O sistema de saúde brasileiro é constituído por uma grande variedade de organizações públicas e privadas, estabelecidas ao longo da sua formação histórica e construídas a partir dos determinantes políticos, sociais e econômicos de cada época. Na linha do tempo, referente ao período do início do século, com a proclamação da República até 1930, teve-se o modelo de intervenção denominado de:
Desde sua institucionalização, a saúde coletiva vem se fortalecendo como um movimento que se expressa de várias formas, além da sua permanente atenção às questões políticas da assistência à saúde. No texto “Saúde Coletiva: história recente de um passado remoto”, o autor destaca três destas formas, a saber:
Nesse caso, o princípio do Sistema Único de Saúde empregado foi o da
tem como características essenciais a acessibilidade, a integralidade e a longitudinalidade, com o atributo da coordenação do cuidado sob a responsabilidade dos serviços de atenção hospitalar e ambulatoriais especializados.
As Unidades Saúde da Família (USF) funcionam por meio da atuação de uma ou mais equipes de profissionais que devem se responsabilizar pela atenção à saúde da população de um território determinado. As principais atividades de uma equipe da estratégia de saúde da família nas unidades básicas de saúde são:
As instâncias de pactuação dos aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, formadas pelos gestores municipais de saúde do conjunto de municípios de uma determinada região de saúde, de acordo com o Decreto n. 7.508/2011, são chamadas de:
Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, bem como aumentar sua resolutividade. Configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (ESF). Na atuação do Núcleo de Atenção à Saúde da Família,
O planejamento no setor saúde é de grande importância, na medida em que se configura como um relevante mecanismo de gestão que visa conferir direcionalidade ao processo de consolidação do SUS. O sistema de planejamento do SUS visa dotar os gestores das ferramentas de que necessitam para a oferta de ações e serviços capazes de promover, proteger e recuperar a saúde da população. Para tanto, esse sistema
Atribui-se à Lei Complementar n. 141/2012 o mérito de esclarecer o que é e o que não é considerado gasto com saúde, em razão da necessidade de estabelecer uma separação das atividades condicionantes e determinantes da saúde daquelas que são de atribuição específica do SUS, conforme determinação da Constituição Federal. De acordo com essa lei, não constituirão despesas com ações e serviços públicos de saúde aquelas que são decorrentes de:
O tipo de estudo epidemiológico conduzido nesse caso foi:
A declaração de óbito (DO) é o documento base do Sistema de Informação do Ministério da Saúde (MS) sobre mortalidade. Esse documento contém dados sobre idade, sexo, data de nascimento, local de residência e de ocorrência do evento e outras informações. O médico utiliza a classificação internacional de doenças (CID) para informar as causas e os problemas relacionados à morte dos indivíduos. A taxa de mortalidade materna é uma informação construída com base na DO, que o Ministério da Saúde utiliza para apresentar a situação de saúde de grupos populacionais. Essa taxa é calculada a partir de uma razão que, no denominador, utiliza-se do número total
A Promoção da Saúde tem como marco teórico contemporâneo a 1ª Conferência Internacional de Promoção da Saúde, que aconteceu em 1986 na cidade de Otawa, Canadá. No Brasil, como referência, tem-se a Política Nacional de Promoção da Saúde de 2006, que contém diretrizes, valores, objetivos e competências para todas as esferas de gestão do setor. Com o surgimento de novos desafios e demandas nacionais e internacionais, o Ministério da Saúde sentiu a necessidade de revisar e atualizar essa política, por meio da Portaria n. 2.446/2014. Nessa atualização da politica, são descritos como valores fundantes:
O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um dispositivo utilizado para o cuidado em saúde. Ele contribui para a integralidade das ações e intervenções e se constitui de propostas que preveem:
Suicídio é uma violência autoinfligida que, embora não tenha taxas de mortalidade tão significativas quando comparadas às de agressões e homicídios, tem alto impacto e efeitos devastadores nos familiares e amigos da vítima. As Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde (2010), do Ministério da Saúde, para a construção da linha de cuidado, recomendam:
A concepção de Clínica Ampliada e a proposta do Projeto Terapêutico Singular requerem uma anamnese que extrapole a anamnese tradicional, constituindo-se em uma anamnese ampliada. Esse modelo incorpora aspectos da saúde mental do individuo, além da sua história clínica. Considerando essa abordagem, essa investigação deve abordar alguns aspectos essenciais, tais como:
Um dos objetivos da Psicologia da Saúde é compreender os aspectos comportamentais relacionados ao surgimento e à prevenção de doenças, fazendo uso de diversas teorias e modelos para predizer comportamentos. No modelo do otimismo irrealista,
Selye apud J. Ogden (2004) descreveu o processo de estresse pela síndrome geral de adaptação, que possui três fases distintas, dentre elas a seguinte:
No Brasil, a primeira publicação sobre Psicoterapia Breve (PB) ocorreu em 1984 e sua autora foi Vera Lemgruber. Trata-se de uma técnica específica, com características próprias, sem encurtamento do processo terapêutico. A PB apresenta diversos aspectos que a identificam e conferem especificidade, tais como foco e planejamento. Além desses, citam-se
A síndrome da imunodeficiência (Aids) é uma doença viral e sem cura que ataca o sistema imunológico, tornando o paciente mais suscetível a doenças oportunistas. O vírus causador é o vírus da imunodeficiência – HIV. Esse vírus ataca o sistema imunológico, em especial,
Vera Lemgruber considera que uma boa avaliação psicodinâmica do paciente permite ao terapeuta planejar uma estratégia que estabeleça qual é a problemática a ser trabalhada e fazer uma indicação terapêutica adequada. Para a autora, a escolha do tipo de psicoterapia mais indicada seria ditada pela
A Aids foi descrita inicialmente em 1981, nos EUA, como uma doença transmissível que ataca o sistema imunológico do indivíduo. Histórias se espalharam rapidamente sobre as diferentes maneiras de como ela era transmitida. São formas de contágio do vírus:
O uso de pesquisas científicas na produção de conhecimento sobre o desenvolvimento humano é uma realidade na atualidade. Essas pesquisas aplicam diferentes métodos, dentre eles, a observação participante que
Qual é o conceito que descreve o comportamento de M.F.?
É característica do estágio operatório formal
As diferenças de gênero são facilmente observáveis a partir dos três anos de idade (Papalia e Feldman, 2013), mas não existe consenso sobre sua origem. Algumas teorias focam suas explicações em aspectos da identidade de gênero. Qual aspecto refere-se aos comportamentos, interesses, habilidades, atitudes e traços de personalidade culturalmente apropriados?
Segundo Glaser e Strauss apud Pessini e Bertachini (2004), frente a uma doença grave, existem quatro cenários possíveis no processo de morrer. Em qual deles fortes sentimentos de insegurança e ameaça são experimentados por idosos?
Segundo Simonetti (2004, p. 37), “adoecer é como entrar em órbita”, e o sujeito adoecido entra nessa órbita em uma das quatro posições possíveis. Qual delas caracteriza-se pela evitação do sentimento de tristeza?
Simonetti (2004) atribui grande importância ao diagnóstico na atuação do psicólogo hospitalar e propõe sua realização a partir de quatro eixos distintos. É característica do eixo situacional:
Nas últimas décadas, o conceito de enfrentamento suscitou grande interesse entre os estudiosos, e diversos autores propuseram definições para o termo. Sob o ponto de vista de Snyder e Dinoff (1999), a mais pertinente é:
Um dos propósitos de se estudar as estratégias de enfrentamento é buscar entender por que as pessoas diferem tanto em suas respostas ao estresse. O método utilizado para lidar com a situação, segundo Marin (1995, citado em Gimenes, 1997b) distingue duas formas gerais, a saber:
Um paciente chega ao hospital apresentando quadro clínico de dor, restrição de movimentos, indisposição, limitações das atividades diárias, dificuldades com autoimagem e baixa autoestima, levando-o ao retraimento social e à dificuldade de acesso a esse paciente. Nesse caso, a atuação da equipe de psicologia deveria;
Um dos objetivos da avaliação psicológica de pacientes encaminhados para ambulatório de transplantes de fígado é identificar aspectos comportamentais, ambientais e sociais que possam facilitar ou dificultar a adesão antes e depois do transplante. Durante a avaliação psicológica, é possível detectar distorções cognitivas. Quando um paciente relata que “É muito arriscado, eu sei que de cada 50 pacientes transplantados apenas um sobrevive”, trata-se de distorção cognitiva de qual tipo?
Ética é um termo geral para diferentes maneiras de investigar e tentar definir uma vida normal. A bioética visa esclarecer a opinião pública em relação ao progresso científico e tecnológico. São quatro os pontos cardinais aceitos, hoje, como princípios bioéticos. São eles:
Na atualidade, discutem-se os diferentes procedimentos que poderiam ser prestados ao paciente terminal. Para tanto, é necessário que o profissional tenha conhecimento sobre o significado de:
Quando um sujeito doente chega ao hospital, ele busca no saber dos profissionais as respostas e soluções para seu problema. Simonetti (2004) ressalta que as relações estabelecidas nesse contexto são transferenciais e destaca quatro modelos propostos por Lacan ( apud Chenama,1995). O paciente que atribui ao médico grande sabedoria pessoal e capacidade, acreditando que, em virtude disso, o médico sabe a causa de seu sofrimento e como saná-lo, estabelece com o profissional uma relação baseada no discurso
Transtorno mental pode ser definido como “uma síndrome caracterizada por perturbação clinicamente significativa na cognição, na regulação emocional ou no comportamento de um indivíduo” (DSM-V, 2013, p. 20). Vários modelos e explicações sobre a etiologia e o tratamento dessa síndrome foram concebidos, como a da terapia moral que
O fenômeno pelo qual o paciente percebe a alucinação como estranha à sua pessoa é denominado de alucinação
O ato volitivo é traduzido pelas expressões que caracterizam a vontade humana. Trata-se de processo, chamado de processo volitivo, no qual se distinguem quatro etapas fundamentais. São elas:
Alterações como catalepsia, cataplexia, maneirismo e flexibilidade cerácea são alterações da
As síndromes depressivas têm como elementos mais representativos o humor triste e o desânimo. Entretanto, elas se caracterizam por uma multiplicidade de sintomas. São alterações da esfera instintiva e neurovegetativa:
Na virada do século XIX, Sigmund Freud escreveu sobre a paralisia histérica, um estado caracterizado por paralisia em membros, que não apresentava uma causa orgânica facilmente identificável ou qualquer padrão anatômico. Esta observação foi uma das bases de um campo de saber que contradiz o modelo biomédico de saúde-doença. Tal campo é a
No caso descrito acima, o terapeuta pode formular hipótese de
Há décadas, estudos científicos comprovaram a influência de aspectos psicológicos no funcionamento do sistema imune, dando origem à Psicoimunologia. Este campo de saber tem feito interessantes descobertas, dentre elas a
Qual é o autor da teoria de personalidade que admite um desenvolvimento ou tentativa de desenvolvimento contínuo, almejando a autorrealização que pode ser descrita como “a diferenciação e a fusão harmoniosa mais plenas e completas de todos os aspectos de uma personalidade humana total” (Hall, C.S., Lindzey, G.; Campbell, J.B., 2000)?
Segundo a teoria de desenvolvimento proposta por Erik H. Erikson, o desenvolvimento ocorre por meio de oito estágios psicossociais, marcados por uma crise advinda das novas experiências disponíveis. Que crise é definidora da infância inicial?
“É o reservatório de traços de memória latentes herdados do nosso passado ancestral, um passado que inclui não somente a história racial dos seres humanos como uma espécie separada, mas também de seus ancestrais pré-humanos e animais” (Hall, C.S.; Lindzey, G.; Campbell, J.B., 2000). Qual o nome desse construto?
Qual é o esquema de reforçamento que os pais de T. vêm utilizando?
Na teoria de Aprendizagem Social, de Alfred Bandura, o sentimento de satisfação ou orgulho oriundo da comparação entre o comportamento emitido e os padrões internos do indivíduo é chamado de
Na teoria psicanalítica de Sigmund Freud, qual estágio do desenvolvimento psicossexual caracteriza-se pela canalização parcial do amor narcísico para escolhas objetais genuínas?
Qual dos seguintes conceitos pode ser utilizado para explicar o comportamento de G.?


























