Analise o que é solicitado, a partir da leitura do enunciado abaixo : “A mãe chorou demais, , debruçada à mar gem do Rio Amazonas. ” muito mesmo O elemento em destaque, sintaticamente, é qualificado como:
Considerando o trecho abaixo mencionado, analise o que se pede: “Ela disse: — , sou eu a menina que corre sobre os rios. ” Mamãe O item em destaque é designado gramaticalmente como um:
A partir da leitura da frase, descrita em seguida, analise o que se pede: “Eu sou .” a menina, a moça, a adulta e a anciã Sintaticamente, o trecho em destaque é qualificado no trecho como:
Analise as alternativas a seguir sobre o Google Sheet, que faz parte do pacote Google Drive. I- Células mescladas são células adjacentes, que são combinadas em uma única célula maior para facilitar a formatação e a leitura na planilha. II- A função CONT.SE é usada para procurar um valor em uma tabela e retornar um valor correspondente, mas não está relacionada à criação de gráficos interativos. III- Os Gráficos de Dispersão são uma funcionalidade do Google Sheets, que permite criar gráficos com base em dados de planilhas. IV- A função JOIN divide o texto ao redor de um caractere ou string especificado e coloca cada fragmento em uma célula separada na linha. Está CORRET O o que se afirma apenas em:
O "overclocking" em relação a hardware de computador é:
São atividades típicas de uma unidade de protocolo e de uma unidade protocolizadora, EXCET O:
A adoção de uma rotina de protocolo é fundamental para:
Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando à sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente. Como consequência da implementação de um programa de Gestão de Documentos, temos alguns benefícios, EXCET O:
No momento do tratamento documental arquivístico, a função da Classificação Arquivística é a responsável por permitir ao profissional de arquivo a representação do contexto de produção e a organização dos documentos a partir da adoção de um método de classificação específico. Ao se atribuir um código de classificação aos documentos, há a criação de séries documentais. Desse modo, o que seriam as séries documentais?
No que diz respeito à eliminação de documentos de arquivo produzidos e custodiados por instituições públicas, considere as afirmativas abaixo. I- A eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público será realizada mediante autorização da instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência. II- Para serem eliminados, os documentos de arquivo devem estar apenas descritos. III- Os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis. IV- Os documentos de arquivo passíveis de serem eliminados são aqueles que nunca possuíram valor primário (probatório). V- O procedimento mais adequado para a eliminação de documentos de arquivo públicos é a incineração. É CORRET O o que se afirma apenas em:
De acordo com a Lei nº 12.527, de 2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação, a publicidade deve ser observada como preceito geral e o sigilo, como exceção. No entanto, o Decreto nº 7.724, de 2012, apresenta a condução que deve ser adotada pela Administração Pública quando o pedido de informação pelo cidadão exigir trabalhos adicionais de análise, interpretação ou consolidação de dados e informações, serviço de produção ou tratamento de dados que não sejam de competência do órgão ou entidade. A orientação legal é:
De acordo com a Lei nº 8.159/1991, os documentos públicos são identificados, no que diz respeito às fases de seu ciclo vital, em:
Diante da crescente demanda de digitalização de documentos em suporte papel, a Administração Pública tem investido nessa atividade. Para que um projeto de digitalização de determinado conjunto documental seja bem-sucedido, é, antes de tudo, necessário:
O princípio arquivístico segundo o qual os arquivos (conjuntos documentais) originários de uma instituição ou de uma pessoa devem ter mantida sua individualidade, ou seja, não devem ser misturados aos de origem diversa é:
Qual disciplina surgiu no século XVII e tem por objeto a estrutura formal e a autenticidade dos documentos?
As massas documentais acumuladas são um grande desafio aos profissionais de arquivo. Elas são conjuntos documentais que não receberam o tratamento arquivístico adequado desde a gênese documental e que, agora, devem ser tratados a partir do prisma arquivístico. O tratamento adequado dessas massas documentais pressupõe a adoção de procedimentos e operações técnicas características da:
A conservação é a atividade que se ocupa de prevenir e/ou retardar os processos de degradação a que os documentos estão sujeitos. Abaixo estão elencados procedimentos típicos da conservação preventiva, EXCET O:






















