No texto "O Pé de Jabuticaba” a palavra "colocar" é:
No texto, a palavra “pé”:
"O ser humano sempre se esquece de que somos todos mortais." Esta oração é:
Em qual frase há oração subordinada substantiva predicativa?
Em algumas situações, a pessoa usa a linguagem obrigando-o a adaptá-la para ser mais bem compreendido. Observe as frases apresentadas a seguir. Dentre estas variedades linguísticas, indique a afirmativa incorreta.
Indique a alternativa em que as palavras “mau” ou “mal” estão utilizadas de maneira incorreta:
Aponte a sentença que apresenta erro de ortografia.
Na frase em destaque o plural é: "...um gatinho miou triste em algum canto..."
Analise as sentenças a seguir em relação ao plural dos substantivos e marque a opção incorreta.
"Isso tudo pode ser comprovado por qualquer eleitor". A oração na forma ativa é:
Assinale a alternativa incorreta sobre Lavrinhas:
O município de Lavrinhas é cortado por vários rios, ribeirões e córregos, os principais são:
O Ministério da Educação (MEC) publicou, dia 31 de janeiro, em edição extra do Diário Oficial da União, a Portaria n. 61/2024, que define o novo piso salarial dos professores da educação básica. Assinale a afirmativa INCORRETA:
Dia 31 de janeiro, o processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni) alcançou a marca de 1.128.568 inscrições. Sobre o Programa Universidade para Todos, julgue as seguintes afirmativas: I. O Prouni oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. II. O público-alvo é o estudante sem diploma de nível superior. III. O Prouni tem duas edições por ano, com oferta de bolsas para ingresso no primeiro e no segundo semestres. IV. O Programa foi criado em 2004, pela Lei n. 11.096/2005. São corretas as afirmativas:
Reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil que participam do processo seletivo vigente, sendo a maioria delas oferecida por instituições federais (universidades e institutos). Foi instituído pela Portaria Normativa n. 2, de 26 de janeiro de 2010, e atualmente está regulamentado pela Portaria Normativa n. 21, de 5 de novembro de 2012. Trata-se:
Uma menina de 13 anos procurou o Conselho Tutelar no bairro Jardim Mavisou em Lavrinhas, para denunciar que foi espancada pelo pai com tapas, socos e pontapés. Segundo a menina, o pai não se relaciona bem com ela e seu irmão, de dez anos. “Ele é muito violento com nós dois”, relatou ao Conselho. Conforme o Estatuto da Criança e Adolescente, a menina denunciante e o irmão são, respectivamente:
O Conselho Tutelar de Lavrinhas, trabalha: I- Na proteção integral dos direitos da criança e adolescente conforme o ECA Art. 1º. II- Na prevenção da ameaça ou violação dos direitos da criança e adolescente (Art. 70). III- Na promoção de políticas públicas e ações, campanhas educativas. IV- Na promoção, proteção e defesa da criança e adolescente, conforme o ECA Art. 70, 3. V- Na avaliação da qualidade e eficiência dos programas das entidades (ECA, Art. 90, 1 e 3), bem como na fiscalização dos serviços prestados. VI- Na ameaça e/ou violação de direitos da criança e adolescente, aplicando as medidas protetivas conforme o Art. 121 e 129 do ECA.
Conforme o art. 18 do Estatuto da Criança e do Adolescente, velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor, é dever:
O art. 208 da Constituição, afirma que o Estado atenderá ao educando por meio de programas suplementares de transporte, entre outros. Esse atendimento está previsto para os alunos:
O monitor de transporte ao perceber o sangramento nasal de um aluno deverá:
O monitor de transporte, ao perceber que um aluno está tendo uma crise convulsiva, além de acionar socorro médico, deverá:
Assinale a alternativa que não corresponde a atribuição do cargo de monitor de transporte escolar, conforme anexo I, do processo seletivo Lavrinhas:
O monitor de transporte escolar ao deparar-se com uma situação de vandalismo/violência/agressão por parte dos alunos no transporte escolar, deverá:
Sobre o transporte de alunos com necessidades especiais, segundo LDB:
Durante a viagem, você notou que uma criança está sofrendo bullying, nesse caso o correto a fazer é, EXCETO:




























