Veja as afirmações abaixo antes de julgar o que se pede. ( ) O texto prescinde de análise crítica e visão subjetiva a respeito do tema abordado. ( ) O articulista busca relacionar a perda da liberdade de expressão como fator de causalidade para uma atitude antidemocrática no Brasil. ( ) O autor enfatiza a interferência de prerrogativa de um dos poderes na democracia brasileira como ato antidemocrático, assim como em países e/ou épocas distintas. ( ) Por ser uma ação instituída por um Poder discricionário competente para tal, a medida de regulação das redes deve ser democraticamente acatada pelos cidadãos, segundo o texto. Considerando-se V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, analise, a partir das ideias expostas no texto I, pela ordem, o que se afirmou acima:
Leia o fragmento abaixo antes de analisar o que será pedido: O totalitarismo aboliu a liberdade de pensamento em um grau jamais visto. Ele não apenas proíbe que você se expresse, mas dita o que você deve pensar, cria uma ideologia para impor a você, tenta governar sua vida emocional, além de estabelecer um código de conduta. Na medida do possível, ele isola você do mundo, o fecha em um universo artificial em que você não tem padrões de comparação. Na verdade, esse período anterior deveria vir entre aspas, mas eu queria que você, leitor, fosse livre para pensar que essa seria uma conclusão minha, sobre a atualidade brasileira. Na verdade, isso foi dito na BBC, em Londres, por George Orwell, em 1941! Imagino que ele se referia à Europa com Stalin, Hitler e Mussolini. Quanta semelhança com o mundo woke de hoje e com nosso Brasil...
Nota-se que o texto I é permeado de passagens que buscam promover o raciocínio contraditório como base de pensamentos e/ou atos antidemocráticos. Assinale a alternativa cuja afirmação seja desprovida contextualmente de tal intencionalidade:
Avaliando-se a parte semântica, marque a alternativa cujos pares estabeleçam, para o autor, valor de sinonímia entre si.
Veja as afirmações abaixo antes de julgar o que se pede. ( ) No 1º parágrafo, em “Escolheram para retomar o julgamento de recursos contra o artigo 19 do Marco Civil da Internet o dia 4 de junho.”, a forma verbal em destaque encontra-se conjugada no Pretérito perfeito do Indicativo possuindo Sujeito Elíptico. ( ) No 1º parágrafo, em “Há 36 anos, num 4 de junho, na Praça da Paz Celestial, o Exército Chinês massacrava o povo que queria liberdade de expressão.”, nota-se que os verbos em destaque foram conjugados em tempos distintos: o primeiro, no Presente do Indicativo, podendo ser substituído pelo verbo “Faz”; já o segundo, no Pretérito imperfeito do Indicativo, podendo ser substituído por “desejava”. ( ) No 2º parágrafo, em “Nossa Constituição considera a liberdade de expressão cláusula pétrea, ou seja, nem o Congresso pode modificar o artigo 5º. ‘É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato’. Não diz “salvo se”, que tampouco está no artigo 53, o qual garante a inviolabilidade de deputados e senadores por quaisquer palavras.”, todos os verbos em destaque se encontram conjugados no mesmo tempo verbal, a fim de transmitirem uma ideia de verdade absoluta, diante da inviolabilidade legal do que se afirma. ( ) No 3º parágrafo, em “Tudo fica relativo, como na ‘democracia relativa’ da Venezuela bolivariana. Vale qualquer pretexto, como faziam os tribunais na Alemanha de Hitler e na União Soviética de Stalin, onde as pessoas já estavam condenadas antes dos julgamentos, que só serviam como ritual, na tentativa de mostrar que um processo kafkiano é um processo justo.”, as formas verbais destacadas encontram-se no Pretérito imperfeito do Indicativo e foram assim conjugadas a fim de expor um hábito que repetia no passado. Considerando-se V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, analise gramatical e contextualmente cada elaboração acima e, pela ordem, aponte a sequência correta:
Veja as afirmações abaixo antes de julgar o que se pede. ( ) Em “Escolheram para retomar o julgamento de recursos contra o artigo 19 do Marco Civil da Internet o dia 4 de junho.”, nota-se um erro gramatical quanto ao fato de não se ter isolado uma oração subordinada adverbial final. ( ) Na sessão do Supremo do dia 4 de junho, o ministro Barroso citou a comunista alemã Rosa Luxemburgo: “Liberdade é sempre a de quem pensa diferente”. Nota-se, no fragmento anterior, que todos os sinais de pontuação foram utilizados de modo facultativo: a vírgula para isolar um termo deslocado, enquanto os dois pontos anunciam o discurso direto, e as aspas isolam a fala mencionada. ( ) Em “Aqui, os que pensam diferente têm que ser presos.”, nota-se, em termos de concordância com um sujeito, a presença do acento diferencial no verbo “têm”; além disso, graças ao valor semântico de obrigação no contexto, o vocábulo “que” funciona como preposição acidental. ( ) Em “Vale qualquer pretexto, como faziam os tribunais na Alemanha de Hitler e na União Soviética de Stalin, onde as pessoas já estavam condenadas antes dos julgamentos, que só serviam como ritual, na tentativa de mostrar que um processo kafkiano é um processo justo.”, o elemento coesivo destacado possui valor morfológico pronominal ao recuperar “tribunais” quanto a dois topônimos no contexto. Considerando-se V para as considerações verdadeiras e F para as falsas, analise gramaticalmente cada afirmação acima no seu respectivo contexto e, pela ordem, aponte a sequência correta:
Leia a passagem abaixo: O Supremo, a despeito da lição contida no voto de André Mendonça, vai dizer que o que o Legislativo decidiu, no artigo 19, é inconstitucional. Pode o STF redigir outro artigo? André Mendonça ensinou que só o Legislativo tem poder para redigir leis. (6º par.) Analisando-se a relação das ideias contidas entre os dois últimos períodos do fragmento em destaque, observa-se que todos os operadores sequenciais abaixo seriam corretamente usados no início do último, EXCETO:
Veja as afirmações seguintes antes de julgar o que se pede: I. “Paradoxalmente” (5º par.) é uma classe morfológica que se vale de um sufixo utilizado de modo exclusivo na formação de Advérbios, significando no contexto “De modo contraditório”. II. O Substantivo “desinformador” (5º par.) é um neologismo que se vale do prefixo de negação juntamente ao radical mais o sufixo para indicar o indivíduo que comete a “desinformação”. III. No contexto, “totalitários” (3º par.) é um substantivo derivado do adjetivo primitivo “total” cujo valor sinonímico é referente a “autocráticos”. IV. Os vocábulos “proíbe” e “possível” (4º par.), por serem, enquanto tonicidade silábica, palavras paroxítonas, são acentuadas por este mesmo motivo. A partir da análise gramatical das afirmações acima, pode-se dizer que está correto o que se diz em:
A partir da análise das ideias constituintes do texto I, pode-se afirmar que todos os recursos abaixo foram utilizados pelo articulista por meio de uma linha irônica quanto a aspectos contraditórios referentes ao tema, EXCETO:
Veja as afirmações abaixo antes de julgar o que se pede. ( ) O texto II se apresenta em forma de verso e tem como uma de suas temáticas o cerceamento da liberdade de expressão. ( ) O verso “Eu nunca mais vou dizer o que realmente penso!” apresenta a temática entre os dois textos de modo tênue e análogo. ( ) Um dos aspectos nítidos da mensagem da letra da música é a “contradição”, seja no que se refere à noção de confiança nos outros ou à própria capacidade do eu-lírico em expressar ironicamente seu inconformismo. ( ) Nota-se que o eu-lírico do texto II prescinde de espírito de inconformismo e de rebeldia diante da realidade que lhe causa revolta. Considerando-se V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, analise, a partir das ideias expostas na letra da canção do texto II, pela ordem, o que se afirmou acima:
Uma senha é formada por 4 dígitos distintos, escolhidos entre os algarismos de 1 a 8. A senha não pode começar com um número par e não pode ter o dígito 5 em nenhuma posição. Quantas senhas diferentes podem ser formadas com essas condições?
Em uma escola com 50 alunos: • 25 estudam Inglês (conjunto A); • 32 estudam Espanhol (conjunto B). Com base nesses dados, quantos alunos estudam as duas línguas?
Um jogador de futebol participou de três campeonatos distintos com diferentes números de jogos e médias de gols: • Campeonato Estadual: jogou 10 partidas, com média de 0,8 gol por jogo; • Campeonato Nacional: jogou 20 partidas, com média de 1,1 gol por jogo; • Torneio Internacional: jogou 5 partidas, com média de 0,6 gol por jogo. Qual foi a média ponderada geral de gols por jogo do jogador, considerando todos os campeonatos?
Uma caixa d’água tem o formato de um cilindro com raio de 1,2 m e altura de 3 m, posicionada sobre um bloco retangular de 1,5 m × 1,5 m × 0,6 m. Considerando π= 3,14, qual é o volume total da estrutura em metros cúbicos?
Observe a sequência: A3, C9, F18, J30,.. .? Qual é o próximo termo da sequência:
O município de Jaguaquara está localizado no estado da Bahia, situado no Território de Identidade do Vale do Jiquíriça e surgiu de uma instância chamada Toca da Onça, que em 1896 foi incumbida ao casal, Luzia de Souza e:
A respeito da divisão administrativa elencada na Lei Orgânica do Município de Jaguaquara, está incorreto afirmar:
Com base na Lei Orgânica do Município de Jaguaquara, são bens municipais: I. Bens móveis e imóveis de seu domínio pleno, indireto ou útil. II. Águas fluentes, emergentes e em depósitos, localizadas exclusivamente em seu território. III. Renda proveniente do exercício de suas atividades e da prestação de serviços. Julgue os itens e assinale a alternativa correta:
Leia o trecho da matéria a seguir retirada do CNN Brasil: “O Exército de Israel anunciou neste domingo (19 mai) que iniciou 'extensas operações terrestres' no norte e no sul de Gaza [...]. O exército israelense afirmou ter conduzido uma onda preliminar de ataques contra mais de 670 alvos do Hamas em Gaza na última semana para apoiar uma operação terrestre [...]. O grupo afirmou ter matado dezenas de combatentes do Hamas. Autoridades de saúde palestinas afirmam que centenas de pessoas foram mortas, incluindo muitas mulheres e crianças”. As operações citadas no trecho e iniciadas por Israel foram apelidadas de:
A intensificação das mudanças climáticas globais é um dos maiores desafios da humanidade, com evidências respaldadas por dados atmosféricos e oceânicos consistentes. Entre os indicadores abaixo, identifique aquele que não configura evidência do atual aquecimento global:
Considerando a problemática socioambiental contemporânea e as implicações da poluição industrial, analise as assertivas: I. As atividades industriais podem impactar negativamente os ecossistemas, reduzindo a biodiversidade. II. A emissão de gases como CO₂ e CH₄ por indústrias contribui para o aumento da temperatura global e de eventos climáticos extremos. III. A poluição industrial afeta a saúde pública, causando doenças respiratórias e cardiovasculares, principalmente em regiões industrializadas. IV. O lançamento de poluentes industriais nos corpos d’água não afeta os ecossistemas aquáticos, mantendo sua biodiversidade. Assinale a alternativa correta:
A diversidade vegetal do Nordeste brasileiro está relacionada à amplitude latitudinal e à variação climática da região. Indique a alternativa que não está corretamente associada à sub-região mencionada:
A urbanização brasileira foi marcada por intensas contradições ao longo do século XX. Assinale a alternativa correta sobre o processo:
No contexto do processo de urbanização brasileira, marcado por uma intensa e acelerada expansão das áreas urbanas sem o devido planejamento territorial e ambiental, observa-se um fenômeno que resulta na ocupação de áreas periféricas com infraestrutura precária, fragmentação socioespacial, agravamento de desigualdades e impactos ambientais severos, como supressão de áreas verdes e impermeabilização do solo, dificultando a sustentabilidade urbana. Esse fenômeno, caracterizado pela expansão horizontal das cidades em direção às periferias, sem o controle do poder público, é conceituado como:
A intensa urbanização e a ausência de planejamento resultaram em um fenômeno caracterizado pela concentração populacional em poucas metrópoles, gerando problemas de mobilidade, habitação e infraestrutura. Esse fenômeno é denominado:
O processo de industrialização no Brasil, intensificado principalmente a partir do governo Vargas e consolidado nas décadas subsequentes, apresentou características peculiares dentro do sistema capitalista global, relacionadas à dependência tecnológica, à inserção subordinada na Divisão Internacional do Trabalho e à forte influência de capitais estrangeiros na estrutura produtiva nacional. Tais características revelam a assimetria entre o Brasil e os países centrais, destacando um padrão de desenvolvimento industrial que resultou em um crescimento econômico desigual e em uma industrialização concentrada regionalmente. Diante desse contexto, a industrialização brasileira é adequadamente classificada como:
Sobre o vínculo entre industrialização e urbanização no Brasil, assinale a alternativa correta:
Relacione as transformações advindas das Revoluções Industriais com a reorganização da relação homem-natureza, julgando as proposições como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) A Revolução 4.0 se caracteriza pela automação, digitalização e integração de sistemas ciberfísicos à produção. ( ) A Primeira Revolução Industrial consolidou o trabalho assalariado e a Divisão Internacional do Trabalho. ( ) O Toyotismo promoveu a flexibilização produtiva e a adequação da produção à demanda do mercado. ( ) As Revoluções Industriais permitiram participação decisória dos trabalhadores nos lucros e na gestão das indústrias. Assinale a alternativa com a sequência correta:
No contexto histórico do Brasil entre o final do século XIX e o século XX, a industrialização foi marcada por um processo que:
Sobre os blocos econômicos, assinale a alternativa correta:
Considerando a transição entre o NAFTA e o USMCA e os impactos dessa mudança para os fluxos comerciais e regulamentações entre os países envolvidos, assinale a alternativa correta:
O grupo de países emergentes que, em 2014, formalizou a criação do Novo Banco de Desenvolvimento para financiamento de infraestrutura sustentável é conhecido como:
A Iniciativa Cinturão e Rota (Nova Rota da Seda) da China pode ser compreendida como:
Os Novos Tigres Asiáticos são países do Sudeste Asiático que passaram por recente processo de industrialização e inserção em cadeias globais. Indique a alternativa que apresenta corretamente os membros desse grupo:
O Decreto nº 7.611/2011, que regulamenta a oferta da educação especial e do atendimento educacional especializado (AEE) no Brasil, determina que a educação especial deve assegurar serviços de apoio especializados, com a finalidade de eliminar barreiras que impeçam ou dificultem o processo de escolarização de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Considerando o disposto no referido decreto, assinale a alternativa correta quanto ao caráter do atendimento educacional especializado (AEE):
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), os municípios possuem responsabilidades específicas no âmbito educacional, colaborando para a garantia do direito à educação e para o fortalecimento das relações entre escola, comunidade e gestão pública. Considerando as incumbências do município previstas na LDB, assinale a alternativa correta:
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), as instituições de ensino possuem responsabilidades específicas para garantir o direito à educação de crianças e adolescentes, colaborando para o acesso, permanência e desenvolvimento dos estudantes no ambiente escolar. Com base no ECA, assinale a alternativa correta sobre os deveres das instituições de ensino:
A Constituição Federal do Brasil, ao tratar do direito à educação, estabelece no artigo 210 diretrizes para a organização dos conteúdos a serem trabalhados nas escolas públicas, visando assegurar formação básica a todos os estudantes, respeitando e valorizando as manifestações culturais, artísticas e regionais existentes no país. Com base no que dispõe a Constituição, assinale a alternativa correta:
Em meio aos desafios históricos enfrentados pelo Brasil na concretização do direito à educação de qualidade, a Constituição Federal de 1988 delineou a obrigatoriedade de um planejamento estatal voltado ao desenvolvimento educacional sustentável, articulando esforços entre os entes federativos e assegurando a progressiva redução das desigualdades no acesso e permanência dos estudantes em todos os níveis de ensino. Nesse contexto, foi prevista a formulação de um Plano Nacional de Educação (PNE), destinado a estruturar políticas educacionais capazes de cumprir finalidades essenciais ao fortalecimento do sistema educacional brasileiro. Considerando os dispositivos constitucionais relacionados ao Plano Nacional de Educação, assinale a alternativa correta:
























