Considerando a obra de Oliveira (1996), analise a sentença abaixo:
A brincadeira constitui o recurso privilegiado de desenvolvimento da criança em idade pré-escolar. Nela, afeto, motricidade, linguagem e percepção, representação, memória e outras funções cognitivas são aspectos profundamente interligados (1ª parte). A brincadeira favorece o equilíbrio afetivo da criança e contribui para o processo de apropriação de signos sociais (2ª parte). Através do brincar, a criança passa a compreender as características dos objetos, seu funcionamento, os elementos da natureza e os acontecimentos sociais (3ª parte). Quais partes estão corretas?
Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. A educação musical, além de auxiliar no desenvolvimento de diversas habilidades, pode auxiliar na aprendizagem dos alunos, lembrando sempre que qualquer atividade deve ser pré-planejada.
PORQUE
II. Trabalhar com música é ligar o som e ouvir os sons da natureza, essa ação garante que a escola oferece a disciplina de arte musical, não é preciso ter consciência dos objetivos que se deseja excepcionar através da música.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Fazem parte do processo de documentação pedagógica:
I. Checklist personalizado sobre o que observar em uma atividade.
II. Anotações simples das aprendizagens, seja a legenda de uma foto ou a coleta de objetos que resultam da produção das crianças.
III. Reflexões técnicas sobre o tema de uma pesquisa proposta na aula.
IV. Reflexões pessoais sobre as crianças, os familiares, os pais e os parceiros.
Quais estão corretas?
Em relação ao currículo na educação infantil, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Pensar um currículo para bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas implica considerar que eles são potentes, pois têm um corpo capaz de sentir, pensar, emocionar-se, imaginar, transformar, inventar, criar e dialogar.
( ) O currículo emerge da escuta atenta às crianças, de suas necessidades e desejos, e deixa de ser um caminho linear, com objetivos predefinidos.
( ) O currículo deve considerar que a infância deve ser vivenciada através das interações e da brincadeira, além de valorizar a escuta das crianças e suas narrativas, respeitando o tempo de cada uma, bem como os conhecimentos já construídos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


















