A Lei 8080/90 estabelece que promover articulação com os órgãos de fiscalização do exercício profissional e outras entidades representativas da sociedade civil para a definição e controle dos padrões éticos para pesquisa, ações e serviços de saúde é uma atribuição:
A Atenção Básica ou atenção primária em saúde é conhecida como a "porta de entrada" dos usuários nos sistemas de saúde. Sobre a Atenção Básica, analise as afirmativas abaixo:
Em relação ao Contrato Organizativo da Ação Pública de Saúde, disposto no Decreto 7508/2011, é INCORRETO afirmar que:
Com base nas disposições da Lei 8080/90 sobre recursos humanos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), analise as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F):
| ( ) | Os serviços públicos e privados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) constituem obrigatoriamente campo de prática para ensino e pesquisa, mediante normas específicas, elaboradas conjuntamente com o sistema educacional. |
| ( ) | Os cargos e funções de chefia, direção e assessoramento, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão ser exercidas em regime de tempo parcial. |
| ( ) | Os servidores que legalmente acumulam dois cargos ou empregos poderão exercer suas atividades em mais de um estabelecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). |
O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma conquista da sociedade brasileira e foi criado com o firme propósito de promover a justiça social e superar as desigualdades na assistência à saúde da população, tornando obrigatório e gratuito o atendimento a todos os indivíduos.
Representa um dos princípios doutrinários que norteiam a atuação do SUS:
A instituição dos conselhos de saúde atende à exigência legal estabelecida para o repasse de recursos financeiros, estaduais ou federais, ao setor Saúde.
Analise as características abaixo:
A operacionalização da vigilância epidemiológica das doenças imunopreveniveis compreende um ciclo de funções específicas e inter complementares, desenvolvidas de modo contínuo, permitindo conhecer o comportamento da doença ou agravo selecionado como alvo das ações, para que as medidas de intervenção pertinentes possam ser desencadeadas com oportunidade e eficácia.
Sobre estas doenças, analise as afirmativas abaixo:
Em termos gerais, os indicadores são medidas-síntese que contêm informação relevante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde. Vistos em conjunto, devem refletir a situação sanitária de uma população e servir para a vigilância das condições de saúde. (Opas, 2008)
Em relação ao indicador “Taxa bruta de mortalidade”, é incorreto afirmar que:
No Acolhimento de uma Unidade de Saúde compareceram os pacientes descritos abaixo com as respectivas doenças:
A Humanização se fundamenta no respeito e valorização da pessoa humana, e constitui um processo que visa à transformação da cultura institucional, por meio da construção coletiva de compromissos éticos e de métodos para as ações de atenção à Saúde e de gestão dos serviços. (Rios, 2009)
Sobre a Política Nacional de Humanização (PNH), julgue as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F):
| ( ) | O compromisso ético-estético-político da humanização do SUS se assenta nos valores de autonomia e protagonismo dos sujeitos, de corresponsabilidade entre eles, de solidariedade dos vínculos estabelecidos, dos direitos dos usuários e da participação coletiva no processo de gestão. |
| ( ) | Criar espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas corresponde a diretriz denominada de “Acolhimento” na PNH. |
| ( ) | Humanizar se traduz, então, como exclusão das diferenças nos processos de gestão e de cuidado. Tais mudanças são construídas por uma pessoa ou grupo isolado, e às vezes de forma coletiva e compartilhada. |
A técnica de Clark é um método bastante utilizado na odontologia, em especial, na endodontia, pois auxilia na localização e posição das imagens projetadas nos filmes radiográficos. Em relação ao princípio de paralaxe, se o observador se deslocar para qualquer lado, é CORRETO afirmar que:
Assinale a alternativa que preencha o espaço respectivamente.
Para realizar uma correta tomada radiográfica, a cabeça do paciente deve ser posicionada de acordo com o tipo de dente que será radiografado. Para as radiografias periapicais pela técnica de bissetriz na maxila, a linha _______________ deve estar paralela ao chão. Já para as radiografias periapicais pela mesma técnica na mandíbula, a linha _________________ deve ser paralela ao plano horizontal.
Em condições normais, os envoltórios do dente (esmalte, cemento) protegem e isolam a dentina e a polpa dental da agressão por parte de microrganismos provenientes da cavidade oral. Contudo, em determinadas situações nas quais esta proteção se perde, cria-se um potencial para a invasão microbiana do tecido pulpar com consequente instalação de um processo infeccioso.
As principais vias de acesso que as bactérias utilizam para atingir a polpa são, EXCETO:
Algumas medidas preliminares básicas devem ser realizadas antes de iniciar o acesso propriamente dito do acesso coronário, sendo elas, EXCETO:
O acesso à câmara pulpar se inicia com o estabelecimento de uma área de eleição, confecção de uma forma de contorno inicial e direção de trepanação. A área de eleição é o ponto escolhido para ser iniciado o desgaste do dente. Nos incisivos e caninos superiores, fica na palatina, ______________ mm abaixo do cíngulo.
Em relação à localização do acesso, assinale a alternativa que preencha CORRETAMENTE o espaço.
A forma de conveniência é uma etapa operatória realizada com a intenção de dar uma conformidade à cavidade pulpar com a finalidade de facilitar outros procedimentos operatórios. Além disso, essa etapa visa, EXCETO:
Durante o preparo da câmara pulpar, após a colocação do isolamento absoluto e antissepsia do campo operatório, inicia-se a preparação da câmara pulpar. Essa etapa consiste na remoção de todo restante da parede do teto e no preparo das paredes laterais da câmara pulpar. Para esta manobra, podem ser utilizadas brocas esféricas e troncas cônicas diamantadas de pontas inativas. Sobre o acesso, é INCORRETO afirmar:
Nos molares inferiores, é CORRETO afirmar sobre a direção de trepanação:
No exame clínico, a percussão deve ser iniciada com delicadeza, empregando-se de preferência também o dedo indicador, percutindo a coroa do dente, investigando-se a resposta à percussão com leves toques com as costas do dedo, horizontal e verticalmente. Na presença de processos patológicos, muitas vezes, este delicado toque será suficiente para deflagrar uma resposta dolorosa. Se essa manobra resultar negativa, aí sim fica indicado lançar mão do cabo do espelho, percutindo a coroa do paciente. A percussão vertical e horizontal positiva tem sido associada, respectivamente à:
Durante o diagnóstico de dentes portadores de enfermidades de interesse endodôntico, não se pode abrir mão de realizar a sondagem periodontal, verificando, com essa manobra, se há ou não a normalidade do periodonto.
De acordo com essa sondagem, o dente deve ser verificado em pelo menos quantas regiões?
No que se refere as auditorias e perícias odontológica, não constitui infração ética:
O CEO não constitui infração ética, no que se refere o sigilo profissional:
Os anestésicos locais podem ser agrupados de acordo com sua duração de efeito em agentes. São anestésicos de duração média:


















