Uma estratégia argumentativa utilizada no texto para convencer o leitor sobre a gravidade da procrastinação é:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto abaixo.
“Os __________ foram plantados nos canteiros centrais”.
Em relação à formação das palavras, assinale a alternativa correta:
Na oração “ O entardecer trazia luz e paz para aquele ambiente”, os termos são classificados, na ordem em que são apresentados, em:
Em relação ao grau dos substantivos, analise os itens abaixo:
I - A palavra caixote é diminutivo de caixa.
II - A palavra chuvisqueiro é aumentativo de chuva.
III - A palavra bicharrão é aumentativo de bicho.
IV - A palavra casebre é aumentativo de casa.
Estão corretos apenas os itens:
Tomando-se como referência o momento em que se fala, a ação expressa pelo verbo pode ocorrer em diversos tempos. Sobre os tempos verbais do indicativo, assinale a alternativa INCORRETA.
Observe a frase a seguir e assinale a alternativa correta.
“Estima-se que somente a Amazônia detenha mais de 25% da biodiversidade vegetal e animal do planeta”.
O antônimo de “cansada” é:
Assinale a frase que segue as normas da língua padrão quanto à concordância nominal e verbal.
Quanto à pontuação, assinale a alternativa correta.
Qual das opções abaixo é um exemplo de uso da Intranet em uma empresa?
O que é considerado hardware em um computador?
Qual dos itens abaixo é necessário para enviar um e-mail?
Qual dos seguintes é um exemplo de navegador de Internet?
Para que serve a fórmula PROCV no Excel?
Ao clicar em um arquivo no Windows Explorer e apertar o atalho de teclado Shift + Del, o que acontecerá com o arquivo selecionado?
Qual a principal função de um sistema operacional?
Qual é o objetivo principal de realizar um backup regularmente?
Qual dos itens abaixo é considerado um componente de hardware de um computador?
Leia o texto a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
A articulação entre ________________e a parte diversificada do currículo do Ensino Fundamental possibilita a sintonia dos interesses mais amplos do cidadão com a realidade local e as necessidades dos alunos.
A obra “Projeto Político Pedagógico: Orientações para o gestor escolar entender, criar e revisar o PPP” traz inúmeros conceitos e aspectos que ajudam a entender a dinâmica por trás do PPP, auxiliando seu planejamento, construção e implementação. Assim, leia os enunciados abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A BNCC materializa o PPP na forma de registros de procedimentos, funções, atribuições e composição de cada um dos diferentes segmentos e setores da unidade.
II. A Constituição Federal de 1988, no artigo v206, e a LDB, no artigo 14 estabelecem os princípios da gestão democrática na educação pública e a participação de seus profissionais e da comunidade na elaboração do PPP.
III. Há no Brasil uma lei federal específica que define a obrigatoriedade da elaboração do PPP.
IV. O PPP é embasado por sua função instrucional em observância à obrigatoriedade legal de sua elaboração.
V. O gestor, como mediador e interlocutor, ao convocar a comunidade escolar para ressignificar o PPP, propõe que todos os atores reflitam e participem de sua construção.
O Planejamento permite que os professores desenvolvam estratégias e metodologias adequadas e eficazes para o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo escolar. Nesse sentido, existem pelo menos três níveis de planos: o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aula.
Assinale a alternativa que corresponde ao Plano de Aula:
Assinale a proposição falsa: A escolarização de crianças em escolas especiais ou classes especiais na escola regular:
A sociedade observa a família como a principal transmissora de valores e dos princípios educativos, confiando o ensino e complemento educacional às instituições escolares. Como célula viva da sociedade, as regras, os valores e os princípios de formação do sujeito são confiados primeiramente à família, sendo complementada pelo (a):
A organização do espaço reflete a concepção metodológica adotada pelo professor e pela escola. Analise as afirmativas a seguir, acerca da organização do espaço.
I. A organização e a utilização dos espaços interferem diretamente na construção da autonomia dos alunos.
II; As atividades desenvolvidas fora do espaço escolar pouco contribuem para o desenvolvimento da criança, pois a aprendizagem significativa acontece dentro da escola.
III. Na organização do espaço, é preciso considerar a possibilidade de os alunos assumirem a responsabilidade pela decoração, ordem e limpeza da classe.
Estão corretas as afirmativas:
Sobre o processo de alfabetização, julgue os itens abaixo como Verdadeiro (V) ou Falso (F) e em seguida assinale a opção correta.
I. Escrever requer habilidade cognitiva, mas também motora, seja traçando letras na superfície de um papel, seja digitando num teclado de computador.
II. O aluno precisa aprender que não pode escrever qualquer letra em qualquer posição em uma palavra, porque as letras representam fonemas, os quais aparecem em posições determinadas nas palavras.
III. As convenções gráficas no sistema de escrita do português precisam ser compreendidas pelos alunos: a orientação da escrita de cima para baixo e da direita para a esquerda, além das convenções que indicam a delimitação de palavras (espaço em branco) e de frases (pontuação)
IV. Tanto a fala quanto a escrita são produzidas em sequência não linear, isto é, “som” depois de “som”, ou letra depois de letra, palavra depois de palavra, frase depois de frase e assim por diante.
A sequência correta é:
Quando estão em fase de alfabetização, as crianças necessitam de apropriar-se da decodificação dos símbolos e da escrita, e necessitam do adulto como agente estimulador. Ao utilizar histórias e contos para desenvolver estes objetivos, o professor deverá considerar:
Leia o trecho abaixo e responda:
“O foco dos anos iniciais do Ensino Fundamental é alfabetizar. No entanto, o aspecto lúdico, os jogos e brincadeiras não podem ser vistos só como um aspecto da Educação Infantil, porque a criança, para aprender, ela precisa associar, conviver, trocar ideias e interagir com o próximo, precisa aprender a esperar, para falar precisa começar a entender as regras do convívio social”.
Baseado no texto acima, podemos concluir que a presença de jogos e brincadeiras no ensino pode auxiliar no sentido:
As metodologias ativas são entendidas como práticas pedagógicas alternativas ao ensino tradicional. Nas metodologias ativas, o estudante assume uma postura para:
I. Participar e dialogar.
II. Criar oportunidades para construção de conhecimentos.
III. Desenvolver projetos e resolver problemas.
Estão corretos somente os itens:

























