Em uma aula de cinemática, o professor de Física utilizou , como recurso para análise de movimento de partícula, uma plataforma de aplicativos com simulações computacionais. Em uma das simulações, foi apresentado aos estudantes o movimento de uma partícula se deslocando segundo a equação: ( ) ( ) , utilizando o sistema internacional de unidades. Com base nesses dados, qual deve ser a aceleração da partícula no instante 2 segundos?
A Física nos permite, por meio de diferentes modelos, entender e prever o comportamento de inúmeros eventos comuns em nossa vida. Uma dessas situações pode ser vivenciada quando um barco de pesca de duas toneladas, navegando pelas águas calmas de um lago, ao se aproximar do cais, desliga o motor, reduzindo assim sua velocidade devido à ação da força de arraste das águas. Sabe-se que a velocidade inicial do barco era de 40km/h e que o módulo da força de arraste pode ser definida pela relação f=50v, em que v é a velocidade do barco. O tempo necessário para que a velocidade chegue a 20km/h, mantendo-se direção e sentido, será de
A respeito dessas contribuições e proposições anteriores às Leis de Newton, podemos afirmar que
Percebendo ali uma oportunidade de relacionar o evento com os conteúdos trabalhados nas aulas de Física, o professor questiona os estudantes sobre quais as forças que estão envolvidas no fenômeno, considerando apenas a existência das caixas, da esteira e da Terra. Questionados ainda sobre como essas forças contribuem para o entendimento desse movimento, os estudantes tecem diversas afirmações, sendo que algumas delas estão transcritas abaixo. Analisando as afirmações dos estudantes, é possível considerar que estão corretas apenas as opções
Considerando que, para uma criança de 50kg, a pista oferece uma força de atrito de módulo constante dado por f= 273N e que do ponto O ao ponto P tem-se um arco de circunferência de raio r=1m, a velocidade horizontal v que a criança deve ter no ponto O, para perder o contato exatamente no ponto P, deve ter módulo de
Diante dessa situação, o professor de Física aciona o fluxo de ar e coloca sobre a mesa dois discos de 50g, a fim de demonstrar como ocorrem as colisões bidimensionais entre partículas. Para analisar uma colisão, o professor lança o disco 1 com uma velocidade de 2m/s, contra o disco 2 que está parado sobre a mesa. Após a colisão, o disco 1 desvia sua trajetória em 30°, provocando o movimento do disco 2, conforme a trajetória apresentada na figura da vista superior da mesa. Diante desse fato, desconsiderando o pouco atrito existente, qual é a conclusão possível a partir da realização do experimento?
O chimarrão é uma bebida típica do povo gaúcho. Para que seja apreciado na sua melhor versão, é consenso que a temperatura da água deva estar próxima dos 80 °C. Considere um dia de verão, em que a água se encontra à temperatura ambiente de 28°C, que o volume a ser consumido seja de 1 litro e que a massa específica da água seja 1 g/cm3. Qual quantidade de calor precisa ser fornecida para essa quantidade de água a fim de que atinja a temperatura considerada ideal para o chimarrão?
Dentre os temas de maior relevância e aplicabilidade cotidiana da física está o estudo das oscilações. Vivemos em um mundo vibrante, que oscila através da análise da frequência cardíaca, da detecção de terremotos ou ainda da utilização de amortecedores prediais e veiculares, sendo a versão mais simplificada de uma oscilação feita através do Movimento Harmônico Simples (MHS) em sistemas massa-mola. Considere uma mola horizontal mantida fixa na extremidade esquerda. Ao ligar-se um dinamômetro na extremidade livre da mola, deslocando-a 0,05m, verifica-se uma leitura de 10N. Ao remover o dinamômetro, é introduzido um corpo de massa m = 0,5Kg, o qual é puxado 0,02m na horizontal e libertado para mover-se em MHS. Nesse sistema, qual a frequência angular e o período de oscilação correspondente, em unidade do SI, respectivamente?
Ao apreciar a beleza de um arco-íris, o que vemos é uma combinação de efeitos de reflexão, refração e dispersão combinados. No céu, esse fenômeno acontece quando um raio de luz solar refrata em uma gotícula de água, seguida de uma reflexão na parte posterior da gotícula e, finalmente, refratando da gotícula para o ar. O resultado disso é um arco de luz colorido centrado em um ponto do céu oposto ao Sol. Todos os raios de luz saem da gotícula, formando um ângulo com o eixo central. Algumas vezes, é possível verificar a existência de um segundo arco-íris com cores invertidas. A razão para inversão de cores em um segundo arco-íris se deve
Uma situação muito comum que ocorre quando há captação de sinais de rádio é a presença de interferência no sinal recebido. Uma estação de rádio com frequência 1500kHz opera com duas antenas idênticas, com dipolos verticais que oscilam em fase, separados por uma distância de 200 m. Para distâncias maiores do que 200 m, em que direções ( ), em relação o eixo central y, a intensidade da radiação transmitida torna-se máxima?
Comuns em consultórios de dentistas, os instrumentos ópticos que facilitam uma visualização mais ampla da cavidade bucal. Considere um dentista que faz uso de um espelho côncavo que permite a visualização de uma imagem 5 vezes maior que o tamanho do dente. Sabendo que o profissional percebe esse aumento quando um objeto se encontra a 10cm do vértice, qual das opções representa o raio de curvatura do espelho?
O maior colisor de partículas em operação no mundo, conhecido como LHC (Large Hadron Collider), fica situado na fronteira entre a Suíça e a França. Um de seus quatro grandes experimentos, ALICE, usa as colisões para buscar entender o universo em seus primeiros momentos após o Big Bang. Para permitir as colisões numa trajetória circular, é aplicado um campo magnético capaz de confinar as partículas nessa curva. Considere um próton que ingressa, perpendicularmente, em um campo magnético com intensidade de 8T, com 50% da velocidade da luz. Sendo a massa do próton 1,674 x 10-24 g, qual é o raio da trajetória circular descrita por essa partícula, em unidades do SI?
Uma espira condutora quadrada imersa em um campo magnético uniforme ⃗ , que tem direção do eixo x, gira em torno do eixo y com um ângulo em relação ao eixo z. Com base nos dados informados, qual é o ângulo que permite fluxo magnético máximo através da espira e, a partir da posição indicada na figura, quantas vezes ela inverte o sentido da corrente a cada ciclo?
Com o intuito de evitar o contato entre fios da rede elétrica, é comum visualizarmos espaçadores entre eles, ao longo do trecho entre os postes. Um dos motivos que justificam a necessidade de fixação de distância entre os fios é o fato de que a corrente elétrica, que percorre os cabos, gera campo magnético e, consequentemente, forças de atração ou repulsão entre eles. Em um trecho de 50cm de uma fiação elétrica, dois fios retilíneos, fio 1 e fio 2, encontram-se paralelos. Os cabos são percorridos por correntes elétricas no mesmo sentido, i1= 20 A e i2=10 A, respectivamente. Qual das opções abaixo representa corretamente o módulo, a direção e o sentido da força magnética, no plano da página, sobre o fio 2?
Raio X é um exame de diagnóstico por imagem que usa radiação ionizante para produzir imagens de diversas partes internas do corpo, a partir de raios que atravessam a região observada, sendo, parte deles, absorvida pelas estruturas anatômicas. Ao analisar uma chapa fotográfica, a diferença de tonalidade permite identificar as diferentes estruturas. Qual das opções a seguir melhor justifica o fato de, em uma chapa fotográfica de raio-X, observarmos imagens mais claras nas posições correspondentes a objetos mais densos?
A dilatação do tempo foi um fenômeno descoberto por Albert Einstein que revolucionou o conhecimento, fazendo surgir, junto de outras teorias, a conhecida Física Moderna. Considere uma situação hipotética em que um astronauta viaja a bordo de uma espaçonave para uma missão na estação espacial internacional com uma velocidade constante de 80% da velocidade da luz no vácuo. No referencial da espaçonave, o tempo transcorrido entre o lançamento e a chegada na estação espacial foi de 12 meses. Com base nesses dados, qual o tempo transcorrido, em meses, no referencial da Terra?
A constante de Planck, representada por h, é uma das constantes fundamentais da física e possui um papel fundamental na mecânica quântica, cuja origem permitiu a descrição da quantização de energia. Sua existência permite, por exemplo, determinar o comprimento de onda da luz emitida por um led, ao considerar a emissão de um fóton, por meio da aplicação de uma diferença de potencial de corte entre os terminais do LED e o consequente salto de seus elétrons nas lacunas das bandas de condução e valência, respectivamente. Essa obtenção pode ser feita a partir da relação de quantização E=h, sendo h = 6,626.10-34 J.s. Ao realizar um experimento, um estudante obteve uma tensão de corte de 2,42V, à qual estava submetido o LED. Considere a carga do elétron e dados do vácuo. Qual o comprimento de onda obtido para o LED do experimento submetido a essa tensão, aproximadamente?
A análise dos espectros de emissão permite identificar a constituição de diferentes corpos ou elementos, como é o caso do Sol, por exemplo. Qual das afirmativas abaixo faz uma caracterização verdadeira sobre os espectros de emissão e absorção?
Desde a antiguidade, busca-se diferenciar o conhecimento científico de outros tipos de conhecimento. Nesse caminhar, merecem destaque as contribuições de Karl Popper, quando, em sua obra fundamental A lógica da pesquisa científica, o autor apresenta um novo olhar epistemológico para as ciências. A respeito dessas contribuições, qual das sentenças está INCORRETA?
Leia os textos a seguir e complete as lacunas. - Os processos mentais superiores têm origem nos processos sociais, e todo desenvolvimento cognitivo do ser humano deve ser entendido levando-se em consideração sua relação com o meio social. Essa visão pode ser entendida como um dos pilares da teoria de desenvolvimento de ___________________. - Pode-se afirmar que o desenvolvimento mental é caracterizado pelos quatro períodos gerais do desenvolvimento cognitivo: sensório-motor, pré-operacional, operacional-concreto e operacional formal. Tais concepções fazem parte da teoria de ___________________. - É possível ensinar qualquer assunto, de maneira honesta, a qualquer criança, em qualquer estágio de seu desenvolvimento, desde que sejam levadas em consideração as diferentes etapas do seu desenvolvimento intelectual. Esse princípio está relacionado às teorias de ___________________. - Na educação dialógica, os processos de aprendizagem estão relacionados com a apropriação da significação dos conteúdos e com a aproximação entre conhecimentos científicos e seus aspectos históricos, sociais e culturais. Nessa visão, defendida por _________________, o educando assume uma postura crítica frente à concepção de educação baseada no depósito de conteúdos. As lacunas do texto são preenchidas, correta e respectivamente, com Paulo Freire, Jean Piaget, Lev Vygotsky e Jerome Bruner.
As primeiras proposições sobre o que é alfabetização científica são datadas da década de 1960, mas ganharam relevância no ensino das ciências no Brasil na década de 1990 como um dos propósitos da educação básica. Referente a essa temática, é correto afirmar que
A abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino das Ciências pode ser entendida como o campo de ação do movimento CTS junto à educação. Esse movimento teve suas origens na Europa e na América do Norte, em uma época de grandes avanços científicos e tecnológicos, norteado por um modelo tradicional que entendia a ciência e a tecnologia como entidades neutras. É correto afirmar que o ensino das Ciências, pautado pela abordagem CTS, visa























