Considerada a maior floresta equatorial do planeta, a Amazônia tem a maior parte de sua extensão localizada no estado do Amazonas, na região Norte do Brasil. Outras divisões territoriais brasileiras pelas quais se estende a Amazônia Legal figuram os seguintes estados, com exceção de:
Dentre as inúmeras formas de resistência à escravidão negra na Amazônia, a mais comum e a mais reprimida foi a formação de mocambos ou quilombos, segundo Coelho, Bemerguy e Guedes (Amazônia e formação da sociedade nacional. Belém: Estudos Amazônicos, 2012). A respeito dos quilombos, é incorreto afirmar:
Localizada no Brasil e em mais sete países da América do Sul (Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela), a Bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo, com um potencial hídrico que supera todos os outros do planeta. Um dos principais rios dessa bacia é o Amazonas, maior e mais volumoso rio do mundo, resultado da confluência de dois rios, a saber:
A castanha-do-pará (Bertholletia excelsa) é uma semente de alto valor nutritivo que, além de poder ser consumida crua ou assada, dá origem a dois valiosos produtos: um óleo comestível e um líquido sucedâneo do leite. Segundo nos informa Paulo Ernani Ramalho CARVALHO (Espécies arbóreas da Amazônia. Vol. 5: Castanha-da-Amazônia, Embrapa, s.d.), tais castanhas vêm involucradas numa cápsula lenhosa, vulgarmente denominada de:
Localizada ao sudeste do estado do Pará, nela se encontra a maior província mineralógica do planeta, que abriga a maior jazida de minério de ferro explorada do mundo, além de concentrar grande quantidade de cobre, manganês, ouro, níquel e platina. Estamos falando de uma cordilheira brasileira conhecida como:




























