Em relação às noções de Morfologia, analise os itens. I - a palavra “simultâneas” é formada por derivação sufixal com desinência de número. II - a palavra “automação” é formada pela composição por justaposição. Está CORRETO o que se afirma em:
O Projeto Político-Pedagógico, como não poderia deixar de ser, tem como foco o aluno, a sua formação e aprendizagem e a organização do processo pedagógico para promover essa formação e aprendizagem. Em vista disso, ele engloba o planejamento curricular, isto é, o conjunto das experiências a serem promovidas pela escola para promover a formação e aprendizagem dos alunos. Nessa perspectiva, analise as afirmações a seguir. I - O Projeto Político-Pedagógico, deve: i) ser construído a partir da realidade, explicitando seus desafios e problemas; ii) ser elaborado de forma participativa; iii) corresponder a uma articulação e organização plena e ampla de todos os aspectos educacionais; iv) explicitar o compromisso com a formação do cidadão e os meios e condições para promovê-la; v) ser continuamente revisado mediante processo contínuo de planejamento; e vi) corresponder a uma ação articulada de todos os envolvidos com a realidade escolar (Veiga 2001). II - O Projeto Político-Pedagógico é o instrumento balizador para o fazer educacional e, por consequência, expressa a prática pedagógica das escolas, dando direção à gestão e às atividades educacionais, pela explicitação de seu marco referencial, da educação que se deseja promover, do tipo de cidadão que se pretende formar (Gadotti e Romão,1994). III - O projeto Político-Pedagógico constitui-se em um instrumento teórico-metodológico que organiza a ação educacional do cotidiano escolar, de uma forma refletida, sistematizada e orgânica (Vasconcellos, 1995). Está CORRETO o que se afirma em:
Uma esfera metálica de raio r = 3 cm foi inserida em um recipiente com formato de um cilindro circular reto com raio da base r = 6cm e altura h = 7cm. Sabendo que, inicialmente, o cilindro estava completamente cheio de água, o volume de água restante dentro do cilindro após a inserção da esfera é igual à:
Considere a matriz Assinale a alternativa que indica o valor CORRETO do determinante de A?
O pH de uma solução é definido por é a concentração de hidrogênio em íons-grama por litro de solução. Qual das alternativas representa o pH de uma solução tal que



















