Assinale a alternativa CORRETA acerca da tipologia textual predominante e das ideias apresentadas no Texto I.
Analise as assertivas que seguem a respeito das estratégias de coesão textual empregadas no Texto I.
No fragmento: “A publicidade revela fracasso ao admitir que o êxito do jovem ainda é uma exceção, sem mesmo dizer qual a qualidade de seu curso para dar-lhe chances na vida e condições de ajudar a construir um Brasil melhor.” (2º§), o termo “lhe”:
Analise o emprego da pontuação no fragmento: “Quando o jovem brilhante e bem-sucedido que aparece na publicidade do governo nasceu, a democracia já tinha 20 anos” (3º§).
Avalie as assertivas abaixo acerca do emprego da crase no fragmento “Desde então, o Brasil assistiu a diversas políticas públicas positivas que permitiram aumento substancial no número de vagas no ensino superior, inclusive graças à adoção de cotas raciais e sociais”. (3º§)
Considerando os sentidos autorizados pelo Texto II, analise as assertivas abaixo.
Assinale a alternativa CORRETA em relação à estrutura do período “Quando eu estiver pronto, começo”.
Analise as assertivas que seguem.
Considerando as ideias apresentadas e os sentidos autorizados pelo Texto III, analise as assertivas abaixo.
No excerto “Nosso planeta está vivenciando uma série de eventos climáticos de proporções catastróficas” (1º§), o termo “catastróficas” pode ser substituído, sem alteração de sentido, por:
Analise a acentuação gráfica no excerto “Cientistas, estudantes, políticos e demais membros da sociedade somam esforços para mitigar tais acontecimentos o mais rápido possível” (2º§).
Assinale a alternativa CORRETA a respeito do sinal indicativo de crase no fragmento: plantações comerciais como prestadoras de “serviços indispensáveis à vida humana” (8º§).
Assinale a alternativa cujo fragmento “Conforme o último levantamento publicado pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), em 2020, existem no mundo aproximadamente 4.058.931.000 hectares ocupados com florestas nativas” (3º§) foi reescrito com correção gramatical e respeito à estrutura morfossintática da oração.
Analise as assertivas que seguem.
Analise as assertivas que seguem.
Considere A, B e C três proposições verdadeiras. Qual o valor lógico da proposição D abaixo?
Qual dos itens abaixo corresponde aos valores lógicos (de cima para baixo) da última coluna da tabela-verdade abaixo?
Analise quais os valores lógicos omissos na última coluna da tabela verdade abaixo - e em seguida assinale a alternativa CORRETA.
A proposição { [ ( A B ) → ( B →A) ] B } ↔ (A B ) NÃO é equivalente a ∼ ∧ ∼ ∨ ∼ qual das proposições a seguir?
Qual das alternativas é uma equivalência lógica da proposição abaixo?
Em uma academia com 100 atletas, foi realizada uma pesquisa para identificar a participação nas modalidades de treino de Musculação, Yoga e Natação. Os resultados foram organizados da seguinte forma: 60 atletas praticam Musculação. 45 atletas praticam Yoga. 30 atletas praticam Natação. 25 atletas praticam tanto Musculação quanto Yoga. 15 atletas praticam tanto Musculação quanto Natação. 10 atletas praticam tanto Yoga quanto Natação. 5 atletas praticam as três modalidades. Com base nos dados da pesquisa, quantos atletas NÃO praticam nenhuma dessas modalidades?
Três crianças —Ana, Beatriz e Carlos —participaram de uma campanha de doação de brinquedos. A quantidade de brinquedos doada por Ana está na razão de 2/3 em relação à quantidade doada por Beatriz, e a quantidade de brinquedos doada por Beatriz está na razão de 3/4 em relação à quantidade doada por Carlos. Sabe-se que, juntas, as três crianças doaram um total de 108 brinquedos. Com base nessas informações, quantos brinquedos cada uma das crianças doou?
Três professores —Júlia, Marcos e Felipe —lecionam três matérias distintas: Matemática, História e Ciências. Cada um deles é responsável por uma turma diferente: 5º ano, 6º ano e 7º ano. No entanto, não se sabe inicialmente qual professor ensina cada matéria, nem qual turma está sob sua responsabilidade. Sabe-se que: - O professor de Ciências é responsável pela turma do 6º ano. - Marcos leciona Matemática. - O professor responsável pela turma do 7º ano não é Marcos. - Júlia não leciona Ciências. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que:
Analise cada uma das afirmativas a seguir.
Em uma competição de Matemática, três alunos —Ana, Bruno e Carla —participaram e apresentaram as seguintes notas: - A nota de Ana é o dobro da nota de Bruno. - A soma das notas de Ana e Bruno é igual à nota de Carla. Se a nota de Carla fosse 2 pontos maior, a soma das notas de todos os alunos seria 20 pontos. Considerando as informações acima, qual é a nota de Ana?
O artista da obra destacada é:
De acordo com esse contexto, está CORRETO o que se afirma em:
De acordo com estalt, está CORRETO o que se afirma em:
A pintura encáustica é uma técnica que:
De acordo com esse contexto, está CORRETO o que se afirma em:
Sobre os pincéis, está CORRETO o que se afirma em:
A história da pintura e das artes visuais no Brasil e no mundo é marcada por diversas manifestações artísticas, que acompanham as mudanças na cultura e na sociedade. A partir deste contexto, está CORRETO o que se afirma em:
Qual destes movimentos artísticos se utilizou do ponto como uma técnica de pintura?
Ao usar tinta a óleo, o artista se depara com uma variedade de aplicações e de técnicas que ajudam a garantir o seu sucesso com este material. No contexto das aplicações, suportes e técnicas para pintura, está CORRETO o que se afirma em:
Com relação à descrição dos tipos de tela, está CORRETO o que se afirma em:
A crise da representação, ocorrida no período da Arte Moderna, entre o final do século XIX e começo do século XX, ocasionou um rompimento nas artes: a desconstrução de espaço e tempo, movimento e ordem dos modelos visuais tradicionais. Um dos responsáveis por esta desconstrução, eliminando a representação pictórica composta pelo ilusionismo, profundidade e perspectiva, a fim de trabalhar com o espaço real do plano do quadrado, foi:
O fato histórico que marcou este movimento foi:
As cores quentes e frias também estão associadas às emoções. Por exemplo, para representar pinturas mais alegres e vivas, podemos usar cores quentes, e para representar pinturas tristes, discretas e calmas, podemos usar cores frias. A partir desse contexto, é CORRETO o que se afirma em:
Sobre os pincéis, está CORRETO o que se afirma em:
A história da pintura e das artes visuais no Brasil e no mundo é marcada por diversas manifestações artísticas, que acompanham as mudanças na cultura e na sociedade. A partir deste contexto, está CORRETO o que se afirma em:

























