Provas para Download

Prova Pedagogo - Pref. Paraíba do Sul
Visualizar os arquivos PDF
Ver pedagogo.pdf
PDF
pedagogo.pdf
Ver gabaritos.pdf
PDF
gabaritos.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar pedagogo.pdf
PDF
pedagogo.pdf
Baixar gabaritos.pdf
PDF
gabaritos.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 25 Q3006311 Q8 da prova

Assinale a opção em que todas as palavras estão acentuadas de acordo com a Gramática Normativa:

Reportar Erro
Questão 2 de 25 Q3006312 Q9 da prova

Assinale a opção em que a pontuação do trecho de Machado de Assis, está correta:

Reportar Erro
Questão 3 de 25 Q3006313 Q10 da prova

Assinale a alternativa correta quanto à regência:

Reportar Erro
Questão 4 de 25 Q3006314 Q11 da prova

Marque a alternativa que representa a negativa da proposição.

“Pedro trabalha na farmácia e José é seu assistente.”

Reportar Erro
Questão 5 de 25 Q3006315 Q13 da prova

Seja A = {0, 1, 2, 5} e B = {0, 1, 5}. Pode-se afirmar que:

Reportar Erro
Questão 6 de 25 Q3006316 Q14 da prova

João pretende ir ao shopping de sua cidade cuja distância é 55 km. Para isso ele pegará um táxi que cobra um valor fixo de R$3,90 mais R$ 1,50 por cada quilometro percorrido. Quanto ele pagará ao taxista de sua casa até o shopping?

Reportar Erro
Questão 7 de 25 Q3006317 Q15 da prova

No estudo do Raciocínio Lógico existe o que chamamos de premissas que são princípios importantes e que é a “base” do Raciocínio Lógico. Analise as afirmativas a seguir e marque a opção correta.

I. Uma proposição sempre será somente verdadeira. (Princípio da Identidade);
II.Uma proposição ou será falsa ou será verdadeira não existe outra possibilidade. (Princípio do Terceiro Excluído);
III. Uma proposição não pode ser verdadeira ou falsa ao mesmo tempo. (Princípio da não contradição).

Estão corretas:

Reportar Erro
Questão 8 de 25 Q3006318 Q19 da prova

Proposições compostas ligadas pelo conectivo “e” são chamadas de conjunções. Sobre o valor lógico da proposição conjuntiva marque a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 9 de 25 Q3006320 Q21 da prova

Lançado pelo Governo Federal, visa a integração, coordenação e cooperação entre governo federal, estados e sociedade. Entre os pontos principais, compreendem a modernização do sistema penitenciário e o combate às organizações criminosas, bem como a redução do feticídio e violência contra a mulher. Denomina-se este plano de:

Reportar Erro
Questão 10 de 25 Q3006321 Q22 da prova

O Programa criado com ação conjunta dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de promover o intercâmbio de ciência, tecnologia e inovação em âmbito mundial destinado a alunos brasileiros de graduação e de pós-graduação que ganham bolsas para o exterior e alunos do exterior que queiram estudar no Brasil. Trata-se do Programa:

Reportar Erro
Questão 11 de 25 Q3006322 Q23 da prova

Há quatorze anos, o sociólogo e consultor britânico John Elkington formulou o conceito Triple Bottom Line – o tripé da sustentabilidade – expressão consagrada atualmente e também conhecida como os “Três Ps” (people, planet and profit) ou, em português, “PPL” (pessoas, planeta e lucro). Segundo esse conceito, para ser sustentável uma organização ou negócio deve ser:

Reportar Erro
Questão 12 de 25 Q3006323 Q24 da prova

Aquecimento global é o aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra que pode ser consequência de causas naturais e atividades humanas. São consequências de ações humanas:

Reportar Erro
Questão 13 de 25 Q3006324 Q25 da prova

A Constituição brasileira prevê a igualdade entre todos, assim sendo, é de responsabilidade do governo criar condições capazes de fazer com que as pessoas portadoras de deficiência consigam atingir os mesmos objetivos. Sendo assim, uma das atuais cobranças da sociedade são as políticas de inclusão social. Elas dizem respeito a:

Reportar Erro
Questão 14 de 25 Q3006325 Q26 da prova

Todos os dias, centenas de latino-americanos tentam cruzar ilegalmente a fronteira dos Estados Unidos com o México. Mas ao entrar no país sem permissão, elas podem enfrentar leis cada vez mais rígidas. Desde abril o governo do presidente Donald Trump coloca em prática uma política de “tolerância zero” que visa desencorajar a imigração, permitindo que os imigrantes ilegais adultos sejam acusados criminalmente. Acerca deste tema, analise as assertivas abaixo:

I. Se o adulto for pego atravessando a fronteira sem um visto, ele é levado a um centro de detenção de imigrantes, apresentado a um juiz para que o seu caso seja avaliado;
II. As detenções são por tempo definido em dois anos;
III. Como as crianças não podem ser mantidas nas instalações com adultos, elas são separadas dos pais e levadas a abrigos, enquanto o processo corre na Justiça;
IV. Crianças correm o risco de deportação imediata ou de meses em detenção.

Estão corretas:

Reportar Erro
Questão 15 de 25 Q3006326 Q27 da prova

LIBRAS é a sigla de um conjunto de formas gestuais utilizado para a comunicação entre pessoas surdas e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes. Assinale a opção que se refere a este enunciado.

Reportar Erro
Questão 16 de 25 Q3006327 Q28 da prova

A reciclagem é o processo que visa transformar materiais usados em novos produtos com vista a sua reutilização. Com isso, materiais que seriam destinados ao lixo permanente podem ser reaproveitados. Assim, uma das ações é a coleta seletiva do lixo que auxilia na separação e recolhimento desses resíduos descartados por empresas e pessoas. A separação é realizada em “lixeiras” que, frequentemente, são caraterizadas em cinco cores. Estas cores são:

Reportar Erro
Questão 17 de 25 Q3006328 Q29 da prova

A greve dos caminhoneiros foi a paralisação dos motoristas de caminhão ocorrida do dia 17 de maio a 1º de junho de 2018. Os grevistas pediam

Reportar Erro
Questão 18 de 25 Q3006329 Q30 da prova

A desigualdade social prejudica e limita a situação social de muitas pessoas e limita o acesso a direitos básicos, como educação, saúde, qualidade de vida, trabalho, moradia etc. Nesta perspectiva, constata-se, que:

Reportar Erro
Questão 19 de 25 Q3006330 Q31 da prova

“A avaliação da aprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos. Na avaliação da aprendizagem, o professor não deve permitir que os resultados das provas periódicas, geralmente de caráter classificatório, sejam supervalorizados em detrimento de suas observações diárias, de caráter diagnóstico.”

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação da aprendizagem – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

Considerando os tipos de avaliação da aprendizagem, presentes no cotidiano das práticas de ensino, analise os itens a seguir e, em seguida, marque a opção correta.

I. No modelo tradicional de avaliação, o erro é visto de maneira negativa, já que esse paradigma está baseado numa visão estática do conhecimento a partir de resultados mensuráveis e de comportamentos observáveis;
II. No modelo de avaliação como mediadora da aprendizagem, salienta-se a importância do papel do professor no sentido de prestar atenção ao estudante, conhecê-lo, propor-lhe questões novas e desafiadoras, constituindo-se uma ação construtiva que se dá por meio do diálogo;
III. No modelo de avaliação diagnóstica, destaca-se a necessidade de atrelá-la a uma proposta pedagógica histórico-crítica, de modo que ela possa ser realizada a partir de uma investigação prévia, tomando como princípios a classificação, a comparação e o controle social;
IV. No modelo de avaliação formativa, as estratégias visam a orientar o aluno quanto ao trabalho escolar, procurando identificar as suas dificuldades para, assim, ajudá-lo na descoberta dos processos que lhe permitirão progredir na sua aprendizagem;
V. No modelo de avaliação formativa, constata-se sua vinculação à perspectiva avaliativa de natureza somativa por se constituir um balanço parcial ou total de um conjunto de aprendizagens, através das quais o erro é visto como típico de um nível de conhecimento.

São verdadeiros, somente os itens:

Reportar Erro
Questão 20 de 25 Q3006331 Q33 da prova

De acordo com Souza e Zilli (2014), o currículo constitui-se como uma das dimensões pedagógicas da Escola. É através da proposta curricular que os espaços educacionais legitimam sua função social e demarcam seus objetivos quanto ao que ensinar, como ensinar, quais os objetivos desse ensino, e como elaborar estratégias para avaliar o que foi ensinado. Sendo assim, do ponto de vista das teorias do currículo, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.

(1) Teorias tradicionais do currículo;
(2) Teorias críticas do currículo;
(3) Teorias pós-críticas do currículo.

( ) O currículo estaria fundamentado sob o argumento de que não existe uma teoria neutra, já que toda teoria está baseada nas relações de poder, ou seja, configura-se como um espaço cultural e social de lutas;
( ) O currículo estaria vinculado a uma ideia de instrução mecânica em que se elaborava a listagem de assuntos impostos que deveriam ser ensinados pelo professor e memorizados (repetidos) pelos estudantes;
( ) O currículo estaria focado na compreensão do sujeito, em seus estigmas étnicos e culturais, a partir de uma visão voltada ao respeito e à diversidade.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Reportar Erro
Questão 21 de 25 Q3006332 Q35 da prova

Observando o Estatuto da Criança e do Adolescente, identificamos que o direito à educação e, por conseguinte, o acesso à escola e à escolarização, são tratados no Capítulo IV - Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer. Sobre esse capítulo, de acordo com o referido documento, é CORRETO afirmar que:

Reportar Erro
Questão 22 de 25 Q3006333 Q36 da prova

As Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia, definidas pela Resolução nº 1, de 15 de maio de 2006, do Conselho Nacional de Educação (CNE) define os princípios, as condições de ensino e de aprendizagem, os procedimentos a serem observados em seu planejamento e avaliação, pelos órgãos dos sistemas de ensino e pelas instituições de educação superior do país [...]. Dessa forma, tal regulamentação atualiza o debate em torno da identidade do curso e da sua finalidade profissionalizante, agora instituída como licenciatura (SCHEIBE, 2007). Nesse contexto, análise as seguintes afirmações e, em seguida, marque a opção CORRETA:

I. No Brasil, o curso de Pedagogia foi instituído em 1939 pela Universidade do Brasil. O curso se organizava alinhando-se ao modelo 3+1 de todas as licenciaturas: três anos cursados equivalia ao título de licenciado; mais um ano de estudo em Didática e Prática de Ensino equivalia ao de bacharel;
II. O modelo fordista de produção se refletiu na escola de modo que ela se organizava tal qual uma fábrica: apresentava‐se como um modelo de administração verticalizada. O diretor era o administrador; e o supervisor, o orientador e o inspetor cumpriam a função de controlar e de fiscalizar o trabalho do professor;
III. O Parecer da Câmara de Educação Superior (CES) 970, aprovado em 09/11/1999, incluiu a possibilidade de o curso de Pedagogia voltar‐se à formação de docentes para as séries iniciais do ensino fundamental e da educação infantil, já que a LDB/96 não havia considerado essa possibilidade de formação nos cursos de Normal Superior;
IV. Nas diretrizes, citadas acima, as habilitações foram extintas no curso de Pedagogia. O Curso deverá formar integradamente para o conjunto das funções a ele atribuídas. Para isso, é sugerido que cada instituição, no projeto pedagógico do curso, circunscreva áreas ou modalidades de ensino que proporcionem aprofundamento dos estudos.

Marque a opção correta:

Reportar Erro
Questão 23 de 25 Q3006334 Q37 da prova

As teorias da aprendizagem procuram identificar a dinâmica envolvida nas ações de ensinar e aprender a partir do desenvolvimento cognitivo humano. Considerando tais teorias relacionadas aos seus principais estudiosos, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.

(1) Ausubel;
(2) Gardner;
(3) Piaget;
(4) Rogers;
(5) Skinner;
(6) Vygotsky.

( ) Teoria Behaviorista;
( ) Teoria Sociocultural;
( ) Aprendizagem Significativa;
( ) Inteligências Múltiplas;
( ) Psicologia Cognitiva;
( ) Humanismo.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Reportar Erro
Questão 24 de 25 Q3006335 Q38 da prova

Ao se investigar sobre a maneira como os professores planejam, devemos perguntar se eles, de fato, elaboram um planejamento. Em que medida os professores pensam, refletem e preparam as atividades que irão desenvolver junto aos alunos? O planejamento existe apenas no nível das ideias ou é registrado? A direção e ou a supervisão da escola impõem o que deverá ser realizado? E, nesse caso, estabelecem linhas gerais ou apresentam todas as ações detalhadamente? Quais os impactos na prática de ensino, no papel do professor e na avaliação da aprendizagem?
(THOMAZI e ASINELLI, 2009, p. 182).
Pensando nessas questões, analise as proposições, abaixo, e marque V (para verdadeiro) e F (para falso).

( ) Planejamento de ensino consiste em processo de tomada de decisões, a partir de análise de informações coletadas e/ou disponíveis, de forma a racionalizar o uso de meios e recursos para atingir objetivos específicos pré-determinados, em situação de ensino/aprendizagem;
( ) O papel de professor/pesquisador é transmutado para o papel de professor/modelo, na fronteira de sua disciplina, pela simultânea exploração de novas avenidas, tanto epistemológica como metodologicamente para seu campo de estudo, de forma a apresentar sua disciplina com mais efetividade;
( ) Entende-se por ensino a ação deliberada e objetiva, planejada pelo professor, em função de procedimentos de comunicação específicos, como meio de prover interação com o aluno, tendo como veículo uma estratégia instrucional, visando facilitar a aprendizagem do estudante;
( ) De acordo com Libânio (2013), dentre as funções do planejamento, está aquela que objetiva prever objetivos, conteúdos e métodos a partir de consideração das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e das condições sócio culturais e individuais dos alunos;
( ) De acordo com Libânio (2013), existem pelo menos três níveis de planos: o plano da escola, o plano de ensino, o plano de aula. O primeiro é de caráter mais geral; o segundo prevê os objetivos do trabalho docente para um semestre ou ano; o terceiro, é um detalhamento do plano de ensino. A sequência correta, de cima para baixo, é:

Reportar Erro
Questão 25 de 25 Q3006337 Q40 da prova

Marque a opção que representa o correto preenchimento das lacunas nos fragmentos referentes às deliberações contidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº 9.394/96, a seguir:

1. Segundo o Art. 23, da LDB, a _______ poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar;
2. Segundo o Art. 36-C, da LDB, a _______ será desenvolvida de forma integrada, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental; ou concomitante, oferecida a quem ingresse no ensino médio ou já o esteja cursando;
3. Segundo o Art. 36-C, da LDB, inciso primeiro, a _______ integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, organizando seus cursos por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota