Assinale a opção correta, de acordo com o uso adequado da crase:
Na frase “Com aqueles olhos frios, disse que não gostava mais de mim.”, a figura de linguagem presente é denominada:
Todas as orações possuem verbos de ligação, exceto em:
Na oração abaixo, a palavra em destaque é denominada:
“Eles continuam doentes.”
A oração abaixo é denominada:
“Caso seja necessário, ligue-me e eu ajudarei.”
Na oração “Esqueceram de fechar a janela.”, o sujeito é:
Jorge quer comprar um terreno quadrado para construir uma casa de 40 m². Considerando que ele quer deixa um total exato de 104 m² não construídos no terreno, é correto afirmar que:
Tiago comprou um carro financiado em 48 vezes iguais sem juros. Sabendo que ele deu uma entrada de 25% que corresponde a R$12.500,00, é incorreto afirmar que:
Eu tenho dois anos a menos que meu irmão que é a metade da idade de meu pai. Se meu irmão terá 15anos daqui a 3 anos, qual é minha idade hoje?
As etapas iniciais do estudo mostraram que, embora não seja eficaz contra o coronavírus, a vacina________________ ajuda a estimular o sistema imunológico para combater a covid-19, reduzindo em 54% os casos sintomáticos e em 74% as internações. Segundo os especialistas, isso acontece porque o imunizante ajuda o corpo a combater vários tipos de infecção. A alternativa que completa corretamente lacuna acima é:
“Quando a pandemia chegou aqui, medidas imediatas foram tomadas. A ministra Tereza Cristina foi muito hábil”, diz João Martins, presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). “Em um primeiro momento, até falou-se em desabastecimento, mas rapidamente ela veio a público dizer que não existia essa possibilidade.” Martins lembra as medidas tomadas em reuniões da ministra com produtores e agroindústrias: elas foram da garantia de embarque nos portos à infraestrutura logística, com postos de combustíveis, borracharias e alimentação dos caminhoneiros para que as cargas não ficassem paradas nas estradas. A reportagem acima refere-se ao agronegócio e o nome em destaque na primeira/segunda linha é o da Ministra:
Fonte: https://www.forbes.com.br/negocios/2020/12/nem-a-pandemia-de-covid-19-para-o-agronegociobrasileiro/
O aplicativo gratuito desenvolvido pelo Instituto ABCD, chegou à marca de 500.000 alunos cadastrados. A plataforma ajuda no reforço escolar e alfabetização para crianças com dificuldade de aprendizagem. O app segue as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e está na lista dos top 25 app gratuitos de educação do Google Play. O aplicativo mencionado é:
Fonte: https://veja.abril.com.br/blog/radar/aplicativo-gratis-de-alfabetizacao-soma-500-000-alunos/
Independentemente da fonte de origem dos valores que compõem o FUNDEB, todo o recurso gerado é redistribuído para a valorização dos profissionais da educação, incluída sua condigna remuneração e exclusiva manutenção e desenvolvimento da:
É permitido por lei que clientes cancelem serviços em situações de emergência como a que o mundo enfrenta há alguns meses no combate ao Coronavírus. Porém, o número de reclamações sobre preços abusivos no comércio aumentou consideravelmente. A prática de preços abusivos dá-se ao elevar sem justa causa o preço de um produto ou serviço. Tal prática abusiva é:
Sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), avalie as alternativas verdadeiras e falsas:
| ( ) | Atualmente, o valor repassado pela União a estados e municípios por dia letivo para cada aluno matriculado no ensino fundamental e médio é de R$ 0,32. |
| ( ) | Os valores financeiros de caráter suplementar efetuados em 11 parcelas mensais (de fevereiro a dezembro) para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino. |
| ( ) | O PNAE atende as seguintes modalidades: creches, pré-escola, escolas indígenas e quilombolas, ensino fundamental e médio, educação de jovens e adultos, ensino integral, programa de fomento às escolas de ensino médio em tempo integral e alunos que frequentam o atendimento educacional especializado no contraturno. |
O Programa Saúde na Escola (PSE) é política intersetorial da Saúde e da Educação, o qual foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Quanto ao programa, assinale a alternativa incorreta.
O desenvolvimento de um transtorno alimentar, pode ser resultante de uma combinação entre fatores genéticos, psicológicos, comportamentais e sociais relacionados à alimentação. Sobre transtorno alimentar, assinale a alternativa incorreta.
Paciente fumante, será submetido à radioterapia na região da laringe por seis semanas, seguindo comotratamento de câncer de cabeça e pescoço. Apresenta odinofagia e disfagia para sólidos e líquidos,podendo ocorrer piora dos sintomas apresentados. Diante disso, a via de alimentação mais indicadapara esse período seria a:
Boas Práticas são procedimentos que devem ser adotados por serviços de alimentação a fim de garantira qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos com a legislação sanitária. Está em desacordo com as Boas Práticas:
O Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos traz recomendações e informações sobre como alimentar a criança para promover seu crescimento e desenvolvimento e favorecer sua saúde. O guia objetiva auxiliar nas dúvidas mais comuns e orientações práticas sobre a amamentação e a alimentação no começo da vida.
| ( ) | Nos primeiros anos de vida, a variedade e a forma com que os alimentos são oferecidos influenciam a formação do paladar e a relação da criança com a alimentação. |
| ( ) | Em regiões secas e quentes, é necessário oferecer água às crianças alimentadas somente com leite materno, pois auxilia na hidratação nesse período. |
| ( ) | A partir de 6 meses de idade, a criança precisa de mais nutrientes e outros alimentos devem ser oferecidos, juntamente com o leite materno. Nessa idade, a maioria das crianças é capaz de fazer movimentos de mastigação mesmo antes de surgirem os primeiros dentes, demonstra interesse pelos alimentos e gosta de participar das refeições familiares. |























