Provas para Download

Prova Monitor de Transporte Escolar - Prefeitura de Marcos Parente - PI
Visualizar os arquivos PDF
Ver monitor-de-transporte-escolar.pdf
PDF
monitor-de-transporte-escolar.pdf
Ver gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar monitor-de-transporte-escolar.pdf
PDF
monitor-de-transporte-escolar.pdf
Baixar gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar monitor-de-transporte-escolar.pdf
PDF
monitor-de-transporte-escolar.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 12 Q2368949 Q29 da prova

‘A COP 30 acontecerá no Brasil. Esse evento é muito significativo tanto para o país quanto para as discussões internacionais sobre o clima. Será a primeira vez que o território brasileiro servirá de sede para uma reunião da COP.’ Identifique a alternativa que apresenta em qual cidade será realizada a COP 30.

Reportar Erro
Questão 2 de 12 Q2368951 Q30 da prova

‘O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou em 31 de julho de 2025 uma ordem executiva que amplia as tarifas recíprocas aplicadas a diversos países. O Brasil segue como o país mais afetado, com tarifa de até 50%, enquanto Síria, Suíça e Canadá também figuram entre os mais impactados.’ Diante das informações apresentadas, assinale a alternativa correta do ponto de vista do governo americano.

Reportar Erro
Questão 3 de 12 Q2368953 Q31 da prova

Marivaldo, 20 anos de idade, trabalha como mototaxista em uma escola particular que realiza transporte escolar. Recentemente, a empresa foi notificada para apresentar a documentação dos motoristas, para comprovar o cumprimento das exigências legais para o exercício da função. Durante a verificação, constatou-se que Marivaldo possui Carteira Nacional de Habilitação na categoria D, concluiu o curso de Formação de Condutor de Transporte Escolar, e foi aprovado em exame psicotécnico especial para transporte de alunos. Entretanto, observou-se que ele cometeu uma infração média há oito meses. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 4 de 12 Q2368954 Q32 da prova

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, conduzir veículo sem portar a autorização para condução de escolares constitui infração de natureza:

Reportar Erro
Questão 5 de 12 Q2368956 Q33 da prova

Acerca dos ditames sobre transporte escolar previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 6 de 12 Q2368958 Q34 da prova

Segundo as boas práticas e normas de segurança para o transporte escolar, é correto afirmar que o condutor deve:

Reportar Erro
Questão 7 de 12 Q2368960 Q35 da prova

No decorrer do trajeto para a escola, a estudante Larissa, de 14 anos, começou a se queixar de tontura, fraqueza e visão escurecida dentro do transporte escolar. O condutor percebeu que ela estava pálida e suando frio, e logo em seguida a aluna desmaiou. Mantendo a calma, o condutor encostou o veículo em local seguro, deitou a estudante no banco traseiro com a cabeça e os ombros em posição mais baixa que o corpo, afrouxou o uniforme no pescoço, manteve as janelas abertas para arejar o ambiente e observou os sinais vitais. Após cerca de um minuto, Larissa recuperou a consciência, sendo oferecida água com açúcar e comunicados imediatamente os responsáveis e o setor de saúde da escola. Com base nas orientações do Manual de Primeiros Socorros, assinale a alternativa correta sobre os procedimentos adotados.

Reportar Erro
Questão 8 de 12 Q2368962 Q36 da prova

Nos primeiros socorros, reconhecer os diferentes tipos de alterações respiratórias é fundamental para avaliar o estado da vítima e adotar as medidas adequadas. As variações no ritmo, frequência e profundidade da respiração podem indicar situações de emergência que exigem intervenção imediata. Com base nos conceitos sobre os tipos de respiração, relacione corretamente os termos com suas definições e assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 9 de 12 Q2368964 Q37 da prova

A educação para o trânsito é um dos pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais segura e consciente. Conforme as orientações de segurança e comportamento adequado das crianças no trânsito, assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 10 de 12 Q2368965 Q38 da prova

A Lei nº 15.240/2025 trouxe importantes inovações ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), reforçando os princípios da proteção integral e da dignidade da pessoa em desenvolvimento. Entre as principais mudanças, destacam-se a inclusão do conceito de assistência afetiva e a reafirmação da garantia de prioridade, que assegura atenção preferencial às necessidades da infância e juventude nas políticas públicas. Nesse sentido, é correto afirmar que:

Reportar Erro
Questão 11 de 12 Q2368967 Q39 da prova

A creche comunitária Pequenos Passos, mantida parcialmente com recursos da prefeitura, realiza atendimento diário a crianças de 1 a 5 anos de idade. Durante uma fiscalização do Conselho Tutelar, constatou-se que a instituição não possuía as certidões de antecedentes criminais atualizadas de todos os seus colaboradores — algumas estavam vencidas há mais de oito meses. Além disso, verificou-se que uma escola particular de idiomas, que não recebe recursos públicos, também não mantinha as fichas cadastrais nem as certidões atualizadas de seus professores e auxiliares. Baseando-se no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assinale a alternativa correta sobre a situação descrita.

Reportar Erro
Questão 12 de 12 Q2368968 Q40 da prova

Em um ambiente corporativo caracterizado por metas agressivas e alta pressão, a gestora Luciana conduziu uma reunião para discutir falhas em um projeto recente. Durante a discussão, ela afirmou: ‘Vocês são desorganizados e não sabem trabalhar em equipe. Sempre preciso resolver o que vocês deixam inacabado!’ Após a reunião, notou-se queda na motivação da equipe, aumento de erros e afastamento interpessoal. Em uma nova tentativa de melhorar o clima organizacional, Luciana foi orientada pelo setor de Gestão de Pessoas a aplicar os princípios da Comunicação Não Violenta (CNV) de Marshall Rosenberg (2006; 2019), substituindo o padrão de julgamento e acusação por uma comunicação empática e assertiva. Considerando o conteúdo teórico da CNV, analise as afirmativas a seguir: I. A fala inicial de Luciana demonstra ausência dos quatro elementos fundamentais da CNV: observação sem julgamento, expressão clara dos sentimentos, identificação das necessidades e formulação de um pedido específico. II. A aplicação dos princípios da CNV exigiria que Luciana reformulasse sua fala, expressando o impacto da situação sobre si mesma e articulando suas necessidades, em vez de rotular comportamentos. III. O processo de comunicação não violenta busca eliminar as diferenças de poder e autoridade entre os participantes, suprimindo hierarquias e regras institucionais no ambiente de trabalho. IV. A empatia, segundo Rosenberg, é uma etapa essencial da CNV, pois permite reconhecer as necessidades do outro independentemente da forma como elas são expressas. Diante das afirmativas, infere-se que:

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota