O Artigo 6º da Constituição Federal de 1988 estabelece os direitos sociais fundamentais, garantindo o bem-estar e a dignidade da população brasileira. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um desses direitos.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a educação é um direito fundamental assegurado a crianças e adolescentes, com garantia de condições dignas para seu desenvolvimento. Qual das alternativas apresenta um dos direitos relacionados à educação previstos no ECA?
Uma das dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está relacionada ao desenvolvimento da empatia e do respeito pelo próximo. Qual das alternativas abaixo traz uma informação correta sobre essa afirmação?
O Decreto nº 7.611/2011, que estabelece diretrizes para o atendimento educacional especializado, e a garantia da inclusão de estudantes com deficiência no sistema educacional diz que: "O atendimento educacional especializado é parte integrante (____) e deve ser oferecido preferencialmente (____) da educação regular." Em qual das alternativas abaixo encontramos os termos que preenchem corretamente as lacunas do trecho acima?
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/96), a educação básica deve ser oferecida obrigatoriamente e com qualidade pelo poder público. Entre as alternativas abaixo, qual corresponde a uma das obrigações do Estado em relação à educação básica?
O FUNDEB é um fundo de extrema importância para a educação pública no Brasil, pois garante recursos financeiros para a manutenção e desenvolvimento da educação básica, além de valorizar os profissionais da educação. Sobre o FUNDEB, é correto afirmar que:
Em uma lanchonete, um cliente pode escolher um lanche e uma bebida. Existem: 3 opções de lanche e 2 opções de bebidas. De quantas maneiras diferentes o cliente pode fazer sua escolha de lanche e bebida?
No texto adaptado de Fabrício Carpinejar, observa-se o uso de figuras de linguagem como recurso estilístico para enriquecer a expressividade do discurso. No trecho: "Circula uma tirania de que precisamos falar sempre, para que a companhia não tenha dúvidas daquilo que sentimos." Analise o uso das figuras de linguagem nesse trecho e assinale a alternativa correta:
No texto adaptado de Fabrício Carpinejar, o autor apresenta uma reflexão sobre a forma de expressar o amor. Com base no texto, é correto afirmar que:
No trecho do texto adaptado de Fabrício Carpinejar: "Não queira QUE o seu parceiro diga a todo momento o que ele mesmo já realiza naturalmente." Considere o primeiro "que" presente na frase. Com base na análise morfossintática, assinale a alternativa correta:
Leia o trecho a seguir, adaptado do texto de Fabrício Carpinejar, e analise a colocação pronominal em destaque: "Não me senti mal. Não me senti desvalorizado. Quem nunca se perguntou isso?" Com base nas normas gramaticais da língua portuguesa, identifique a alternativa correta quanto ao uso da colocação pronominal:
No texto adaptado de Fabrício Carpinejar, a expressão "economiza no 'eu te amo', porém é abundante na prática da reciprocidade" pode ser interpretada, no contexto, como:
Considere o seguinte trecho do texto adaptado de Fabrício Carpinejar: "E, de repente, quem ama muito nem diz 'eu te amo', economiza no 'eu te amo', porém é abundante na prática da reciprocidade." Com base nos estudos sobre vícios de linguagem, analise a construção da frase e assinale a alternativa correta:
Dois funcionário devem pintar uma parede lateral de um prédio na forma de um retângulo, com 12 metros de altura e 8 metros de comprimento. O funcionário A no primeiro dia pintou 32 m2 e o funcionário B pintou 40 % da área total da parede. Quantos metros ainda restam para ser pintados?
Um tanque com capacidade de 500 litros foi enchido até 75% de sua capacidade. Em seguida, foram retirados 0,12 m3 do seu volume. Quantos litros restaram no tanque?

























