Qual das alternativas abaixo apresenta conceito que NÃO encontra embasamento no poema de Manoel de Barros?
Manoel de Barros é conhecido como um poeta que tem tom experimental em seus poemas, criando palavras novas e/ou atribuindo sentidos distintos àquelas já existentes. Os vocábulos “desimportante” e “invencionática” presentes no texto foram formadas respectivamente a partir de quais processos de formação de palavras?
A preposição “para” no enunciado abaixo expressa ideia de finalidade. Em virtude disso, qual das alternativas abaixo que apresente vocábulo ou locução que possa substituí -la sem prejuízo do sentido e correção gramatical?
Eu fui aparelhado
para gostar de passarinhos.
O uso do acento indicativo de crase é motivado pela junção de um artigo definido (a) e de uma preposição (a), havendo a obrigação da presença de ambos para a presença de dito acento. Seu uso abaixo se deve ao fato de que o trecho sublinhado exerce a função sintática de:
Dou respeito às coisas desimportantes
A poesia como um todo e num contexto específico à obra de Manoel de Barros é repleta de lirismo e um uso recorrente de figuras de linguagem. No excerto abaixo, retirado do poema, é perceptível o uso de:
Meu quintal é maior do que o mundo.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é considerado um marco na proteção dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil. Ele foi promulgado em:
As competências gerais da BNCC enfatizam o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas. Qual prática pedagógica está alinhada a essa proposta?
De acordo com o art. 4º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, qual é a idade mínima e máxima para a obrigatoriedade da educação no Brasil?
A educação infantil, como etapa inicial da educação básica, possui especificidades importantes que são tratadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Qual das alternativas apresenta o objetivo prioritário desta etapa, conforme as DCNs?
O art. 26 da LDB estabelece que o currículo da educação básica deve incluir obrigatoriamente determinados conteúdos. Assinale a alternativa CORRETA:
O artigo 4º do ECA determina que a garantia dos direitos de crianças e adolescentes deve ser assegurada:
Qual é a principal finalidade do campo de experiência "Eu, o outro e o nós", conforme a BNCC, e como ela pode ser trabalhada em sala de aula?
Na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando -lhes os direitos de:
I. Conviver
II. Brincar
III. Participar
IV. Refletir
V. Expressar
VI. Interagir
Assinale a alternativa CORRETA:
De acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil, a criança deve ser vista como protagonista de sua aprendizagem, sendo reconhecida em sua pluralidade e respeitada em suas singularidades. Nesse sentido, qual das alternativas abaixo melhor representa a abordagem pedagógica recomendada para a Educação Infantil?
Os princípios estéticos e políticos da Educação Infantil, em conformidade com as Diretrizes Nacionais, estão interligados ao compromisso de promover uma formação crítica, sensível e participativa das crianças. Tendo em vista esses princípios, qual alternativa abaixo reflete CORRETAMENTE o princípio político que deve orientar a prática pedagógica na Educação Infantil?
























