Provas para Download

Prova Psicólogo(a) Escolar - Pref. Timbaúba/PE
Visualizar os arquivos PDF
Ver psicologo-a-escolar.pdf
PDF
psicologo-a-escolar.pdf
Ver gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar psicologo-a-escolar.pdf
PDF
psicologo-a-escolar.pdf
Baixar gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 14 Q1143272 Q2 da prova

É uma epistemologia, uma teoria do conhecimento aplicada à educação escolar. Não aceita a visão imutável da educação tradicional, em que os valores são eternos, os clássicos por si só são importantes, o conhecimento está pronto e acabado e pode ser transmitido em sua totalidade por um professor, restando ao educando somente memorizá-lo, sem inovação, repetindo apenas o que as elites anteriores repetiam, sem visão de continuidade e transformação. A afirmação se refere:

Reportar Erro
Questão 2 de 14 Q1143273 Q3 da prova

Sustenta que o sujeito também herda uma forma de funcionamento que compartilha com outros organismos vivos e que consiste basicamente na capacidade de adaptar-se ao meio, para organizar suas condutas e a realidade exterior. A afirmação pertence ao estudioso:

Reportar Erro
Questão 3 de 14 Q1143274 Q4 da prova

Os estágios de desenvolvimento descritos por Piaget são: I - Sensório -motor. II - Pré-operatório. III - Operatório concreto. IV - Operatório formal. Assinale a opção correta:

Reportar Erro
Questão 4 de 14 Q1143275 Q5 da prova

A experiência como fator influente no desenvolvimento se insere no seu conceito de atividade do indivíduo no mundo, mediado pelos sistemas simbólicos de que dispõe, sendo a linguagem o principal deles. A afirmação pertence ao estudioso:

Reportar Erro
Questão 5 de 14 Q1143276 Q6 da prova
Segundo Oliveira (2002, p. 129), “[...] a aquisição de um sistema linguístico dá forma ao pensamento e reorganiza as funções psicológicas, sua atenção, memória e imaginação”.

A linguagem permite que o mundo seja refratado na consciência humana por meio dos significados culturais selecionados pelo sujeito e por ele apropriados com um sentido próprio, embora impregnado de valores e motivos sociais historicamente determinados. Porque: Sobre essas duas afirmativas, é CORRETO afirmar que:

Reportar Erro
Questão 6 de 14 Q1143279 Q9 da prova
A influência mais primitiva, mais forte e mais fundamental que é exercida sobre a criança é a do ambiente social, sendo esta força mais atuante a partir dos três anos de idade, quando diminuem a simbiose afetiva e o sincretismo subjetivo que precedem a diferenciação entre o indivíduo e as pessoas do seu meio social (WALLON, 1968).

No processo de desenvolvimento da criança pressupõe-se que as interações entre fatores biológicos, sociais e psicológicos possibilitam a ocorrência de transformações qualitativas. Porque: Sobre essas duas afirmativas, é CORRETO afirmar que:

Reportar Erro
Questão 7 de 14 Q1143281 Q11 da prova

Sobre a teoria psicanalítica freudiana aplicada à educação escolar: I. Levar a criança a aprender a dominar os seus instintos. II. Entender as fases de desenvolvimento dos nossos alunos, assim como a formação da personalidade e o nosso próprio desenvolvimento e limitações. III. Trabalham para a aquisição do comportamento e sua manutenção. IV. Necessário encontrar o equilíbrio entre o proibido e a permissão. Assinale a opção correta:

Reportar Erro
Questão 8 de 14 Q1143282 Q12 da prova
É indispensável a interface com a literatura, com as obras de arte, com a meditação filosófica, com os estudos históricos, antropológicos, psicobiológicos e etológicos. Realmente, uma busca interminável, uma vida muito interessante e sempre em movimento.

A Psicologia da Educação é uma ciência interdisciplinar aberta a prática de pesquisa transdisciplinar, capaz de circular afetando e sendo afetado por outros saberes. Porque: Sobre essas duas afirmativas, é CORRETO afirmar que:

Reportar Erro
Questão 9 de 14 Q1143283 Q13 da prova

O campo de atuação da Psicologia Escolar na Educação Superior tem sido um contexto privilegiado ao desenvolvimento de instrumentos de investigação psicológica, reforçando a constatação de Oliveira e cols. (2006) acerca da importante presença dos testes e ferramentas de medidas entre as temáticas mais investigadas na área. Porque: Sobre essas duas afirmativas, é CORRETO afirmar que:

Reportar Erro
Questão 10 de 14 Q1143285 Q15 da prova

A fase da adolescência é um momento de escolhas e de construção da identidade. Essas escolhas geralmente vêm acompanhadas de muitas dúvidas e incertezas sobre o futuro profissional. Nesse sentido a família se apresenta como fator determinante e influente na escolha profissional do jovem, sendo que ela pode auxiliar ou mesmo dificultar esse processo. Porque: Sobre essas duas afirmativas, é CORRETO afirmar que:

Reportar Erro
Questão 11 de 14 Q1143287 Q17 da prova

Assenta numa abordagem que procura ativar a espontaneidade e a criatividade dos sujeitos, através da apresentação duma determinada cena. Desenvolvem-se fundamentalmente, de acordo com três correntes: o psicodrama moreniano, o triádico e o analítico. A afirmação se refere:

Reportar Erro
Questão 12 de 14 Q1143288 Q18 da prova
Segundo Schimtz (1994, p. 41), “a família é o segundo ambiente humano natural em que o homem nasce, se cria, se educa e se realiza”.

A família é considerada a primeira instituição social responsável pela efetivação dos direitos básicos das crianças. É a família quem primeiro proporciona experiências educacionais à criança, no sentido de orientá-la e dirigi-la. Porque: Sobre essas duas afirmativas, é CORRETO afirmar que:

Reportar Erro
Questão 13 de 14 Q1143289 Q19 da prova

Observe o quadro. Funções Aquisições Cuidado das crianças Manter as crianças ocupadas, enquanto seus pais estão em suas atividades. Socialização Colocá-las em contato com outras crianças. Ensinar-lhes normas básicas de conduta social. Prepará-las para o mundo do trabalho. Aquisição de conhecimentos Adquirir as habilidades básicas instrumentais: ler, escrever, expressar-se, lidar com a aritmética. Adquirir o conhecimento científico. Ritos de iniciação Submetê-las a provas que servem de seleção para a vida social. Estabelecer discriminações entre elas. O quadro acima representa:

Reportar Erro
Questão 14 de 14 Q1143290 Q20 da prova

Para Marchesi e Gil (2004), é a mais conhecida e difícil de ser substituída, embora seja um termo excludente, por não deixar nuances. Fala-se em fracasso escolar de uma maneira global, como se o aluno fracassasse em sua totalidade, ou seja, como se não progredisse em nada durante os anos escolares, no que tange aos seus conhecimentos ou seu desenvolvimento pessoal e social. A afirmação se refere:

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota