Leia a assertiva a seguir e responda o que se pede.
Sobre o papel do supervisor educacional, este se constitui num exercício profissional cujo compromisso se alia à qualificação do corpo docente da instituição, num trabalho que deve estar voltado para os princípios de liberdade e solidariedade humana, no tocante ao pleno desenvolvimento dos educandos.
Historicamente a função do supervisor educacional tem se modificado, o objeto de trabalho e suas ações, inicialmente eram voltadas para o controle e inspeção. Atualmente, suas funções passam a ser desafiadoras e cada vez mais complexas no que dizem respeito à formação, à orientação, bem como ao acompanhamento do trabalho pedagógico. Das alternativas a seguir assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
| ( ) | O supervisor educacional é o profissional que orienta e sistematiza o trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores em uma dada realidade escolar. |
| ( ) | Supervisor educacional e professores, juntos, necessitam se disporem a reconstruir sua identidade profissional à medida que analisem suas práticas, ou seja, pensar sobre o que fazem, porque fazem e os significados que atribuem às suas práticas, em permanente diálogo com a realidade, buscando transformar as condições institucionais que limitam as possibilidades de reinvenção de suas atuações profissionais. |
| ( ) | O supervisor educacional é o que deve refletir sobre: o que fazer, por que fazer e para que fazer, assumindo a dimensão educadora e política de sua função, independente do trabalho coletivo. |
Considerando o processo de aprendizagem como essencial em todas as etapas de vida dos sujeitos, cabe ao supervisor educacional estar disponível às mudanças em sua prática, pois como afirma Freire (1996) “Pensar certo é pensar a prática”. Em relação ao processo de aprendizagem, é possível considerar que:
De acordo com Vasconcellos (2012), no campo da Educação o planejamento se configura basicamente de três formas, concepções ou princípios:
Independente do nível de envolvimento de cada sujeito educacional faz parte de suas atribuições, com efeito, o ato de planejar. Estas atribuições estão prescritas no artigo _______ na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei 9.394/96.
O preenchimento CORRETO no parêntese está na alternativa.
A escola como um espaço social e democrático deve oportunizar uma gestão democrática que vise à participação da comunidade escolar de forma direta e efetiva na elaboração do planejamento das suas ações educacionais. Neste contexto, o Projeto Político -Pedagógico (PPP) deve:
Leia a assertiva abaixo e responda o que se pede.
Nos últimos quinze anos no nosso país, em muito avançou a política de implantação dos sistemas de avaliação educacional a exemplo do SAEB (prova Brasil), ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e outros. Essas diversas iniciativas foram dando forma e eficiência a um sistema de avaliação em todos os níveis e modalidades de ensino, consolidando, desse modo, uma efetiva política de avaliação educacional no Brasil.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, quando trata da composição dos níveis escolares para a Educação Básica, prevê:
Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 9394 / 96, as diretrizes abaixo se referem aos conteúdos curriculares da Educação Básica.
Julgue a assertiva abaixo e responda o que se pede.Nas últimas décadas, o Ensino Fundamental no Brasil passou por uma série de mudanças, deflagradas, dentre outras questões, pela Leinº 11.274/2006, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394 de 1996.
A Lei nº 13.306, de 04 de julho de 2016, altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente -ECA, a fim de fixar:
O ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente, prevê proteção integral às crianças e adolescentes brasileiras. Para o Estado brasileiro criança é uma pessoa de até 12 anos incompletos e adolescente de ______ anos.
A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, assume de modo explícito o seu compromisso com a educação integral:
Sobre a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, marque a opção CORRETA.























