Provas para Download

Prova Professor de Matemática - Pref. Nazarezinho/PB
Visualizar os arquivos PDF
Ver professor-de-matematica.pdf
PDF
professor-de-matematica.pdf
Ver gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar professor-de-matematica.pdf
PDF
professor-de-matematica.pdf
Baixar gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar professor-de-matematica.pdf
PDF
professor-de-matematica.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 9 Q1727315 Q16 da prova
Utilize o Texto I para responder às questões 16 e 17.

Analise as afirmativas abaixo, considerando o que está posto no Texto I e as considerações de Moreira (2023) sobre a teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget. I- A manchete do Texto I reforça uma ideia equivocada de que o "núcleo duro" da teoria de Piaget são os conhecidos períodos de desenvolvimento cognitivo propostos por ele. No entanto, o verdadeiro "núcleo duro" de sua teoria está nos conceitos de assimilação, acomodação e equilibração, que constituem, de fato, a base de seu construtivismo. II- As quatro etapas de que fala o Texto I são: período sensório-motor, período pré-conceitual, período intuitivo e período operacional-concreto. III- A base epistemológica da teoria de Piaget defende que o conhecimento não é dado pelo meio social, mas nasce com o indivíduo. Portanto, a construção de conhecimentos pelo sujeito depende unicamente do seu amadurecimento, ou seja, do período de desenvolvimento cognitivo em que se encontra. IV- Com base na teoria de Piaget, ensinar significa, pois, provocar o desequilíbrio na mente da criança para que ela, procurando o reequilíbrio, reestruture-se cognitivamente e aprenda. É CORRETO o que se afirma apenas em:

Reportar Erro
Questão 2 de 9 Q1727317 Q17 da prova
Utilize o Texto I para responder às questões 16 e 17.

Considerando a teoria do desenvolvimento cognitivo mencionada no Texto I e a Lei nº 9.394/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, dispondo, em seu Título V, sobre os níveis e modalidades de educação e ensino, assinale a alternativa CORRETA.

Reportar Erro
Questão 3 de 9 Q1727320 Q19 da prova
As pessoas de 18 a 24 anos de idade são aquelas que idealmente estariam frequentando o ensino superior, caso completassem a educação escolar básica na idade adequada. Contudo, o atraso e a evasão escolar estão presentes tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. Consequentemente, muitos jovens entre 18 e 24 anos já não frequentam mais a escola e alguns ainda frequentam as etapas da educação básica obrigatória (IBGE, 2024).

Neste contexto, é CORRETO afirmar que:

Reportar Erro
Questão 4 de 9 Q1727322 Q20 da prova
A situação relatada está diretamente relacionada a que função do planejamento escolar listada por Libâneo (2017)?

Uma professora da Educação Básica, ao planejar sua aula, estruturou seu plano em quatro momentos distintos: o primeiro foi dedicado ao levantamento das concepções prévias dos estudantes sobre o objeto de conhecimento; o segundo, focado na promoção das primeiras reflexões sobre o tema da aula; o terceiro, destinado ao aprofundamento das discussões a partir das principais dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos estudantes; e, por fim, o último momento foi voltado à avaliação das dificuldades persistentes dos alunos na implementação do plano. Para este último momento, a professora propôs a construção de mapas conceituais, que serviriam como ferramentas para orientar o debate final. Ao executar seu plano, a professora constatou que o tempo destinado ao terceiro momento foi insuficiente e que seus estudantes ainda não dominavam adequadamente as técnicas necessárias para a realização da atividade de construção de mapas conceituais. Por isso, partindo das exigências da própria prática, ela reorganizou o seu trabalho e, posteriormente, aperfeiçoou o seu plano de aula.

Reportar Erro
Questão 5 de 9 Q1727324 Q21 da prova
Libâneo (2017) discorre sobre as finalidades e as características do planejamento escolar, afirmando que há planos em pelo menos três níveis: o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aula. Nesse sentido, pontua que, para que os planos sejam efetivamente instrumentos de ação, é necessário que possuam determinadas características.

Sobre as características dos planos pedagógicos apontadas pelo referido autor, analise as afirmativas abaixo. I- Os planos devem seguir uma ordem sequencial, progressiva. Isto significa que, para alcançar os objetivos propostos, é necessário cumprir diversas etapas, de forma que a ação docente respeite uma sequência lógica, a qual não deve ser alterada posteriormente. II- Os planos devem apresentar coerência entre os objetivos gerais, os objetivos específicos, os conteúdos, os métodos e a avaliação. A coerência, nesse sentido, refere-se à relação necessária entre as ideias e a prática, bem como à conexão lógica entre os diferentes componentes dos planos. III- Os planos devem apresentar objetividade. Nesse contexto, a objetividade refere-se à adequação dos planos elaborados no âmbito da escola aos planos e programas oficiais de instrução em nível nacional, independentemente das peculiaridades regionais e especificidade de cada escola. É CORRETO o que se afirma apenas em:

Reportar Erro
Questão 6 de 9 Q1727326 Q22 da prova
Para Zabala (2014, p. 17), “um dos principais objetivos de qualquer bom profissional da educação é tornar-se cada vez mais competente em seu ofício”. O autor ressalta que esta melhoria profissional geralmente é alcançada por meio do conhecimento e da experiência: o conhecimento das variáveis que influenciam a prática educativa e a experiência necessária para dominá-las.

Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo à luz dos conhecimentos apresentados pelo autor citado anteriormente sobre as unidades de análise da prática educativa. I- As sequências didáticas são consideradas a unidade preferencial para a análise da prática educativa, permitindo seu estudo e avaliação sob uma perspectiva processual, em que o planejamento, a aplicação e a avaliação dos processos educativos estejam intimamente relacionados. II- As variáveis que são utilizadas para análise da prática educativa incluem: as atividades utilizadas para a realização de determinados objetivos educacionais; o papel dos professores e dos alunos; a organização social da aula; a utilização dos espaços e do tempo; a maneira de organizar os conteúdos; a existência, as características e o uso dos materiais curriculares; o sentido e o papel da avaliação. III- As atividades concentram a maioria das variáveis educativas presentes em sala de aula e, por isso, possuem valor em si mesmas. Isto significa que a simples presença de uma atividade, ou de outra, determina as características do ensino, independentemente da forma como elas são organizadas e articuladas em sequências ordenadas. É CORRETO o que se afirma em:

Reportar Erro
Questão 7 de 9 Q1727328 Q23 da prova
Desde 2012, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) vem coletando dados que contribuem para a construção de um panorama detalhado da Educação no Brasil. O relatório "PNAD Educação 2023" apresenta diversas informações sobre o sistema educacional brasileiro, articuladas com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996).

Considerando o exposto e as disposições vigentes da LDB sobre o sistema educacional brasileiro, é CORRETO afirmar que:

Reportar Erro
Questão 8 de 9 Q1727330 Q24 da prova
A tabela abaixo mostra dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua referentes a pessoas de 14 a 29 anos com nível de instrução inferior ao médio completo, por motivo do abandono escolar ou de nunca ter frequentado a escola (%).

Neste contexto, é CORRETO afirmar que:

Reportar Erro
Questão 9 de 9 Q1727332 Q25 da prova
A escola que teve por objetivo a formação integral dos alunos sentiu a necessidade de abarcar todas as capacidades da pessoa. Para alcançar tais fins, foi necessário trabalhar na aprendizagem de uma série de conteúdos de diferentes características. Assim, no ensino, foram objeto de aprendizagem conhecimentos diversos (nomes dos países dos vários continentes, acontecimentos históricos de maior importância, modelos interpretativos do mundo natural etc.), habilidades, técnicas e estratégias (ler, escrever, calcular, medir, descrever, analisar etc.) e pretendeu-se que o aluno adquirisse alguns comportamentos determinados (solidariedade, tolerância, respeito pela natureza etc.)

Considerando o exposto e a tipologia dos conteúdos proposta por Zabala (1999), é CORRETO afirmar que a interiorização de uma pauta geral de comportamento, como a solidariedade, é um conteúdo de aprendizagem que corresponde à mesma tipologia dos conteúdos relacionados:

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota