Provas para Download

Prova Técnico de Nível Superior - Geólogo - IDAM
Visualizar os arquivos PDF
Ver tecnico-de-nivel-superior-geologo.pdf
PDF
tecnico-de-nivel-superior-geologo.pdf
Ver gabaritos.pdf
PDF
gabaritos.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar tecnico-de-nivel-superior-geologo.pdf
PDF
tecnico-de-nivel-superior-geologo.pdf
Baixar gabaritos.pdf
PDF
gabaritos.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar tecnico-de-nivel-superior-geologo.pdf
PDF
tecnico-de-nivel-superior-geologo.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 18 Q3025812 Q17 da prova

Um casal terá uma criança. Cada um indica três possíveis nomes simples para compor uma lista.Todos os nomes são diferentes entre si e cada nome pode ser utilizado para ambos os sexos (por exemplo: Adriano e Adriana) . Decidem que o nome da criança será um nome composto por dois nomes retirados desta lista. O nome resultante não pode conter repetição e deve ser o mesmo gênero, e a ordem importa - Joana Adriana é diferente de Adriana Joana. Desconsiderando a variação de gênero (ou seja Joana Adriana é o mesmo que João Adriano), assinale a alternativa que indica o total de nomes possíveis.

Reportar Erro
Questão 2 de 18 Q3025813 Q24 da prova

4 Recurso existente nos navegadores mais modernos que, quando ativado, permite navegar em sites e acessar páginas da internet sem deixar rastros, ou seja, sem gravar históricos e informações na memória do computador. Esse recurso denomina-se, tecnicamente:

Reportar Erro
Questão 3 de 18 Q3025814 Q31 da prova

Existem três tipos de aquíferos: os porosos, comuns em regiões sedimentares clásticas; os cársticos, comuns em regiões de rochas carbonáticas e os fraturados, comuns, principalmente, em regiões de rochas rúpteis, normalmente áreas de rochas metamórficas e ígneas. Sobre os aquíferos fraturados, assinale a alternativa que apresenta os fatores que controlam naturalmente a vazão em um poço tubular.

Reportar Erro
Questão 4 de 18 Q3025815 Q32 da prova

Os solos tropicais mais comuns, como os Latossolo se Argilosos são conhecidos por seus processos de pedogênese, que ocorrem normalmente em regimes hídricos údico e áquico, ou seja, com até 3 meses secos ao ano. Sobre estes solos e suas características,assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 5 de 18 Q3025816 Q33 da prova

Os feldspatos são os minerais mais abundantes em rochas ígneas e metamórficas. Quando estes sofrem processos de alteração eles podem evoluir para a formação de diferentes minerais secundários, os quais são determinados principalmente em função do clima. Sobre os processos de alteração dos minerais silicáticos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

  1. Em regiões de clima mais seco e subtropical teimoso predomínio da bissialitização, onde a partir do Ortoclásio são formados argilo minerais de tipo 2/1 (Ilita,ou em áreas de drenagem insuficiente, Esmectitas e Montmorillonitas).
  2. Em regiões com clima tropical, as rochas são submetidas a processos de monossialitização, ou caulinização, onde ocorre uma maior lixiviação do silício e total do potássio, com produção de minerais argilosos de tipo1/1 (Caulinitas)
  3. Em regiões tropicais úmidas, há o predomínio dos processos de alitização ou laterização, onde todo o silício é lixiviado. Resta apenas um hidróxido de alumínio, a Gibbssita, na qual razão Si/Al é nula.
Estão corretas as afirmativas:

Reportar Erro
Questão 6 de 18 Q3025817 Q35 da prova

Sobre a radiação eletromagnética (EM) e suas leis,analise as afirmativas abaixo.

  1. A radiação EM do espaço é incapaz de atingir a superfície da Terra, exceto em muito poucos comprimentos de onda, tais como o espectro visível e as frequências de rádio.
  2. De acordo com a Lei de Stefan – Boltzmann, a energia emitida aumenta na quarta potência da temperatura.
  3. De acordo com a Lei de Wein, o comprimento de onda aumenta com aumento da temperatura.
  4. De acordo com a Lei de Planck, o espectro da radiação eletromagnético emitido na temperatura T, depende do comprimento de onda.
Estão corretas as afirmativas:

Reportar Erro
Questão 7 de 18 Q3025818 Q36 da prova

Assinale a alternativa que apresenta, em ordem decrescente de abundância, os dois elementos mais abundantes da litosfera e os 2 elementos mais abundantes de todo o Planeta Terra.

Reportar Erro
Questão 8 de 18 Q3025819 Q38 da prova

Sobre a teoria tectônica de placas, assinale a alternativa incorreta.

Reportar Erro
Questão 9 de 18 Q3025820 Q39 da prova

Os minerais são formados pelo processo de cristalização,que é o crescimento de um sólido a partir de um gás ou líquidos cujos átomos constituintes agrupam-se segundo proporções químicas e arranjos tridimensionais cristalinos adequados. Sobre os processos de formação de minerais, assinale a alternativa que não representa um processo correto de constituição de minerais.

Reportar Erro
Questão 10 de 18 Q3025821 Q40 da prova

Os minerais são formados a partir da ligação entre diferentes elementos químicos. Estas ligações químicas podem ser principalmente de caráter iônico,covalente e metálica e a ligação ou força de Van der Waals. Cumpre destacar, que em um mineral as ligações não são puras, de um único tipo, mas uma mistura de tipos diferentes de ligações. Sendo que a contribuição maior ou menor de cada tipo de ligação depende da diferença de eletronegatividade entre os átomos envolvidos. Sobre os tipos de ligações e as caraterísticas químicas de um mineral, analise as afirmativas abaixo:

  1. Minerais com predomínio de ligações covalentes possuem alta dureza, são bons isolantes térmicos,alto ponto de fusão e baixo coeficiente de expansão térmica.
  2. Minerais com predomínio de ligações iônicas, são geralmente incolores, possuem dureza moderada(dependendo das distâncias interatômicas), possuem elevado ponto de fusão
  3. Minerais metálicos, possuem alta densidade, dureza baixa a moderada, alta ductibilidade, alta condutibilidade térmica e elétrica
Estão corretas as afirmativas:

Reportar Erro
Questão 11 de 18 Q3025822 Q41 da prova

Os estudos geofísicos apontam para uma terra dividda em camadas, desde o núcleo interno até a exosfera (última camada da atmosfera). Sobre os fatores de diferenciação em camadas concêntricas,relativamente homogêneas do planeta terra, assinale a alternativa que apresenta quais dos fatores abaixo melhor explicam esta distribuição.a

Reportar Erro
Questão 12 de 18 Q3025823 Q43 da prova

As rochas metamórficas resultam de alterações de temperatura e pressão. O metamorfismo pode ocorrer de diversas maneiras. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo sobre os processos que podem levar ao metamorfismo.

  1. Metamorfismo de impacto: reajustamento devido ao choque de meteoritos com a superfície rochosa. Forma se impactitos.
  2. Metamorfismo regional: tem lugar a profundidades consideráveis, numa área extensa e está associado ao processo de formação de montanhas (orogênese). Podem ser de alta e baixa pressão.
  3. Metamorfismo de contato: apresenta-se em zonas limitadas (auréolas) adjacentes a um foco magmático.
  4. Metamorfismo hidrotermal: processo de reajustamento induzido por um fruído aquoso a temperaturas elevadas.
  5. Metamorfismo de afundamento: metamorfismo de âmbito regional que se processa sob a ação de temperatura e pressão litostática. Resulta de fenômenos de subsidência e nele não intervém pressões orientadas.
Estão corretas as afirmativas:

Reportar Erro
Questão 13 de 18 Q3025824 Q44 da prova

Sobre a geocronoestratigráfa, sua relação com o estudo e compreensão do passado geológico da terra, assinale a alternativa incorreta.

Reportar Erro
Questão 14 de 18 Q3025825 Q45 da prova

Os movimentos de massa são classificados de acordo com três fatores: a natureza do material (consolidado ou inconsolidado), a velocidade e, a natureza do movimento (determinados pelo conteúdo de ar e águ

Reportar Erro
Questão 15 de 18 Q3025826 Q47 da prova

Sobre a(s) técnica(s) analítica(s) que não pode(m) ser utilizadas na petrologia de minérios, assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 16 de 18 Q3025827 Q48 da prova

Leia o texto publicado na Revista Exame:

Estudos desenvolvidos por pesquisadores das Universidades Federal do Pará e do Amazonas, aponta que a Amazônia possui uma reserva de água subterrânea com volume estimado em mais de 160 trilhões de metros cúbicos...O volume é 3,5 vezes maior do que o do Aquífero Guarani... “A reserva subterrânea representa mais de 80%do total da água da Amazônia. A água dos rios amazônicos,por exemplo, representa somente 8% do sistema hidrológico do bioma e as águas atmosféricas têm, mais ou menos, esse mesmo percentual de participação”,
O estudo indicou que o aquífero, teria um depósito de água-doce subterrânea com volume estimado em 86,4 trilhões de metros cúbicos...O Aquífero Alter do Chão integra um sistema hidrogeológico que abrange as bacias sedimentares do Acre, Solimões, Amazonas e Marajó. De forma conjunta, essas quatro bacias possuem, aproximadamente, uma superfície de 1,3 milhão de quilômetros quadrados... Denominado pelos pesquisadores de Sistema Aquífero Grande Amazônia(Saga) , o sistema hidrogeológico começou a ser formado-a partir do período Cretáceo, há cerca de 135 milhões de anos. Em razão de processos geológicos ocorridos nesse período foi depositada, nas quatro bacias sedimentares, uma extensa cobertura sedimentar, com espessuras da ordem de milhares de metros...O Saga é um sistema hidrogeológico transfronteiriço, uma vez que abrange outros países da América do Sul. Mas o Brasil detém 67% do sistema”...Uma das limitações à utilização da água disponível no reservatório, contudo, é a precariedade do conhecimento sobre a sua qualidade, apontaram os pesquisadores.
Além disto, a Amazônia transfere, na interação entre a floresta e os recursos hídricos, associada ao movimento de rotação da Terra, cerca de 8 trilhões de metros cúbicos de água anualmente para outras regiões do Brasil. Essa água, que não é utilizada pela população que vive aqui na região, representa um serviço ambiental colossal prestado pelo bioma ao país, uma vez que sustenta o agronegócio brasileiro e o regime de chuvas responsável pelo enchimento dos reservatórios produtores de hidroeletricidade nas regiões Sul e Sudeste do país”, avaliam os pesquisadores.

(Fonte: Revista Exame. Amazônia tem oceano subterrâneo. https://exame.abril.com.br/tecnologia/amazonia-tem-oceano-subterraneo/)

Sobre o tema discutido no texto, analise as afirmativas abaixo:

  1. O texto trata sobre aquíferos de porosidade primária.
  2. O desmatamento em curso na Amazônia tende a aumentar os eventos climáticos extremos em outras regiões do Brasil, como a seca na região Sudeste em 2014.
  3. O Saga hoje é o maior aquífero do mundo, porém é muito pouco estudado.
  4. Os pacotes sedimentares que compõem o Saga, são todos compostos de grãos bem selecionados, com predomínio de areias.
Estão corretas as afirmativas:

Reportar Erro
Questão 17 de 18 Q3025828 Q49 da prova

A constituição de um perfil geológico pode ter descrições baseadas em inspeção visual de amostras levadas para a superfície ou medições de grandezas geofísicas, feitas com instrumentos, para formar um perfil de determinada área. Sobre os perfis gerados por geofísica, podemos destacar alguns métodos como o Gamma natural e os Perfis de indução. Sobre estes métodos quando aplicados em perfis de poços tubulares, assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 18 de 18 Q3025829 Q50 da prova

O monitoramento, utilizando Sensoriamento Remoto,tem levado a análise ambiental para um novo patamar, permitindo o inventário de características do meio ambiente, jazidas de recursos minerais, avaliação de impactos ambientais etc., permitindo uma gestão mais eficiente pelos órgãos responsáveis. Neste contexto, temos uma série de satélites em órbita que possuem diferentes resoluções, espaciais,radiométricas, temporais e espectrais. Sobre estes satélites, podemos destacar a série de satélites do programa Landsat que foram desenvolvidos para monitoramento e observação da terra. O último destes satélites colocado em órbita foi o Landsat 8. Sobre as características e funcionalidades da série Landsat, assinale a alternativa incorreta.

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota