Com base na Portaria no 2.436, de21/09/2017 (Política Nacional de Atenção Básica que estabelece a revisão de diretrizes para a organização da atenção básica no âmbito do Sistema Único de Saúde), compete às Secretarias Municipais de Saúde a coordenação do componente municipal da atenção básica, no âmbito de seus limites territoriais, de acordo com apolítica, diretrizes e prioridades estabelecidas, sendo responsabilidade dos Municípios e do Distrito Federal:
I Organizar, executar e gerenciar os serviços e ações de atenção básica, de forma universal, dentro do seu território, incluindo-as unidades próprias e as cedidas pelo estado e pela União.
II Programar as ações da atenção básica, a partir de sua base territorial, de acordo comas necessidades de saúde identificadas em sua população, utilizando instrumento de programação nacional vigente.
III Organizar o fluxo de pessoas, inserindo-as em linhas de cuidado, instituindo e garantindo os fluxos definidos na rede de atenção à saúde, entre os diversos pontos de atenção de diferentes configurações tecnológicas, integrados por serviços de apoio logístico, técnico e de gestão, para garantir a integralidade do cuidado.
IV Definir e rever, periodicamente, de forma pactuada, na Comissão IntergestoresTripartite (CIT), as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica. Estão corretas:
O conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso, em todos os níveis de complexidade do sistema, previsto na Lei no 8.080, de 1990,corresponde ao princípio da:
A direção do Sistema Único de Saúde(SUS) é única, sendo exercida em cada esfera de governo pelos seguintes órgãos:
I No âmbito da União, pela Agência de Vigilância Sanitária.
II No âmbito dos Estados e do Distrito Federal, ela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente.
III No âmbito dos Municípios, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente.
IV Os municípios poderão constituir consórcios para desenvolver, em conjunto, as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam. No entanto, não se aplica aos consórcios administrativos intermunicipais o princípio da direção única, e os respectivos atos constitutivos disporão sobre sua observância. Estão corretas:
:Nos termos do que dispõe a Constituição Federal de 1988, identifique a opção correta.
Com relação ao que dispõe a Lei Orgânica da Saúde * Lei no 8.080, de 1990,assinale a opção correta.
A Lei Complementar no 141, de13/01/2012, determina que serão consideradas despesas com ações e serviços públicos de saúde as referentes
A Conferência da Saúde, prevista na Lei no 8.142, de 1990, reunir-se-á a cada:
De acordo com a Lei no 8.142, de28/12/1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS e sobre as transferências intergovernamentais dê recursos financeiros na área de saúde, e dá outras providências, os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como:
Nos termos do Decreto nº 7.508, de 28 dejunjo de 2011, o espaço geográfico contínuo, constituído por agrupamentos de municípios limítrofes e delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde, corresponde à(ao):
Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde * SUS poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada. Nesse caso,
Na prática clínica nos deparamos frequentemente com pacientes portadores debronquiectasias. Em relação a isso,
Na prática clínica nos deparamos frequentemente com pacientes com derrame pleural (DP). Relativamente a esse fato,
Diante de um paciente com derrame pleural, diferenciar o padrão do líquido pleural entre transudato e exsudato é fundamental para o seguimento investigativo e terapêutico. Diante disso, identifique a opção correta:
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica(DPOC) está entre as quatro principais causas de morte em todo o mundo. Sobre o tratamento farmacológico da DPOC,
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica(DPOC) tem como principal causa o tabagismo. Sobre o tratamento farmacológico da DPOC,
A diretriz internacional para o manejo e tratamento do paciente DPOC (GOLD) utiliza a classificação ABCD para melhor estabelecer a estratégia terapêutica. Sobre a classificação ABCD utilizada no paciente portador de DPOC, tem-se:
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica(DPOC) apresenta altos índices de morbimortalidade. Sobre o paciente DPOC exacerbado, sabe-se que:
Estima-se que existam mais de 300 milhões de pessoas com asma em todo o mundo. No paciente portador de asma,
A asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica caracterizada por sintomas respiratórios como dispneia, tosse e sibilância . Sobre o paciente portador de asma, identifique-a opção correta:
A asma é uma doença pulmonar crônica que quando não conduzida adequadamente eleva o número de exacerbações e morte. Em uma exacerbação grave da asma, tem-se :
A diferenciação entre asma e DPOC pode ser desafiadora, principalmente em tabagistas e em idosos. Alguns pacientes podem apresentar características clínicas tanto de asma quanto de DPOC. Diante de um paciente portador da associação de asma e DPOC, sabe-se que:
Na prática clínica as micoses pulmonares são doenças frequentes no Brasil. Em relação a isso, é correto afirmar:
Na prática clínica dos ambulatórios e nos serviços de emergência, frequentemente nos deparamos com pacientes com sinais e sintomas de pneumonia adquirida na comunidade (PAC). Diante disso,:
A pneumonia adquirida na comunidade(PAC) é muito frequente na prática médica nos serviços de emergência. Relativamente a esse fato,
A tuberculose pulmonar é doença frequente na prática diária brasileira. Foram estimados em 2014 quase 10 milhões de novos casos e 1,5 milhão de óbitos por essa doença em todo o mundo. Em relação a essa doença, sabe-se que
Na síndrome de derrame pleural a tuberculose pleural sempre deve ser lembrada nos casos de padrão exsudativo. Considerando esse fato, identifique a opção correta:
O estudo funcional pulmonar é um importante exame complementar utilizado no diagnóstico e seguimento das doenças pulmonares. Assim, pode-se afirmar que:
O tromboembolismo pulmonar (TEP) é uma síndrome clínica e fisiopatológica que resulta da oclusão da circulação arterial pulmonar por um ou mais êmbolos. A identificação dos fatores de risco associado à história clínica são etapas fundamentais para a suspeição diagnóstica. Diante disso, a opção correta é:
A Silicose é a pneumoconiose mais prevalente no Brasil e no mundo. Com relação a essa doença, é correto afirmar que:
O tabagismo é uma doença crônica recorrente e a principal causa de morte evitável em todo mundo. Com relação à doença,
O Câncer de pulmão é a principal causa de morte por neoplasia entre homens e mulheres em todo mundo. Identifique a opção correta:
Sarcoidose é uma doença sistêmica granulomatosa de etiologia desconhecida. Com relação à doença tem-se:
O diagnóstico de sarcoidose só pode ser estabelecido após a exclusão de causas conhecidas de inflamação tecidualgranulomatosa. Diante disso,
A lavagem bronco alveolar (LBA) é um procedimento utilizado para investigação de doenças pulmonares intersticiais difusas. Sabe-se que
A Pneumonite de Hipersensibilidade (PH)engloba um grupo de doenças pulmonares causadas pela inalação de vários materiais antigênicos. Com relação à doença, tem-se:
A Fibrose Pulmonar Idiopática é uma pneumonia intersticial fibrosante crônica, de etiologia incerta. Com relação à doença é correto afirmar que
Com relação à Fibrose pulmonar Idiopática (FPI) sabe-se que:
A broncoscopia é ferramenta diagnóstica e terapêutica indispensável em inúmeras patologias pulmonares. Em relação a essa ferramenta, a opção correta é.
Nódulo pulmonar é uma opacidade bem definida, arredondada com até 3 cm de diâmetro. Alguns critérios são usados na Tomografia Computadorizada para determinar maior ou menor possibilidade de malignidade dos nódulos. Identifique a opção incorreta:


















