Leia os trechos da música de Rosil Cavalcanti. Gravada por vários cantores nordestinos. Aquar ela Nordestina, No Nordeste imenso, quando o sol calcina a terra, Não se vê uma folha verde na baixa ou na serra. Juriti não suspira, inhambú seu canto encerra. Não se vê uma folha verde na baixa ou na serra. (....) E o sol vai queimando o brejo, o sertão, cariri e agreste. Ai, ai, meu Deus, tenha pena do Nordeste. Na música Aquarela Nordestina, o autor apresenta alguns dos problemas vivenciados em consequência das secas nos estados da região Nordeste. A música também se relaciona aos nomes de quatro áreas atingidas pelas secas: Brejo, Sertão, Cariri e Agreste. . Analisando as características geográficas dessas quatro áreas, no estado da Paraíba e a ocorrência das secas, é CORRET O afirmar:
Observe a charge abaixo, sobre as desigualdades sociais no Brasil e, em seguida, leia o texto: “De acordo com o estudo liberado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a concentração de renda aumentou em 2018 no país. Os dados mostram que o rendimento mensal dos 1% mais ricos do país é quase 34 vezes maior do que o rendimento da metade mais pobre da população.” Após a leitura da charge e do texto acima, que tratam da desigualdade social, e considerando a realidade atual do Brasil, é CORRET O afirmar:
Observe a charge sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e, em seguida, leia o texto sobre saúde pública no Brasil. A partir da implementação do SUS, sistema de saúde pública, todos os brasileiros passaram a ter direito à saúde universal e gratuita, garantido pela Constituição Brasileira. Contudo quando se analisa a realidade, percebe-se que são muitos os desafios enfrentados pela saúde pública no Brasil. Analisando a charge e o texto, e considerando a realidade da saúde pública no Brasil, analise as proposições a seguir: I- Longas filas de espera para atendimento médico e a superlotação em hospitais da rede pública, são dois problemas da saúde pública no Brasil. II- As verbas destinadas para a saúde pública no Brasil não tem sido suficientes para atender as necessidades médicas, de toda a população. III- A saúde pública no Brasil não é um dever do Estado, não sendo considerado como um direito social dos cidadãos. IV- pessoas participantes do plano, fazem parte do sistema único de saúde Os planos de saúde no Brasil, destinados aos grupos de pública. Está CORRETO o que se afirma apenas em:
Leia o texto abaixo sobre um dos problemas da educação de jovens no Brasil: “Por trás de situações de abandono existem situações diversas, desde gravidez, falta de conexão dos conteúdos com os interesses dos estudantes, necessidade imediata de geração de renda, entre outros. (...) Em 2019, 7% da população entre 15 e 17 anos estava fora da escola, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD – 2019), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.” Assinale a alternativa que apresenta o nome do problema da educação no Brasil, relatado no texto e confirmado pelo IBGE.

























