Provas para Download

Prova Professor Ciências - Pref. Aroeiras do Itaim/PI
Visualizar os arquivos PDF
Ver professor-ciencias.pdf
PDF
professor-ciencias.pdf
Ver gabarito-definitivo.pdf
PDF
gabarito-definitivo.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar professor-ciencias.pdf
PDF
professor-ciencias.pdf
Baixar gabarito-definitivo.pdf
PDF
gabarito-definitivo.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar professor-ciencias.pdf
PDF
professor-ciencias.pdf
Compartilhar gabarito-definitivo.pdf
PDF
gabarito-definitivo.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 11 Q1723504 Q11 da prova
Leia:

História da Educação
Brasil Colônia
A educação formal no Brasil tem início em 1549 quando o padre Manuel da Nóbrega chegou ao país. O letramento era restrito aos meninos, que aprendiam a ler e a escrever, ao mesmo tempo em que eram convertidos ao cristianismo.
Disponível em: https://www.todamateria.com.br/educacao-no-brasil/. Acesso em: 12 jan. 2023.

A respeito da história da educação, está INCORRETO:

Reportar Erro
Questão 2 de 11 Q1723505 Q12 da prova
Leia o fragmento do texto.

Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova
Na era Republicana, o Brasil, mantinha suas bases administrativas voltadas para a Teoria Geral da Administração. Foi neste período que as reformas organizacionais aconteceram com mais força nos Estados e também na educação. Junto deste movimento os reformistas da educação (Anísio Teixeira, Lourenço Filho, Fernando de Azevedo e outros) instituíram o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932). A renovação educacional no início da Segunda República estava alicerçada nas teorias psicológicas de Lourenço Filho, na contribuição sociológica de Fernando de Azevedo e no pensamento filosófico e político de Anísio Teixeira.
(SANDER, 2007, p.28). Disponível em: https://www.infoescola.com/educacao/manifesto-dos-pioneiros-da-educacao-nova/. Acesso em: 09 jan. 2023.

Sobre os itens é CORRETO afirmar que

Reportar Erro
Questão 3 de 11 Q1723507 Q14 da prova

A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem

Reportar Erro
Questão 4 de 11 Q1723510 Q16 da prova

O poder público, na esfera de sua competência federativa, deverá:
I - Recensear anualmente as crianças e adolescentes em idade escolar, bem como os jovens e adultos que não concluíram a educação básica.
II - Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.
III - Fazer-lhes a chamada pública.
Está CORRETO.

Reportar Erro
Questão 5 de 11 Q1723512 Q17 da prova

A respeito da incumbência da escola, marque V para verdade e F para falso acerca das assertivas.
I - Elaborar e executar sua proposta pedagógica;
II - Administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros;
III - Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas;
IV - Velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente;
V - Articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola;
VI - Informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais e ao Conselho Tutelar do Município sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola;
VII - Notificar ao Conselho Tutelar do Município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 30% (trinta por cento) do percentual permitido em lei;
VIII - Promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying), no âmbito das escolas;
IX - Estabelecer ações destinadas a promover a cultura de paz nas escolas;
X - Promover ambiente escolar seguro, adotando estratégias de prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de drogas.
A sequência CORRETA é:

Reportar Erro
Questão 6 de 11 Q1723515 Q19 da prova

A educação básica poderá organizar-se em

Reportar Erro
Questão 7 de 11 Q1723517 Q20 da prova
O QUE É AVALIAR?
Quando um professor fala em avaliação, muitos alunos ficam com medo e apreensivos quanto ao que vai ser cobrado na prova, pois esse é um momento muito tenso e de muita pressão para os alunos. A avaliação é um processo natural que acontece para que o professor tenha uma noção dos conteúdos assimilados pelos alunos, bem como saber se as metodologias de ensino adotadas por ele estão surtindo efeito na aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, a forma avaliativa funciona como um elemento de integração e motivação para o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação é um processo atualmente entendido não só como o resultado dos testes e provas, mas também os resultados dos trabalhos e/ou pesquisas que os alunos realizam.
Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/o-que-avaliar.htm. Acesso em: 09 jan. 2023.

A respeito da avaliação, é INCORRETO

Reportar Erro
Questão 8 de 11 Q1723519 Q21 da prova

Leia as assertivas.
Técnica ou processo que serve para lidar com o futuro.
Ferramentas que as pessoas e as instituições utilizam para administrar suas relações com o futuro;
Processo consciente e sistêmico de tomar decisões sobre objetivos e atividades que uma pessoa, um grupo, uma unidade de trabalho ou uma organização buscarão no futuro.
As afirmativas acima referem-se:

Reportar Erro
Questão 9 de 11 Q1723520 Q22 da prova
A Gestão Escolar compreende a organização da escola promovendo condições efetivas para garantir o avanço do processo de ensino-aprendizagem. Assim, as ações da escola devem estar pautadas e articuladas em quatro áreas fundamentais.

Marque a sequência CORRETA.

Reportar Erro
Questão 10 de 11 Q1723522 Q23 da prova
A gestão além de democrática deve ser participativa e colaborativa. Partindo desse pressuposto, podemos levar em consideração que a gestão possui princípios democráticos que devem ser seguidos através da

Marque a sequência CORRETA.

Reportar Erro
Questão 11 de 11 Q1723524 Q24 da prova
A teoria de ................................ aponta que a criança nasce com funções psicológicas elementares e que com o aprendizado da cultura e as experiências adquiridas, essas funções tornam-se funções psicológicas superiores, que são o comportamento consciente, a ação proposital, capacidade de planejamento e pensamento abstrato.

Preencha corretamente a lacuna do fragmento acima:

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota