Complete as lacunas abaixo e assinale a alternativa CORRETA :
Sabendo que o papiloma nasossinusal estende-separa seios paranasais, ducto nasolacrimal e órbita,a origem deste é:
Em relação ao exame citológico nasal do paciente na Rinite alérgica, assinale a alternativa INCORRETA:
Em relação à epistaxe, assinale a alternativa INCORRETA:
Em relação às complicações orbitárias pré septais, pós rinossinusite, assinale a alternativa INCORRETA:
Sobre a mastoidite com abscesso de Bezold, assinale a alternativa CORRETA:
Em relação ao barotrauma otológico, assinale a alternativa INCORRETA:
O tipo de curva audiométrica na presbiacusia mecânica ou condutiva coclear é:
A fratura do osso temporal mais comum após um trauma fechado é a do tipo:
Sobre as lesões pré malignas de laringe, assinale a alternativa INCORRETA:
O local de lesão laríngea que apresenta um comportamento mais agressivo com maiores índices de metástases linfonodais cervicais é:
A causa mais comum de estridor inspiratório em lactentes é:
Em relação à laringomalacia, assinale a alternativa INCORRETA:
Em relação ao hemangioma subglótico, assinale a alternativa INCORRETA:
Assinale a causa mais frequente de paralisia do nervo laríngeo superior em adultos:
Em relação ao refluxo gastroesofagofaríngeo,assinale a alternativa INCORRETA:
Em relação aos abscessos periamigdalianos, assinale a INCORRETA:
A (as) glândula (as) salivar (es) mais acometida(as) na sialoadenite bacteriana aguda no adulto é(são):
O principal diagnóstico diferencial da aplasia de Michel é:
A ausência do reflexo estapédico é observada nos seguintes casos:
O diagnóstico do colesteatoma é prioritariamente clínico, mas a tomografia computadorizada das mastoides auxilia na avaliação do comprometimento da orelha média por essa doença. As alterações radiológicas que podem estar presentes no colesteatoma são, EXCETO:
Considere as seguintes afirmações e assinale a alternativa correta:
Considerando aos níveis de prevenção e suas ações, relacione as colunas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
| 1 - Promoção à saúde. | ( ) Rastreio de câncer de mama. |
| 2 - Proteção específica. | ( ) Imunização. |
| 3 - Prevenção secundária. | ( ) Reinserção social deportador de transtorno mental. |
| 4 - Prevenção terciária. | ( ) Alimentação adequada. |
Considerando princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, relacione as sentenças abaixo e assinale a alternativa com a sequência correta:
| 1 – Integralidade |
| 2 – Equidade |
| 3 – Hierarquização |
| 4 – Regionalização |
| 5 – Descentralização |
| 6 – Universalidade |
| ( ) | no Brasil, houve clara opção preferencial pela municipalização da saúde; |
| ( ) | a atenção à saúde inclui tanto os meios curativos quanto os preventivos; tanto os individuais quanto os coletivos; |
| ( ) | quanto mais bem estruturado for o fluxo de referência e contra referência entre os serviços de saúde, melhor a eficiência e eficácia dos mesmos; |
| ( ) | é o acesso às ações e serviços de saúde garantida a todas as pessoas; |
| ( ) | reconhecer que existem disparidades sociais e regionais, e atuar de forma minimizá-las; |
| ( ) | cada serviço de saúde possui uma área de abrangência e tem responsabilidade sanitária pela saúde daquela população |
Considerando a Lei nº 8.142/1990, em relação a participação da sociedade no Sistema Único de Saúde, registre V para verdadeiro ou F para falso nas sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
( ) as Conferências de Saúde ocorrem a cada quatro anos em todos os níveis de gestão, e são compostas por usuários e gestores;
( ) as Conferências de Saúde avaliam a situação de saúde e propõem as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes;
( ) os Conselhos de Saúde são órgãos permanentes e não deliberativos que fazem parte da estrutura das secretarias de saúde dos municípios, estados e do governo federal;
( ) as atividades do Controle Social são desenvolvidas para fiscalizar e acompanhar as ações e políticas de saúde no SUS;
( ) o Controle Social determina as ações prioritárias que serão desenvolvidas, bem como, as regras de repasse financeiro da federação para os estados e municípios.
É possível prover ações e serviços de saúde com garantia de acesso equânime, atenção integral, de qualidade, humanizada e em tempo adequado,através de:
A vigilância epidemiológica tem como uma de suas principais tarefas a notificação de casos. Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas com relação à notificação de uma doença ou agravo, e assinale a alternativa correta:
( ) deve-se notificar a simples suspeita da doença;
( ) a notificação tem caráter sigiloso;
( ) a ocorrência de casos novos de uma doença ou agravo (transmissível ou não) indica que a população não está sob risco;
( ) os casos de violência contra a mulher que forem atendidos em serviços de saúde, públicos ou privados, podem ser notificados, caso a usuária permita;
( ) a vigilância epidemiológica e a vigilância em saúde contribuem para o planejamento e a tomada de decisões dos gestores da saúde em nível federal, estadual e municipal.
Considerando a Vigilância em Saúde, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta:
O Pacto pela Saúde de 2006 é um conjunto de reformas institucionais do Sistema Único de Saúde. Assinale a alternativa correta:
Considerando a Portaria n° 3.194/2017, que dispõe sobre o Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no Sistema Único de Saúde, assinale a alternativa INCORRETA:
Os Sistemas de Informações de Saúde desempenham papel relevante para a organização dos serviços. Analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:



















