A finalidade do texto “Quem cuida das cuidadoras?” é
Na frase “Além de terem seus papéis de cuidadoras invisibilizados, muitas mulheres enfrentam dupla jornada, equilibrando vida profissional e maternidade.”, a palavra invisibilizados, no contexto, significa
Assinale a alternativa que NÃO se relaciona com a temática do texto:
Em “É muito clara, por exemplo, a diferença entre o papel de uma mãe e o de um pai, na maior parte das vezes.”, a palavra sublinhada tem a função sintática de:
No trecho “Temos mais de 20 milhões de mães solo no país, onde os pais não assumem a sua paternidade.”, a palavra “onde” pode ser classificada morfologicamente como:
Dentre as estratégias utilizadas para estruturar o texto 1, podemos dizer que NÃO se aplica:
Identifique um trecho do texto que responda à pergunta do título “Quem cuida das cuidadoras?”
A função da linguagem predominante no texto 1 é:
Observe a tirinha abaixo. A partir da leitura do texto I, podemos dizer que o texto 2:
Na frase “Se eu tivesse chegado há tempo, a EDP não tinha cortado a luz daqui de casa.” Se a frase fosse reescrita, adequando-se à norma padrão, a forma correta é:
Que etapas são necessárias para inserir uma função no Excel 2016 (em sua versão em português e configuração padrão) utilizando o assistente de funções?
O MS-Word 2016 possui uma ferramenta chamada Mala Direta, utilizada para a criação de uma carta-modelo a ser impressa ou enviada várias vezes por e-mail, remetendo cada cópia a um destinatário diferente. Sendo assim, são tipos de documentos de mala direta que o MS-Word 2016 disponibiliza: I. Cartas; II. SMS; III. Mensagens de E-mail; IV. Envelopes; V. Etiquetas; VI. Diretório. Estão corretas:
Considerando o Microsoft PowerPoint 2016 em sua configuração padrão PT-BR, um usuário que deseje criar um novo slide em uma apresentação, que seja idêntico ao anterior, deve utilizar qual comando?
“O atacante Gabriel Jesus desfalcará a seleção brasileira no jogo de amanhã contra a Colômbia pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026” (FONTE: https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2023/11/15/gabriel-jesus-selecao-brasileira-colombia.htm) Considerando o Microsoft Word 2016 em sua configuração padrão PT-BR, marque a opção abaixo que apresenta no nome correto das formatações aplicadas a palavra em destaque no parágrafo acima, bem como os atalhos de teclado corretos para realizar a formatação.
Qual função é utilizada para arredondar um número para baixo em uma planilha do Excel 2016 (em sua versão em português e configuração padrão)?
“Os sistemas educacionais constituídos a partir da oposição - alunos normais e alunos especiais - sentem-se abalados com a proposta inclusiva de educação, pois não só criaram espaços educacionais distintos para seus alunos, a partir de uma identidade específica, como também esses espaços estão organizados pedagogicamente para manter tal separação, definindo as atribuições de seus professores, currículos, programas, avaliações e promoções dos que fazem parte de cada um desses espaços.” Fonte : http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7103-fasciculo-1-pdf&Itemid=30192. Assinale a alternativa que contém apenas informações CORRETAS a respeito da inclusão escolar:
Segundo Libâneo (2006), “as tendências pedagógicas podem ser organizadas em dois conjuntos de pedagogias: a pedagogia liberal, que contempla as tendências tradicional, renovada progressivista, renovada não diretiva e tecnicista; e a pedagogia progressista, que se manifesta nas tendências libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos.” Uma determinada tendência pode ser assim descrita: “[...] estipula como papel da escola a formação de atitudes por parte dos educandos. Logo, preocupa-se mais com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. A escola deve, então, centrar-se nos processos de relacionamento interpessoal com vistas a favorecer uma autorrealização do aluno. Nesse sentido, aprender é modificar suas próprias percepções. O aprendiz continua a ser o centro do processo educativo e cabe ao professor ser um facilitador, um profissional a garantir um clima de relacionamento pessoal propício à formação da personalidade dos estudantes.” Fonte : https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/index.php/revistadocentes/article/download/252/127/. A tendência pedagógica acima descrita é denominada:
“A tecnologia revolucionou a forma como recebemos, enviamos e usamos informações todos os dias. Os recursos on-line atingem quase todos os aspectos da vida moderna. Uma das áreas com maior potencial para o uso destas transformações é sem dúvida a área educacional. Mesmo que em ritmo lento ao acompanhar todos os benefícios que a tecnologia oferece, é certo que a invasão de computadores, tablets e outros gadgets em sala de aula já é um processo irreversível, criando com esse avanço novos métodos de ensino, e novas filosofias acerca da educação.” Fonte : https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo_o_uso_da_tecnologia_como_ferramenta_aprendizado_1.pdf. Considerando a aplicação de recursos tecnológicos à educação, assinale a alternativa CORRETA:
“O ato de planejar, na visão antropológica, é inerente aos ser humano. Para essa visão, é o que o diferencia dos animais, especiando-se como sujeitos de ações e práticas. Nesse sentido, planejar é uma ação que o homem pensa e coloca em prática desde o período de hominização até a contemporaneidade, através de diferentes discursos que ganham ênfase no decorrer do tempo e da história. O planejamento da educação brasileira atualmente é feito com uma organização por níveis que se inter-relacionam e são indissociáveis.” Fonte : https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/viewFile/5445/4538. Um determinado tipo de planejamento pode ser assim descrito: “constitui-se numa estratégia de trabalho que se caracteriza pela integração de todos os setores da atividade humano-social, num processo global para a solução de problemas comuns. [...] Adota o planejamento dialógico como estratégia de mudança da educação escolar, assumindo, como um de seus objetivos, promover interação entre os membros de uma comunidade escolar no ambiente educacional que lhe é específico, a fim de criar soluções, ou tentativas resolutivas, para os problemas oriundos ou presentes no contexto do processo educativo que ocorre no interior da escola.” O planejamento assim descrito é denominado:
Alfredo é professor do 4º ano do ensino fundamental e elabora a avaliação dos alunos de acordo com a proposta curricular e a implementação do currículo, segundo os critérios estabelecidos pelas diretrizes para o Ensino Fundamental de 09 anos. De acordo com esse documento, a avaliação deve: I. Assumir um caráter processual, formativo e participativo, ser contínua, cumulativa e diagnóstica, com vistas a identificar potencialidades e dificuldades de aprendizagem e detectar problemas de ensino. II. Utilizar um mesmo instrumento e procedimento, tendo em conta a sua adequação à faixa etária e às características de desenvolvimento do educando de modo geral. III. Assegurar tempos e espaços diversos para que os alunos com menor rendimento tenham condições de ser devidamente atendidos ao longo do ano letivo. IV. Prover, obrigatoriamente, períodos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, como determina a legislação vigente. Os critérios seguidos por Alfredo estão nos itens:
“A avaliação escolar, geralmente, é vista de modo limitado, uma vez que a comunidade escolar (educando, educadores, pais administradores da educação) relaciona esta simplesmente com uma prova e/ou com a promoção escolar para uma série ou turma seguinte sem nenhuma preocupação com a construção da aprendizagem, mas avaliar vai mais além da simples aplicação de prova ou a promoção escolar.” Fonte : https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10116/54/53.pdf. Considerando a avaliação praticada no ambiente escolar, assinale a alternativa INCORRETA:
Mariana é mãe de Artur, aluno matriculado na pré-escola da educação infantil em 2023 e completa 6 anos de idade no dia 1º de julho de 2024. Mariana quer matriculá-lo no 1º ano do Ensino Fundamental da escola pública. Conforme a Resolução nº 1 de 14 de janeiro de 2010, a mãe do aluno está:
A Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010, fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos a serem observadas na organização curricular dos sistemas de ensino e de suas unidades escolares e, estabelece que a carga horária mínima anual do Ensino Fundamental regular será de:
Angélica é orientadora educacional, em efetivo exercício, na Faculdade Municipal de Biologia, no município de Arautos. Ela pensa que sua remuneração é proveniente de recursos dos Fundos, Fundeb, inclusive aqueles oriundos de complementação da União, que são utilizados pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios, no exercício financeiro em que lhes forem creditados. Angélica está:
Numa formação continuada sobre a Base Nacional Comum Curricular, os marcos legais que embasam tal documento eram o tema de estudo. Ao serem questionados sobre isso, alguns professores se manifestaram, apontando alguns deles: Professor Francisco: Constituição Federal de 1988. Professor André: Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Professora Ester: Estatuto da Criança e Adolescente. Professora Cláudia: Declaração de Salamanca. Os professores que mencionaram marcos legais corretos que embasam o documento citado, são:
Leia a introdução de um artigo de opinião disposta a seguir. “Momentos de insegurança e incerteza são experiências universais. Desde a criança que dá seus primeiros passos na pré-escola até uma grande celebridade ou um profissional de sucesso, todos enfrentamos desafios que podem nos deixar ansiosos e inseguros. Mesmo com uma carreira de mais de trinta anos, também não estou imune a esses sentimentos. É vital reconhecer que a insegurança é uma parte normal da jornada humana, e devemos estar dispostos a falar abertamente sobre isso.” Qual dos trechos abaixo, extraídos desse excerto, representa a tese defendida pelo articulista?
O grupo de vocábulos cujos membros estão escritos, em sua totalidade, conforme a ortografia oficial da língua portuguesa é:
Quais classificações recebem, respectivamente, as orações sublinhadas no trecho abaixo? “No próximo dia 7 de janeiro, o ator Nicolas Cage fará 60 anos de idade. A proximidade com a data o levou a uma reflexão peculiar. Em entrevista à revista Vanity Fair, ele disse que seu pai morreu aos 75 anos, logo, seu destino pode ser o mesmo. ‘O que eu quero fazer com esses últimos 15 anos, usando meu pai como referência? Para mim ficou muito claro que quero passar esse tempo com a minha família’, afirmou o ator, que é casado e tem três filhos.”
Assinale a alternativa em cuja sentença há um desvio na colocação do acento grave.
Assinale a alternativa em cuja frase NÃO foi empregada uma linguagem conotativa.
Qual é a função da linguagem que embasa a leitura do texto abaixo?
“Apesar dos recorrentes discursos da tradição [...] e das forças centrípetas que atuam na perspectiva de centralização e estratificação [...], são notórias as mudanças sucedidas no âmbito da disciplina de língua portuguesa (LP), [...] especialmente no que se refere ao modo de se compreender/empreender o ensino, a aprendizagem e a própria linguagem. No entanto, ainda persiste relativa ‘dificuldade’ (ou resistência) de compreensão da dimensão sócio-histórica e dialógica nos processos de ensino e aprendizagem de língua, bem como da PAL [prática de análise linguística], nas aulas de português, apesar de estas estarem materialmente presentes nos discursos dos documentos parametrizadores do ensino de LP há algumas décadas.” Qual das práticas listadas abaixo NÃO pode ser considerada uma prática de análise linguística dialógica de ensino de língua, tal como discorre o excerto apresentado?
Leia os excertos a seguir, que dizem respeito a autores do Romantismo brasileiro. I. “Sob o primeiro aspecto a sua obra significa, em nosso Romantismo, o advento do herói, que a poesia não pudera criar na epopeia neoclássica, ou no próprio Gonçalves Dias.” II. “[...] deseja contar de que maneira se vivia no Rio popularesco de D. João VI. [...] é, por excelência, em nossa literatura romântica, o romancista de costumes.” III. “Dos poetas românticos foi quem deixou relativamente maior produção [...]. A influência de Byron é avassaladora nele, [...], manifestando-se em declarações, citações, epígrafes [...].” (Fonte: CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 6ª ed. v. 2. Belo Horizonte: Itatiaia, 2000.) Os três autores de que tratam os excertos apresentados são, respectivamente:
Qual dos elementos abaixo se configura como uma característica exclusiva da modalidade escrita da língua portuguesa?
Leia o fragmento abaixo. Em seguida, assinale a alternativa que faz uma afirmação correta sobre seus aspectos morfossintáticos. O PINGUIM -DE-BARBICHA TIRA 10 MIL SONECAS POR DIA – DE 4 SEGUNDOS CADA Essa estratégia evolutiva faz com que eles sempre estejam "meio dormindo" e "meio acordados" ao mesmo tempo.

























