Nos versos do texto “A exceção e a Regra”:
“Em que corre o sangue,
Em que se ordena a desordem,
Em que o arbitrário tem força de lei,
Em que a humanidade se desumaniza…”,
O emprego de repetições iniciais são características da figura de linguagem denominada:
No edital de concurso nº 01/2017 da Ca mara Municipal de Bofete/SP, cujo objeto de concurso e o cargo de Procurador Jurídico, consta que na prova sera o solicitadas 5 questões de Língua Portuguesa, 5 questões de Raciocínio Logico, 25 questões de Conhecimentos Específicos e 5 questões de Conhecimentos Gerais, totalizando 40 questões. Assim sendo, o nu mero de questões de Raciocínio Logico corresponde a:
De acordo com o instituto do controle da Administração Publica, assinale a alternativa incorreta:
De acordo com a Lei nº 8.666/93, assinale a alternativa incorreta:
A Ca mara Municipal de Bofete pretende realizar uma obra estimada em R$ 13.000,00 (treze mil reais). Referida obra na o se refere a parcela de uma mesma obra, na o possui a mesma natureza e também na o sera executada em local que possa ser realizada conjunta e concomitantemente com outra. Neste caso, assinale a assertiva que melhor atende aos preceitos da Lei nº 8.666/93:
Em simetria com o artigo 30 da Constituição Federal, a Lei Orgânica do Município de Bofete dispo e que compete privativamente ao Município legislar sobre assuntos de interesse local, e ainda:
Constitui causa de suspeição, nos termos do Código de Processo Civil, quando:
De acordo com a Sumula Vinculante nº 55 do Supremo Tribunal Federal - STF, o direito ao auxílio-alimentação na o se estende aos servidores inativos.
Suponha que determinada decisão contrarie expressamente tal orientação. Neste caso, a medida constitucional devida perante o STF seria:
No que concerne a limitação constitucional ao poder de tributar, assinale a alternativa correta:
A respeito do tema dos atos administrativos,relacione corretamente as colunas, indicando a especie do ato e a qual poder da Administração ele mais se adequá.
1 – Licença.
2 – Permissão e autorização de uso.
3 – Ordem de serviço.
4 – Decreto Federal nº 5.450/05 -regulamenta o prega o eletrônico no âmbito federal.
5 – Auto de infração sanitária
( ) Poder discricionário.
( ) Poder vinculado.
( ) Poder de polícia.
( ) Poder normativo.
( ) Poder hierárquico.
A sequencia correta e encontrada em:
Quais das opções abaixo indica uma lei orçamenta ria, de iniciativa do Poder Executivo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da Administração para um interstício de quatro anos:
O Plena rio e o órgão deliberativo e soberano da Câmara Municipal, constituindo-se do conjunto de Vereadores em exercício, em local, forma e quo rum legais para deliberar. Quanto ao quo rum para delibe raça o, o Regimento Interno da Câmara Municipal de Bofete estabelece diversas disciplinas, exceto:
As Comisso es Temporárias da Câmara são as constituí das com finalidades específicas e se extinguem com o termino da legislatura ou antes dela, quando atingidos os fins para os quais foram constituí das. Em contraposto, qual alternativa abaixo indica uma comissa o de natureza permanente:
Relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Teori Zavascki morreu na tarde desta quinta-feira (19), aos 68 anos, apo s a queda de um avia o em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. A morte de Teori foi confirmada pelo filho do magistrado Francisco Zavascki em uma rede social, as 18h05. A tragedia gerou consternação no meio jurídico, político e empresarial. Ta o logo a informação foi confirmada, autoridades, entidades e empresas passaram a repercutira morte.
Os britânicos vão as urnas no próximo dia 23 de junho para votar em um plebiscito crucial para o seu futuro. Os eleitores votara o por permanecer na Unia o Europeia ou abandonar o bloco comum. Nunca um país membro deixou a unia o política e econômica de 28 países - que desde seu início só tem se expandido. A saí da brita nica seria interpretada como um duro golpe ao projeto europeu, cujas origens remontam ao pos-2ª Guerra Mundial. Analistas dizem que esta sera a decisão mais importante para os britânicos desde 1975, quando dois terços doe leitorado optaram por ingressar na enta o Comunidade Econômica Europeia.
O ano de 2017 foi marcado pela serie de furaco es que atingiu os Estados Unidos. Em meados do me s de setembro, um furaca o atingiu as ilhas baixas do Caribe que incluem São Martinho, St. Maarten e Barbuda, ale m do Estado da Florida, a ilha de Porto Rico, a Republica Dominicana e o Haiti, causando muita destruição por onde passou. Segundo o Centro Nacional de Furaco es dos Estados Unidos, foi o maior já registrado na historia do Oceano Atlântico, elevado para categoria 5, a máxima da escala, com tempestade de ventos de 297 quilômetros por hora, ao se aproximar das Antilhas, no nordeste do Caribe, mantendo essa velocidade por mais de 24 horas. O texto acima faz referencia ao furaca o denominado:
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA – o Produto Interno Bruto(PIB) voltou a apresentar bom desempenho no terceiro trimestre de 2017, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), resultado que confere maior solidez a trajeto ria de recuperação gradual iniciada pela economia no início desse ano.
No dia 6 de dezembro de 2017, o Comite dePolí tica Moneta ria – COMPOM – anunciou novo corte da taxa básica de juros da economia para 7%, constituindo-se nade cima redução seguida da Selic. A queda de 0,5 ponto percentual, que já era esperada pelos economistas do mercado financeiro, representa nova redução no ritmo de corte dos juros – que havia sido de 0,75 ponto percentual no fim de outubro. O próprio BC já havia indicado que essa desaceleraçãoaconteceria.































