São sinais de abstinência em relação ao uso do crack, EXCETO:
Segundo o sistema classificatório da última edição do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, existem dois tipos de apresentação clínica da anorexia nervosa; assinale-os.
Sobre a reforma psiquiátrica, assinale a afirmativa correta.
A demência é uma doença mental que se caracteriza pelo prejuízo cognitivo que pode incluir alterações de memória, desorientação em relação ao tempo e ao espaço, realização de tarefas complexas, dentre outras manifestações. Na demência conhecida como doença de Alzheimer, o paciente pode apresentar, EXCETO:
Sobre os transtornos psicóticos, é INCORRETO afirmar que:
São características de um paciente com quadro de delirium, EXCETO:
O cloridrato de fluoxetina é um medicamento antidepressivo que pertence à classe dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina. Sobre os seus efeitos colaterais, é correto afirmar que:
“Constitui em uma resposta retardada ou protraída a uma situação ou evento estressante (de curta ou longa duração), de natureza excepcionalmente ameaçadora ou catastrófica, e que provocaria sintomas evidentes de perturbação na maioria dos indivíduos. Fatores predisponentes, tais como certos traços de personalidade (por exemplo compulsiva, astênica), ou antecedentes do tipo neurótico, podem diminuir o limiar para a ocorrência da síndrome ou agravar sua evolução; tais fatores, contudo, não são necessários ou suficientes para explicar a ocorrência da síndrome. Os sintomas típicos incluem a revivescência repetida do evento sob a forma de lembranças invasivas (“flashbacks”), de sonhos ou de pesadelos; ocorrem em um contexto durável de “anestesia psíquica” e de embotamento emocional, de retraimento com relação aos outros, insensibilidade ao ambiente, anedonia, e de evitação de atividades ou de situações que possam despertar a lembrança do traumatismo.” Assinale a alternativa que corresponde ao transtorno descrito anteriormente.
“Caracterizado essencialmente por ideias obsessivas ou por comportamentos compulsivos recorrentes. As ideias obsessivas são pensamentos, representações ou impulsos, que se intrometem na consciência do sujeito de modo repetitivo e estereotipado. Em regra geral, elas perturbam muito o sujeito, o qual tenta, frequentemente, resistir-lhes, mas sem sucesso. O sujeito reconhece, entretanto, que se trata de seus próprios pensamentos, mas estranhos à sua vontade e, em geral, desprazerosos.” Refere-se ao Transtorno:
“A queixa predominante é uma dor persistente, intensa e angustiante; dor não explicável inteiramente por um processo fisiológico ou um transtorno físico, ocorrendo em um contexto de conflitos emocionais e de problemas psicossociais suficientemente importantes para permitir a conclusão de que eles sejam a causa essencial do transtorno. O resultado é, em geral, uma maior atenção em suporte e assistência quer seja pessoal, quer seja médica. Uma dor considerada como psicogênica, mas ocorrendo no curso de um transtorno depressivo ou de uma esquizofrenia não deve ser aqui classificada.” As informações se referem ao Transtorno:
As alucinações são um conceito antigo na psiquiatria, introduzido por Esquirol (1772-1840) como percepção sem objeto, e, também, referenciada como uma alteração na percepção dos sentidos (visual, auditiva, olfativa etc.). Assinale uma comorbidade em que NÃO são esperadas presenças de alucinações.
Os benzodiazepínicos são um grupo de medicamentos que vêm ganhando atenção mundial. O seu uso e abuso são motivos de preocupação de entidades médicas, sendo a sua penetração na cultura popular visível, através de memes e citações em produções artísticas. NÃO se refere a um efeito colateral dos benzodiazepínicos:
O tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. O Brasil, desde 2002, conta com o Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Neste programa, a medicação preconizada para uso em pacientes que desejam interromper o tabagismo é a bupropiona. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
Analise os sintomas relacionados:
O DSM-5 lista 22 categorias principais de transtornos mentais, abrangendo mais de 150 doenças diferentes. Trata-se de um transtorno categorizado como disruptivo, do controle dos impulsos e da conduta:
Em sua segunda edição, a escala desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) conhecida como WHO Disability Assessment Schedule (WHODAS 2.0) é utilizada para medir a avaliação de incapacidade. Acerca da WHODAS 2.0, é correto afirmar que:
O conhecimento de conceitos neuroanatômicos é fundamental na investigação dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente. Refere-se a déficit neuropsicológico associado ao dano no hemisfério direito:
Os testes projetivos de personalidade, em comparação com instrumentos objetivos de avaliação, são mais indiretos e não estruturados. As instruções costumam ser de natureza geral, permitindo a expressão das fantasias do paciente. Trata-se de um teste projetivo de personalidade:
Relatórios recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o gasto mundial decorrente de transtornos mentais pode chegar a 16 trilhões de dólares entre 2010 e 2030. O transtorno psiquiátrico mais prevalente ao longo da vida se refere a:
A acatisia é um efeito colateral associado a um grupo específico de psicofármacos. É possível afirmar que:
A Síndrome de Abstinência do Álcool se constitui por um conjunto de sinais e sintomas que se manifestam em pessoas que interrompem o consumo após longos períodos e intenso uso. Trata-se de um sintoma da Síndrome de Abstinência Leve:
Segundo o Relatório da ONU de 2019, “o suicídio já ultrapassou o homicídio em número de mortes entre os jovens e, por ano, mata mais pessoas no mundo do que guerras. A estimativa atual é de que 800 mil pessoas morrem por ano de suicídio no mundo – uma a cada 40 segundos”. NÃO se trata de um fato de risco para suicídio:
Uma gestante classificada como pré-natal de baixo risco é identificada com necessidade de uso de psicofármacos para tratamento de transtornos relacionados ao sono, além de ansiedade e pensamentos negativos em relação à gravidez. Assinale, a seguir, a melhor escolha medicamentosa para o quadro hipotético.
Analise as patologias relacionadas a seguir:
“Em 2016, a taxa de suicídio chegou a 5,8 por 100 mil habitantes, com notificação de 11.433 mortes.” Assinale, a seguir, o transtorno psiquiátrico que mais se relaciona com o suicídio.
Assinale, a seguir, a escolha medicamentosa de 1ª linha para tratamento medicamentoso de depressão em idosos.
“_________________ apresenta sintomas de lenificação, esquecimento e prejuízo da atenção, mas que não têm causa orgânica e são costumeiramente causados por uma depressão.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Na década de 80 foram divulgados critérios para um subtipo de esquizofrenia que, atualmente, é conhecido como esquizofrenia deficitária. São critérios de diagnóstico para esquizofrenia deficitária, EXCETO:
Os sintomas de Kurt Schneider foram propostos em 1948 e significaram um grande avanço no diagnóstico de esquizofrenia. Trata-se de um sintoma de primeira ordem:
































