A negação da afirmação de Arthur é a seguinte:
No primeiro parágrafo, a expressão “astro argentino” faz referência a:
No trecho “A competição divulgou nesta sexta-feira a lista dos uniformes mais vendidos em seu site oficial” (1º parágrafo), o verbo destacado está flexionado no:
Em “Messi, sete vezes vencedor da Bola de Ouro, tornou-se um fenômeno esportivo nos Estados Unidos desde que anunciou que estava encerrando sua extraordinária carreira no futebol europeu e se mudando para os Estados Unidos” (4º parágrafo), o conectivo destacado veicula sentido de:
Escolhendo ao acaso, com reposição, dois números naturais pertencente ao conjunto {200, 201, 202, 203, ... , 497, 498, 499}, a probabilidade de que o primeiro seja menor do que 245 e o segundo um número ímpar é:
Admita que sejam verdadeiras as seguintes informações a respeito de um grupo de 185 pessoas: - Todas que gostam de tapioca, tocam xilofone; - 40 pessoas praticam esgrima e gostam de tapioca; - 70 pessoas tocam xilofone e praticam esgrima; - 60 pessoas gostam de tapioca e tocam xilofone; - 85 pessoas praticam esgrima; - 55 pessoas tocam xilofone, mas não gostam de tapioca nem praticam esgrima. O número de pessoas que não gostam de tapioca, não tocam xilofone e não praticam esgrima é:
Considere as proposições P e Q a seguir. P: Gustavo gosta de pular num pé só. Q: Natália não nada muito bem. Uma proposição composta que é uma bicondicional envolvendo ¬P e ¬Q é a seguinte:
A Lei Complementar nº 3.797, de 08/08/2012, que dispõe sobre o Estatuto e Plano de Carreira dos Profissionais da Educação Escolar Básica da Rede Pública Municipal de Ensino de Várzea Grande – MT, estabelece, dentre suas finalidades, a de resguardar a:
A Lei nº 1.164, de 20 de novembro de 1991, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações Públicas Municipais de Várzea Grande – MT, para provimento de cargo público, estabelece como um dos requisitos básicos para ingresso no serviço público:
Observe a figura abaixo. A principal mudança nas fronteiras de Israel ocorreu em 1967, na Guerra dos Seis Dias. Em 1979, Israel concordou em devolver a península do Sinai ao Egito. Os territórios indicados pelos números 1, 2, 3 e 4, correspondem, respectivamente, a:
A educação especial é, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com:
Segundo o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, lei nº 8.069, em relação ao direito à educação, é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:
A principal mudança nas fronteiras de Israel ocorreu em 1967, na Guerra dos Seis Dias. Em 1979, Israel concordou em devolver a península do Sinai ao Egito. Os territórios indicados pelos números 1, 2, 3 e 4, correspondem, respectivamente, a:
O fator que contribuiu para a expansão da economia chinesa foi a:
Os nomes dos países que foram formalmente convidados para se tornarem novos membros dos Brics são:
O degelo do permafrost contribui para a:
A seleção brasileira de futebol masculino perdeu para a seleção da Colômbia por 2 a 1 na noite do dia 16 de novembro de 2023, jogando na casa do adversário nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de futebol masculino, que ocorrerá em 2026. A partida, que começou às 21h de Brasília, teve início, em Várzea Grande (MT), às:
A formação geológica do Município de Cuiabá caracteriza-se por apresentar:
Para o/a professor/a de Geografia, há uma categoria de análise que pressupõe o espaço geográfico como objeto de estudo considerando os aspectos relativos e relacionais ao contexto no qual está inserido, ou seja, o espaço vivido, do pertencimento, das emoções e da proximidade. Esta categoria de análise é o:
Uma manifestação poderosa do balanço de energia Terra – atmosfera são os ciclones tropicais. Sobre este fenômeno climático, podemos afirmar que:


























