Provas para Download

Prova Professor EBTT - Engenharia da Computação - IFMT
Visualizar os arquivos PDF
Ver professor-ebtt-engenharia-da-computacao.pdf
PDF
professor-ebtt-engenharia-da-computacao.pdf
Ver gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar professor-ebtt-engenharia-da-computacao.pdf
PDF
professor-ebtt-engenharia-da-computacao.pdf
Baixar gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar professor-ebtt-engenharia-da-computacao.pdf
PDF
professor-ebtt-engenharia-da-computacao.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 17 Q2345296 Q31 da prova
De acordo com Tanenbaum (2016), o Linux utiliza as chamadas de sistema do UNIX, que possui em torno de uma centena de rotinas executadas pelo núcleo. Já o Windows utiliza a API Win32 e possui um conjunto de milhares de rotinas, podendo variar de acordo com a versão do sistema operacional. A API Win32 possui tanto chamadas de sistema realizadas pelo núcleo quanto chamadas de rotinas executadas no espaço do usuário, sendo de difícil identificação entre as que realmente são chamadas de sistema (executadas pelo núcleo), pois até mesmo este aspecto pode variar de uma versão para outra do sistema operacional. Para responder a esta questão com foco nas funcionalidades disponíveis, considere que todos os comandos da API Win32 realizam chamadas de sistema. Assim, considere as seguintes sentenças sobre as chamadas de sistema UNIX e Win32: (TANENBAUM, Andrew Stuart; BOS, Herbert. Sistemas operacionais modernos . 4. ed. São Paulo, SP: Pearson, 2016.)

Assinale a alternativa CORRETA :

Reportar Erro
Questão 2 de 17 Q2345298 Q33 da prova
Considere a representação gráfica do Modelo de Referência OSI ( Open Systems Interconnection ) a seguir. (KUROSE, James F.; ROSS, Keith W. Redes de computadores, uma abordagem top-down . 2013.)

Conforme Kurose (2013), assinale a alternativa que indica corretamente as camadas do Modelo de Referência OSI:

Reportar Erro
Questão 3 de 17 Q2345299 Q34 da prova
Considere as seguintes sentenças sobre os protocolos UDP ( User Datagram Protocol ) e TCP ( Transmission Control Protocol ): (TANENBAUM, Andrew S.; WETHERALL, David. Redes de Computadores . Tradução Daniel Vieira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, v. 583, p. 5ª, 2011.)

De acordo com Tanenbaum (2011), assinale a alternativa CORRETA :

Reportar Erro
Questão 4 de 17 Q2345301 Q35 da prova
Considere as seguintes sentenças sobre a linguagem de programação Python (SWEIGART, 2015). (SWEIGART, Al. Automatize tarefas maçantes com Python . São Paulo: Novatec, 2015.)

Assinale a alternativa CORRETA :

Reportar Erro
Questão 5 de 17 Q2345303 Q37 da prova
O Teorema CAP está relacionado a bancos de dados NoSQL e consiste em 3 requisitos que deram nome ao teorema, sendo eles Consistência ( Consistency ), Disponibilidade ( Availability ) e Tolerância à partição (Partition tolerance ). Segundo o seu proponente, Eric Brewer, é impossível obter um sistema que atenda aos 3 requisitos. Relacione os bancos de dados com os pares de características do Teorema CAP. (MARQUESONE, Rosangela. Big Data: Técnicas e tecnologias para extração de valor dos dados . Editora Casa do Código, 2016.)

Segundo Marquesone (2016), assinale a alternativa que relaciona CORRETAMENTE os bancos de dados da primeira coluna com os requisitos da segunda:

Reportar Erro
Questão 6 de 17 Q2345304 Q38 da prova
Baseado em Puga (2013), considere que, em um banco de dados relacional, foi criada a tabela aluno executando o seguinte comando SQL: (PUGA, Sandra Gavioli; FRANÇA, Edson Tarcísio; GOYA, Milton Roberto. Banco de dados: implementação em SQL, PL/SQL e Oracle 11g . São Paulo: Pearson, 2013.)

Assinale a opção que contém o comando SQL que retorna apenas a chave primária e o nome do aluno que obteve nota para aprovação, mas que reprovou por frequência, mostrando o resultado em ordem crescente de nota:

Reportar Erro
Questão 7 de 17 Q2345306 Q39 da prova
Baseados na teoria evolutiva, os Algoritmos Genéticos tentam simular o processo de evolução biológica. Assim, inspirado na seleção natural, aplica-se um método de seleção de soluções que favorece a sobrevivência e reprodução das melhores soluções (SIVANANDAM, 2008). Relacione os nomes dos métodos de seleção com as suas respectivas características. (SIVANANDAM, S. N. et al. Genetic algorithms . Springer Berlin Heidelberg, 2008.)

Relacione a coluna da esquerda com a da direita:

Reportar Erro
Questão 8 de 17 Q2345308 Q40 da prova
A Rede Neural Artificial ilustrada abaixo é composta pelos neurônios N1 e N2, que possuem como entradas os valores x1, x2 e x3 e saídas y1 e y2. Ambos os neurônios possuem função de ativação com limiar rígido, saídas 0 ou 1 e com os respectivos limiares de ativação e (RUSSEL e NORVIG, 2013). (RUSSEL, Stuart; NORVIG, Peter. Inteligência artificial . Rio de Janeiro: GEN LTC, 2013.)

Assinale a alternativa que apresenta a saída CORRETA para os testes propostos:

Reportar Erro
Questão 9 de 17 Q2345309 Q42 da prova
Avalie o código fonte escrito em Assembly, baseado em Papbad (2018). (PAPBAD. How to print a triangle of stars in assembly ? Stack Overflow. [S. l.: s. n.], 19 mar. 2018. Disponível em: https://stackoverflow.com/q/49342767. Acesso em: 20 abr. 2024.)

Considere um computador com sistema operacional Linux, distribuição Ubuntu 24.04 e NASM versão 2.16.01, utilizado para compilar o código fonte. Qual é o resultado apresentado após sua execução?

Reportar Erro
Questão 10 de 17 Q2345311 Q43 da prova
Considere o circuito apresentado na figura abaixo e seu respectivo código fonte implementados no Thinkercad (2024). A placa Arduino Uno R3 possui as seguintes ligações com a placa de ensaio: GND com o barramento comum “-“; 12 com 13a; porta10 com 15a; 8 com 17a. O circuito contém: três resistores de 1KΩ, um led (L1) ligado nas posições 12g e 13g na placa de ensaio, um led (L2) ligado nas posições 14g e 15g, um led (L3) ligado nas posições 16g e 17g da placa de ensaio. (Tinkercad . (2024). Tinkercad. Disponível em: https://www.tinkercad.com/. Acesso em: 18 abr. 2024.)

Após o carregamento, compilação e execução do código fonte, é possível afirmar que:

Reportar Erro
Questão 11 de 17 Q2345313 Q44 da prova
Considere o circuito abaixo baseado em Thinkercad (2024), composto por uma placa Arduino Uno R3, resistores de 220Ω, leds, placa de ensaio e demais componentes que garantem o seu perfeito funcionamento. #define L1 12 #define L2 10 #define L3 8 void setup() { pinMode(L1, OUTPUT); pinMode(L2, OUTPUT); pinMode(L3, OUTPUT); } void loop() { digitalWrite(L3, HIGH); delay(3000); digitalWrite(L3, LOW); digitalWrite(L2, HIGH); delay(500); digitalWrite(L2, LOW); digitalWrite(L1, HIGH); delay(2000); }

O comportamento esperado do circuito, quando estiver em funcionamento, é o acendimento e desligamento dos leds, alternadamente de baixo (led na posição 28e e 29e na placa de ensaio) para cima (led na posição 7e e 8e na placa de ensaio). Avalie o código fonte e indique quais comandos devem ser preenchidos nas linhas 12 e 14 respectivamente.

Reportar Erro
Questão 12 de 17 Q2345315 Q45 da prova
Considere o diagrama de circuito lógico disponibilizado em Nogueira (2011, p.40) e apresentado a seguir. (NOGUEIRA, Jurandy Santos. Eletrônica digital básica . Salvador: EDUFBA, 2011. Disponível em https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/13988/1/_Eletronica.pdf. Acesso em: 18 jul. 2024.)

É possível afirmar que:

Reportar Erro
Questão 13 de 17 Q2345316 Q46 da prova
Considere as seguintes sentenças sobre Engenharia de Software : I - Engenharia de software é uma disciplina de engenharia que se preocupa com todos os aspectos da produção de software . II - Software é o código fonte contido em um ou mais programas, escritos em uma determinada linguagem. Sua documentação não é considerada software . III - As ideias básicas da engenharia de software são aplicáveis apenas aos sistemas de softwares desenvolvidos recentemente.

De acordo com Sommerville (2011), é correto o que se afirma:

Reportar Erro
Questão 14 de 17 Q2345318 Q47 da prova
Avalie os papéis considerados no âmbito da Engenharia de Software , apresentados na primeira coluna, e sua caracterização elencada na segunda coluna: (1) Analista (2) Designer (3) Engenheiro de Software (4) Gerente de Projeto (5) Programador ( ) Profissional responsável por selecionar e frequentemente detalhar os métodos de planejamento, administração e produção que serão adotados. Este especialista monitora e analisa o progresso de todos os projetos da organização para assegurar que os procedimentos definidos sejam cumpridos de maneira produtiva e eficaz. Se alterações forem necessárias nos métodos vigentes, ele as detecta e implementa, assegurando que a equipe incorpore tais ajustes. Ele está constantemente reexaminando e aprimorando esses processos. ( ) Profissional responsável por supervisionar um projeto específico, assegurando que os prazos, orçamento, escopo e metas de qualidade sejam atendidos no desenvolvimento do produto. Ele adere às práticas estabelecidas no processo de engenharia e verifica a aplicação dessas práticas pelos desenvolvedores. Se necessário, ele comunica ao engenheiro de software sugestões para aprimorar o processo. ( ) Na sua essência, trata-se de um profissional encarregado de entender o problema associado ao sistema a ser criado, pela coleta e modelagem dos requisitos. Portanto, cabe a ele identificar as necessidades do cliente, como gerenciar vendas, comissões, produtos e assim por diante. ( ) É o profissional responsável pela indicação da melhor tecnologia para ser utilizada para produzir um sistema executável para elas. Em seguida, ele deve oferecer uma resposta às demandas do cliente, como, por exemplo, recomendar uma plataforma web com um banco de dados central que possa ser acessado via dispositivos móveis, entre outras possibilidades. ( ) É o profissional responsável pela construção do produto final. Deve possuir conhecimentos sólidos acerca da linguagem e o ambiente de programação, além de conhecer minimamente testes e depuração de software .

Relacione a primeira coluna com a segunda, de acordo com Wazlawich (2019, p. 5):

Reportar Erro
Questão 15 de 17 Q2345320 Q48 da prova
Considere as sentenças relacionadas às tarefas de mineração de dados. I - As tarefas preditivas usam os valores dos atributos descritivos para prever valores futuros ou incógnitos de outros atributos de interesse. II - As tarefas consultivas usam valores dos atributos para identificar modelos que podem ser utilizados na classificação e reconhecimento de padrões. III - As tarefas descritivas têm o objetivo de reconhecer padrões que descrevem os dados de maneira que o ser humano possa interpretar. IV - As tarefas imperativas são implementadas com linguagens de programação baseadas em paradigmas imperativos.

De acordo com Silva, Peres e Boscarioli (2016), é VERDADEIRO o que se afirma:

Reportar Erro
Questão 16 de 17 Q2345321 Q49 da prova
Avalie a tabela apresentada em Silva, Peres e Boscarioli (2017, p. 48) e responda as questões 49 e 50 sobre mineração de dados. (SILVA, Leandro Augusto da; PERES, Sarajane Marques; BOSCARIOLI, Clodis. Introdução à Mineração de Dados Com Aplicações em R . Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.)

Qual é a alternativa viável, de acordo com Silva, Peres e Boscarioli (2017), para sanar o problema de dados ausentes nos exemplares com ID 6 e 9, respectivamente, nos atributos “salário” e “carga horária”?

Reportar Erro
Questão 17 de 17 Q2345323 Q50 da prova
A avalie as seguintes sentenças: I - Se a mineração de dados for executada com algoritmos que aceitam apenas dados categóricos, poder-se-á aplicar alguma técnica de categorização para conversão de dados. Por exemplo, converter “idade” em “jovem” (para idades de 18 até 49 anos) ou “sênior” (para idades de 50 a 90 anos). II - Se a mineração de dados for executada com algoritmos que aceitem apenas dados numéricos, poder-se-á aplicar alguma técnica de discretização para conversão de dados. Por exemplo, converter “formação” de “nenhuma” para 1, “fundamental” em 2, “médio” em 3, “superior” em 4, “pós-graduação” em 5. III - Se a mineração de dados for executada com algoritmos que aceitem somente um determinado tipo de dados, deve-se obter outro conjunto de dados.

De acordo com Silva, Peres e Boscarioli (2016), é VERDADEIRO o que se afirma:

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota