No texto, a partir do fato de que a personagem principal solta o cabelo para ir ao aeroporto, infere-se que ela:
Assinale a alternativa que apresenta todas as expressões substantivas de referenciação à personagem principal, esposa do ex-seminarista, que ocorrem no texto apresentado.
No excerto “Até então o nome fora uma assombração sem corpo na sua vigília, uma coisa etérea, uma abstração sonora.”, a palavra “etéreo” poderia ser substituída, sem prejuízo de valor, por:
Considere o excerto: “Nunca mais será a mesma.” No contexto apresentado, ocorre uma locução adverbial responsável por exprimir circunstância de:
Analise o excerto: “De volta da missa ela pega o jornal e vira para a página de esportes. Procura uma fotografia. Será este aqui? Deixa ver. Zezinho. Não é este. Tadeu. Cacau. Sente-se ridícula. O massagista Banha. Preciso me controlar.” Assinale a alternativa que apresenta todos os pronomes que ocorrem no contexto apresentado e suas respectivas subcategorias.
No excerto “Ela tranca-se no quarto”, o agente da ação expressa pelo verbo é, ao mesmo tempo, o paciente. A voz verbal que corresponde a tal construção é a:
As alternativas a seguir apresentam palavras que ocorrem no texto. Assinale aquela que é formada por justaposição.
Assinale a alternativa que apresenta a forma incorreta do adjetivo no grau superlativo absoluto sintético.
Assinale a alternativa em que ocorre desvio ortográfico.
Assinale a alternativa em que, na sentença apresentada, ocorre um verbo defectivo.
De acordo com o Plano Municipal de Educação de Araçariguama. Analise as afirmativas abaixo atribuindo (V) para Verdadeira e (F) para Falsa, em seguida assinale a alternativa com a sequencia correta.
De acordo com o Plano de Carreira e Remuneração do Magistério de Araçariguama – Lei Complementar N.º 33 de 29 de janeiro de 1998. Enquanto não cumprido o estágio probatório, o profissional de Ensino poderá ser exonerado no interesse do serviço público, nos seguintes casos:
A relação entre o número de crianças por agrupamento ou turma e o número de professoras ou professores de Educação Infantil por agrupamento varia de acordo com a faixa etária. Assinale a alternativa que possui os itens corretos de acordo com o Plano Municipal de Educação de Araçariguama - Lei Municipal N.º 710, de 28 de maio de 2015.
De acordo com o Plano Municipal de Educação de Araçariguama - Lei Municipal N.º 710, de 28 de maio de 2015. São Programas de Transferência de Renda do Governo Estadual , Exceto:
De acordo com o Plano de Carreira e Remuneração do Magistério de Araçariguama – Lei Complementar N.º 33 de 29 de janeiro de 1998. Analise os itens a seguir:
Analise os itens a seguir de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
De acordo com a Lei Federal nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação. São diretrizes do PNE: Exceto:
Qual é a principal função do Conselho Tutelar de acordo com o Art. 131. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)?
De acordo com a Lei n. 9.394. Que Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Analise as afirmativas abaixo atribuindo (V) para Verdadeira e (F) para Falsa, em seguida assinale a alternativa com a sequência correta.
Analise os itens a seguir de acordo com a Resolução CNE/CEB 05/2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: CNE 2009.
A criação de Brasília é um marco na história urbanística do Brasil. A decisão de construir uma nova capital foi tomada durante o governo de Juscelino Kubitschek. A escolha do local para a construção da nova capital, no Planalto Central, foi guiada por motivos estratégicos e de planejamento. O arquiteto responsável pelo projeto urbanístico de Brasília foi o renomado Oscar Niemeyer, em colaboração com o urbanista Lúcio Costa. A construção teve início em 1956 e foi concluída em 21 de abril de 1960, quando Brasília foi oficialmente inaugurada como a nova capital do Brasil. Qual foi o principal motivo para a transferência da capital para o interior do país?
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a ordem dos seres em uma cadeia alimentar em um ecossistema de deserto, da base para o topo, considerando os diferentes níveis tróficos:
Assinale a alternativa que indica corretamente os pontos cardeais e colaterais, no sentido horário a partir do Norte.
Qual é o principal órgão responsável pela produção de enzimas digestivas no sistema digestório?
A seguir estão dispostas algumas atividades que são promovidas em um ambiente escolar, assinale aquela que NÃO apresenta uma perspectiva inclusiva da educação.
O fenômeno do êxodo rural, que marcou o Brasil no século XX, resultou da interação de vários fatores. A seguir, estão dispostos motivos que impulsionaram significativamente a migração da população do campo para as áreas urbanas, à exceção de um, assinale-o.
Associe as propriedades físicas dos materiais listadas na coluna A com suas respectivas descrições na coluna B: Coluna A: 1 - Densidade 2 - Ponto de Fusão 3 - Condutividade Térmica 4 - Solubilidade 5 - Elasticidade A associação correta é, respectivamente:
No início da formação do planeta Terra, uma intensa atividade geológica deu origem às suas diversas camadas. Da superfície terrestre até as profundezas do núcleo e da mesosfera, a estrutura terrestre revela o enredamento e a fascinante história do nosso ambiente planetário. Assinale a alternativa que apresenta as cinco principais camadas que compõem a estrutura terrestre.
"O centro de todas as coisas é a Terra." - Aristóteles "O céu é o lar dos planetas, estrelas e outros corpos celestes. A Terra está no centro do universo." - Ptolomeu "A Terra é imóvel e o centro do universo." - Nicolau Copérnico (1473-1543) Considerando o movimento aparente do Sol no céu, qual das seguintes afirmações é cientificamente correta?
Observe o mapa a seguir: Assinale a alternativa que indica onde está concentrada a maior parte da população brasileira.

























