Segundo Libâneo (2006), “as tendências pedagógicas podem ser organizadas em dois conjuntos de pedagogias: a pedagogia liberal, que contempla as tendências tradicional, renovada progressivista, renovada não diretiva e tecnicista; e a pedagogia progressista, que se manifesta nas tendências libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos.” Uma determinada tendência pode ser assim descrita: “[...] estipula como papel da escola a formação de atitudes por parte dos educandos. Logo, preocupa-se mais com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. A escola deve, então, centrar-se nos processos de relacionamento interpessoal com vistas a favorecer uma autorrealização do aluno. Nesse sentido, aprender é modificar suas próprias percepções. O aprendiz continua a ser o centro do processo educativo e cabe ao professor ser um facilitador, um profissional a garantir um clima de relacionamento pessoal propício à formação da personalidade dos estudantes.” Fonte : https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/index.php/revistadocentes/article/download/252/127/. A tendência pedagógica acima descrita é denominada:
“A tecnologia revolucionou a forma como recebemos, enviamos e usamos informações todos os dias. Os recursos on-line atingem quase todos os aspectos da vida moderna. Uma das áreas com maior potencial para o uso destas transformações é sem dúvida a área educacional. Mesmo que em ritmo lento ao acompanhar todos os benefícios que a tecnologia oferece, é certo que a invasão de computadores, tablets e outros gadgets em sala de aula já é um processo irreversível, criando com esse avanço novos métodos de ensino, e novas filosofias acerca da educação.” Fonte : https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo_o_uso_da_tecnologia_como_ferramenta_aprendizado_1.pdf. Considerando a aplicação de recursos tecnológicos à educação, assinale a alternativa CORRETA:
“O ato de planejar, na visão antropológica, é inerente aos ser humano. Para essa visão, é o que o diferencia dos animais, especiando-se como sujeitos de ações e práticas. Nesse sentido, planejar é uma ação que o homem pensa e coloca em prática desde o período de hominização até a contemporaneidade, através de diferentes discursos que ganham ênfase no decorrer do tempo e da história. O planejamento da educação brasileira atualmente é feito com uma organização por níveis que se inter-relacionam e são indissociáveis.” Fonte : https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/viewFile/5445/4538. Um determinado tipo de planejamento pode ser assim descrito: “constitui-se numa estratégia de trabalho que se caracteriza pela integração de todos os setores da atividade humano-social, num processo global para a solução de problemas comuns. [...] Adota o planejamento dialógico como estratégia de mudança da educação escolar, assumindo, como um de seus objetivos, promover interação entre os membros de uma comunidade escolar no ambiente educacional que lhe é específico, a fim de criar soluções, ou tentativas resolutivas, para os problemas oriundos ou presentes no contexto do processo educativo que ocorre no interior da escola.” O planejamento assim descrito é denominado:
Leia a introdução de um artigo de opinião disposta a seguir. “Momentos de insegurança e incerteza são experiências universais. Desde a criança que dá seus primeiros passos na pré-escola até uma grande celebridade ou um profissional de sucesso, todos enfrentamos desafios que podem nos deixar ansiosos e inseguros. Mesmo com uma carreira de mais de trinta anos, também não estou imune a esses sentimentos. É vital reconhecer que a insegurança é uma parte normal da jornada humana, e devemos estar dispostos a falar abertamente sobre isso.” Qual dos trechos abaixo, extraídos desse excerto, representa a tese defendida pelo articulista?
O grupo de vocábulos cujos membros estão escritos, em sua totalidade, conforme a ortografia oficial da língua portuguesa é:
Assinale a alternativa em cuja sentença há um desvio na colocação do acento grave.
Qual é a função da linguagem que embasa a leitura do texto abaixo?
“Apesar dos recorrentes discursos da tradição [...] e das forças centrípetas que atuam na perspectiva de centralização e estratificação [...], são notórias as mudanças sucedidas no âmbito da disciplina de língua portuguesa (LP), [...] especialmente no que se refere ao modo de se compreender/empreender o ensino, a aprendizagem e a própria linguagem. No entanto, ainda persiste relativa ‘dificuldade’ (ou resistência) de compreensão da dimensão sócio-histórica e dialógica nos processos de ensino e aprendizagem de língua, bem como da PAL [prática de análise linguística], nas aulas de português, apesar de estas estarem materialmente presentes nos discursos dos documentos parametrizadores do ensino de LP há algumas décadas.” Qual das práticas listadas abaixo NÃO pode ser considerada uma prática de análise linguística dialógica de ensino de língua, tal como discorre o excerto apresentado?
Leia os excertos a seguir, que dizem respeito a autores do Romantismo brasileiro. I. “Sob o primeiro aspecto a sua obra significa, em nosso Romantismo, o advento do herói, que a poesia não pudera criar na epopeia neoclássica, ou no próprio Gonçalves Dias.” II. “[...] deseja contar de que maneira se vivia no Rio popularesco de D. João VI. [...] é, por excelência, em nossa literatura romântica, o romancista de costumes.” III. “Dos poetas românticos foi quem deixou relativamente maior produção [...]. A influência de Byron é avassaladora nele, [...], manifestando-se em declarações, citações, epígrafes [...].” (Fonte: CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 6ª ed. v. 2. Belo Horizonte: Itatiaia, 2000.) Os três autores de que tratam os excertos apresentados são, respectivamente:
Qual dos elementos abaixo se configura como uma característica exclusiva da modalidade escrita da língua portuguesa?


















