados deve permitir o contato com o agente esterilizante e mantê-los livres de microrganismos durante a estocagem. Como princípio geral, quais critérios devem ser obedecidos:
Como em qualquer área de atuação profissional, os profissionais de saúde têm responsabilidade legal sobre quem exercem seus cuidados, respondendo pelos danos causados a pacientes na medida dos deveres do seu ofício. Esta responsabilidade é absolutamente independente da intenção do profissional de realizar ou não o dano. Desta maneira, a culpa configura-se pela inobservância do cuidado necessário. Quando se refere a prática de um fato perigoso, que a cautela ensina que não deve ser realizada, configura-se:
Paciente, J.S.S, 36 anos, no quinto dia de internação hospitalar recebe uma dose total diária de 500mg de um fármaco, dividida em quatro vezes ao dia. Qual é o tamanho de cada dose?
Paciente, F.S.L, 28 anos, necessita de 12 doses de determinado medicamento. Que quantidade do mesmo você precisará se a dose for de 250mg?
De acordo com a Norma Regulamentadora - NR 32, sempre que houver transferência permanente ou ocasional de um trabalhador para outro posto de trabalho que implique em mudança de risco, esta deve ser comunicada imediatamente ao:
Em toda ocorrência de acidente envolvendo riscos biológicos, com ou sem afastamento do trabalhador, deve ser emitido um documento obrigatório ao Ministério do Trabalho. Que documento é esse?






















