Considere o disposto na Lei Orgânica Municipal acerca da competência do Município, leia as assertivas e assinale a que julgar incorreta:
Considerando o disposto na Lei Orgânica Municipal sobre o poder Legislativo, leia as assertivas abaixo e assinale a que considerar correta:
Nos termos da Lei Orgânica, os vereadores não poderão, desde a expedição do diploma:
Considere o disposto na Lei Orgânica Municipal acerca da Administração Municipal, leia as assertivas e assinale a que julgar incorreta:
Considerando o texto das Disposições Preliminares do Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Alegria, leia as assertivas e assinale a que julgar incorreta:
Considerando o disposto na Lei Orgânica Municipal, assinale a alternativa que não constitui requisito básico para investidura no serviço público municipal:
Nos termos das disposições relativas ao Provimento e Vacância de cargo público, disposto no Regime Jurídico dos Servidores Municipais, leia as assertivas e assinale a que julgar incorreta:
Considerando o contido no texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) acerca do compromisso do Estado com a oferta da Educação Básica, leia as alternativas e assinale a que julgar correta:
No que refere a aplicação de recursos públicos para a promoção da Educação, leia as assertivas e assinale a que julgar correta:
Considere as previsões normativas da Constituição acerca da Educação, leia as assertivas e assinale a que julgar incorreta:
Acerca da efetivação do dever do Estado com a educação preconizado no texto constitucional, leia as assertivas e assinale a que julgar incorreta:
Considere as assertivas acerca dos princípios constitucionais que pautam o ensino e, após, assinale a alternativa que julgar correta:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
VI – fixação de metas de padrão de qualidade, apurados anualmente com base na progressão do educando aos outros níveis de ensino.
Considere o disposto na LDB acerca da Organização da Educação Nacional, leia as assertivas e assinale a que julgar incorreta:
Considere as assertivas acerca do dever do Estado com educação escolar pública e sua efetivação e, após, assinale a alternativa que julgar correta:
I – Educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade.
II – Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou super dotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades,preferencialmente na rede regular de ensino.
III – Acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e médio para todos os que não os concluíram na idade própria.
IV – Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.
Considerando que a educação é direito público subjetivo, analise as alternativas abaixo e assinale a que julgar correta:
Acerca das competências do Município em prol da Organização da Educação Nacional, leia as alternativas e assinale a que julgar incorreta:
Acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) leia as alternativas e assinale a que julgar correta:
Leia as alternativas abaixo e assinale a que contém os fundamentos pedagógicos da BNCC:
O significado de educação integral exposto no texto da BNCC expressa:
Acerca da relação da BNCC e dos currículos escolares, leia as assertivas e assinale a que julgar correta:
Considerando o regime de colaboração preconizado pela BNCC, leia e analise os enunciados e após assinale a alternativa a que julgar correta:
I - Com a homologação da BNCC, as redes de ensino e escolas particulares terão diante de si a tarefa de construir currículos, com base nas aprendizagens essenciais estabelecidas na BNCC, passando, assim, do plano normativo propositivo para o plano da ação e da gestão curricular que envolve todo o conjunto de decisões e ações definidoras do currículo e de sua dinâmica.
II – Por se constituir em uma política nacional, a implementação da BNCC requer o monitoramento pelo MEC em colaboração com os organismos nacionais da área, quais sejam CNE, Consed e Undime.
III – Com a aprovação da BNCC para o Ensino Médio os cursos técnicos se restringirão à modalidade de curso Tecnólogo Superior.
Constituem direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil:
I – Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações,relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre acultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
II – Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
III – Dominar o código linguístico ao final da Educação Infantil, identificando as vogais e consoantes, bem como sendo capaz de realizar o registro escrito de cada um dos códigos escritos.
IV – Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
De acordo com a BNCC a transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, requer muita atenção para que:
Considere o disposto na BNCC para o Ensino Fundamental e analise as assertivas:
I - A BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para-a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.
II – Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e resinificar as aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes.
III – No Ensino Fundamental – Anos Finais, a escola pode contribuir para o delineamento do projeto de vida dos estudantes, ao estabelecer uma articulação não somente com os anseios desses jovens em relação ao seu futuro,como também com a continuidade dos estudos no Ensino Médio. Esse processo de reflexão sobre o que cada jovem quer ser no futuro, e de planejamento de ações para construir esse futuro, pode representar mais uma possibilidade de desenvolvimento pessoal e social.
Considerando os marcos normativos e, em conformidade com as competências gerais estabelecidas no âmbito da BNCC, o componente curricular Ensino Religioso deve atender os seguintes objetivos, exceto:
Considera o disposto na BNCC acerca dos anos iniciais do Ensino Fundamental e assinale a alternativa correta






















