Analise as assertivas consoante as ideias e os propósitos comunicativos do Texto I. I- O texto defende a ideia de que as mulheres estão se tornando maioria entre os médicos no Brasil, o que representa uma mudança significativa no perfil da profissão. II- O objetivo do texto é informar sobre a mudança no perfil dos médicos no Brasil, destacando o aumento da presença feminina na profissão e suas repercussões. III- O texto fornece dados e análises sobre a feminização da Medicina, apontando para a iminência das mulheres se tornarem minoria entre os médicos no país. IV- O texto pode estimular reflexões sobre questões de equidade de gênero no campo da saúde e em outros setores da sociedade. É CORRETO o que se afirma apenas em:
A oração “desde 2009, as mulheres são maioria entre as egressas das faculdades de Medicina” (5º§) pode ser reorganizada, com correção gramatical e atenção à delimitação dos constituintes oracionais, em:
Releia o fragmento extraído do Texto I e as assertivas apresentadas em sequência. analise “Mulheres devem ser maioria entre médicos no País já a partir deste ano Segundo CFM, são 49,92% dos profissionais e ligeira vantagem masculina deve acabar neste ano; desde 2009, lideram médicas elas entre egressos de cursos de Medicina Elas representam mais de 49% dos profissionais em atuação no Brasil. Na cidade de São Paulo, já são maioria”. I- Os termos “mulheres” e “médicas” constituem uma cadeia coesiva em torno do tema central do texto. II- A repetição do termo “elas”, mencionado no fragmento duas vezes, é um recurso linguístico inadequado, haja vista que provoca repetição desnecessária. III- O emprego do termo “elas” constitui uma retomada pronominal importante na recuperação de termos já mencionados. IV- O emprego do termo “elas” constitui uma retomada por hipônimo, ou seja, de um termo geral para um específico, recurso que colabora para a interligação das partes do texto. V- No fragmento “Na cidade de São Paulo, já são maioria”, há uma elipse do referente, recurso coesivo também importante na construção textual. É CORRETO o que se afirma apenas em:
Observe o emprego das vírgulas no fragmento “Para Lígia Bahia, médica e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a chamada feminização da Medicina é um fenômeno mundial impulsionado pela maior participação das mulheres no mercado de trabalho” (9º§) e as assertivas. analise I- As vírgulas foram empregadas de modo adequado para isolar o aposto “médica e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)”. II- As vírgulas foram empregadas de modo adequado para separar elementos que exercem a mesma função sintática. III- As vírgulas foram empregadas de modo inadequado, já que não se deve separar sujeito e verbo. IV- As duas vírgulas poderiam ser substituídas por travessão. V- Apenas a primeira vírgula poderia ser substituída por travessão. É CORRETO o que se afirma apenas em:
Leia o excerto e analise as assertivas que seguem: “O número de mulheres médicas já é quase metade do total de profissionais no Brasil elas devem superar a quantidade de homens e se e tornar maioria na profissão ainda neste ano, a nova edição do estudo Demografia Médica, divulgada hoje pelo Conselho conforme Federal de Medicina (CFM).” (2º§). I -O termo “conforme” pode ser substituído sem alteração de sentido pelo termo “consoante”, mas não pode ser substituído pelo termo “segundo”. II -Na oração “elas devem superar a quantidade de homens”, o pronome “elas” é empregado como um recurso anafórico, já que retoma um termo anterior. III -Embora a conjunção “e” seja classificada como uma conjunção aditiva, está sendo empregada com valor adversativo. É CORRETO o que se afirma em:
Leia o fragmento e avalie as assertivas que seguem: “Há localidades do País em que as médicas já são maioria, como na cidade de São Paulo, onde elas representam 51,04% da força de trabalho da profissão, com 39.721 profissionais” (4º§) I -Substituindo o verbo “haver” pelo verbo “existir”, o verbo “existir” não será flexionado. II -Substituindo o verbo “haver” pelo verbo “existir”, a forma verbal adequada é “existem”. III -A forma verbal “representam” poderia ser substituída pela forma “representa”, sem prejuízo do sentido e da correção gramatical. É CORRETO o que se afirma em:
A epididimite é a infecção escrotal mais frequente. Dor aguda e inchaço do epidídimo acometido são os sintomas mais frequentes. Sobre a epididimite, assinale a CORRETA.
Sobre a litíase urinária, analise as afirmativas a seguir. I- Cálculos ureterais de até 10mm sem complicações associadas que indiquem intervenção cirúrgica, observação clínica periódica além de terapia medicamentosa expulsava podem ser medidas indicadas inicialmente como opção terapêutica. II- Bicarbonato de sódio por via oral pode ser utilizado como tratamento para dissolução química de cálculos de ácido úrico, com taxas de sucesso que podem atingir 86% em um ano. III- Estudos prospectivos em grandes populações não apontam menor taxa de recorrência de litíase urinária em pacientes com ingesta reduzida de cálcio na dieta. É CORRETO o que se afirma em:
A ereção peniana é um fenômeno fisiológico, que envolve mecanismos neurovasculares e endócrinos, cujo resultado final é o relaxamento da musculatura lisa do pênis, facilitando o influxo de sangue para os corpos cavernosos e promovendo o aumento e a rigidez peniana. A sinergia entre os efeitos psicogênicos e reflexos é importante para a obtenção e manutenção de uma ereção satisfatória. Sobre os mecanismos anátomo-fisiológicos da ereção, analise as afirmativas: I- A ereção ocorre quando os mecanismos alfa-adrenérgicos do sistema nervoso simpático - que mantêm o estado de flacidez peniana - são inibidos pelo estímulo erótico ou sensorial, e ocorre aumento dos sinais excitatórios parassimpáticos, que gera relaxamento do tônus da musculatura lisa das artérias cavernosas, e consequente aumento no fluxo de sangue para os corpos cavernosos. II- O mecanismo de ereção ocorre por aumento do cálcio intracelular na musculatura lisa peniana, promovida por ativação da acetilcolina. III- As fosfodiesterases são enzimas que reduzem a concentração plasmáticas do GMPc, pois convertem o GMPc em GMP, aumentando o cálcio intracelular. É CORRETO o que se afirma em:
Em um paciente com PSA = 9,0 pré-operatório, que foi submetido a Prostatectomia Radical para tratamento de câncer de próstata, o resultado do histopatológico da peça cirúrgica demonstrou Adenocarcinoma de Próstata Gleason 3+4=7, presente em 60% do lobo prostático direito, sem invasão extracapsular, restrito à próstata, com margens cirúrgicas negativas, sem linfonodos acometido pela s doença. Cintilografia óssea negativa para doença metastática. Sobre o caso acima, assinale a alternativa CORRETA.
Paciente de 60 anos, em consulta de rotina para acompanhamento de hiperplasia prostática benigna, apresenta jato urinário fraco, sensação de esvaziamento vesical incompleto na maioria das vezes, noctúria e gotejamento pós-miccional. Sobre o caso, assinale a alternativa CORRETA.
O fator de risco mais comumente presente em pacientes com câncer de bexiga é:
Sobre o tratamento do câncer de bexiga não músculo-invasivo, assinale a alternativa CORRETA.
Qual das situações abaixo é melhor indicação para Litotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque?
Para pacientes com hipercalciúria idiopática, o melhor tratamento para prevenir recorrência de litíase urinária é:



















