Com relação aos símbolos religiosos indicados abaixo, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, correlacionando os referidos símbolos à respectiva tradição religiosa que os adota.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Religioso, publicados em 2009 pelo Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso – Fonaper, essa disciplina se organiza em cinco eixos organizadores de conteúdo: Culturas e Tradições Religiosas; Escrituras Sagradas e/ou Tradições Orais; Teologias; Ritos; e Ethos. A respeito do último eixo, Ethos, pode-se dizer com acerto que apresenta como conteúdo os seguintes temas:
Devido à dificuldade de muitos continuarem acreditando na onipotência ou na bondade divina em face da presença do mal no mundo, sobretudo quando este recai de forma trágica sobre pessoas inocentes, como ocorreu, por exemplo, no Holocausto judeu - muitos estudiosos procuram justificar a Deus mediante argumentos elaborados. Chamamos esse conjunto de argumentos de:
Para Camila WERNER, em sua obra O livro das religiões (2.ed. São Paulo: Globo Livros, 2016, p. 264), o profeta Maomé teria, conforme reza a tradição, sintetizado as bases da religião islâmica em cinco princípios ou cinco pilares: Shahada (profissão de fé), Salat (oração), Zakat (esmola), Sawn (jejum) e Hajj (peregrinação a Meca). Especificamente a respeito do quarto princípio ou pilar, o jejum, é correto afirmar que, por meio deste ato de devoção, o muçulmano fiel:
Nos cultos umbandistas, existem pelo menos três tipos de médiuns: o médium de incorporação, que incorpora os espíritos; o atabaqueiro, que transmite vibração espiritual; o corimba, que cuida do cântico; e o cambona, que atende as entidades (Ana. Manual compacto de ensino religioso. São Paulo: Rideel, 2010, p. 141). Não é para menos que a maioria dos cultos afro-brasileiros e das doutrinas espiritualistas consideram, o médium uma espécie de:
Considerando que as civilizações elaboraram ao longo de sua história quatro diferentes concepções fundamentais para a compreensão do que possa acontecer com pessoa depois da morte — desaparecer, ancestralizar-se, ressurgir ou reencarnar (LONGEN, Mário Renato. Redescobrindo o universo religioso: Ensino Fundamental. v.9. 2.ed. Petrópolis: Vozes. 2007) —, enumere a Coluna B de acordo com a Coluna A, correlacionando essas quatro concepções às suas respectivas características:
Surgidos entre os sumérios por volta de 4000 a.C., na Mesopotâmia, os primeiros templos consistiam em uma espécie de monumento em forma de pirâmide, construído a partir de tijolos secos ao sol em patamares superpostos, com acesso por rampas e escadarias ao topo, onde se erigia um santuário. Por se parece rem a uma montanha, recebiam na língua assíria o nome de:
Mais popularmente conhecida como Novo Testamento, a segunda parte da Bíblia cristã reúne uma coleção de livros composta por 21 epístolas, cartas cujos textos abordam os mais diversos temas doutrinários ou pastorais, tais como a natureza de Deus, a salvação pela fé, a necessidade de santidade e obediência, vida em comunidade, liderança na igreja etc. Fazem partes dessas epístolas, escritas pelos apóstolos, as relacionada abaixo, com exceção de:
Na tradição judaica não se pode comer qualquer coisa, mas unicamente os alimentos considerados kosher (do heb. “próprio, correto, adequado”). Tendo como base as instruções da Torá (Levítico 11 e Deuteronômio 14), a prática alimentar kosher inclui não só a carne em si, que pode ser classificada como pura e impura, mas também a maneira como ela é preparada. Dentre os alimentos considerados apropriados para o consumo de um judeu ortodoxo, destacam-se os seguintes:
Levando em conta o fato de que muitas tradições religiosas possuem Escrituras Sagradas, isto é, textos que, além de transmitirem uma mensagem divina, servem de orientação para a crença e prática dos seus fiéis — julgue os pares que, relacionados abaixo, designam respectivamente o texto sagrado e a correspondente tradição religiosa que o observa.






















