“Os velhos invejam a saúde e o vigor dos moços,estes não invejam o juízo e a prudência dos velhos: uns conhecem o que perderam, os outros desconhecem o que lhes falta.” (Marquês de Maricá)
Assinale a alternativa que representa a colocação pronominal do vocábulo em destaque:
Complete as lacunas abaixo e assinale a alternativa correta:
Recém-nascido a termo apresenta-se, imediatamente após o nascimento, pálido e flácido. Os passos iniciais são adotados, mas permanece flácido, sem respiração espontânea e frequência cardíaca (FC) de 40 bpm. Diante de NÃO resposta é adequado instituir:
Recém-nascido submetido à reanimação na sala de parto é transportado para Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN) entubado, ventilado manualmente através de cânula e balão com oxigênio a 100%. Ao exame encontra-se desconfortável, saturação de oxigênio 80% e ausculta pulmonar revelando murmúrio vesicular ausente à direita. Como procedimento de triagem emergencial, nessa situação, deve-se proceder a:
Recém-nascido, com idade gestacional 33 semanas, durante os cuidados na sala de parto,após o recém-nascido ter sido entubado, foi indicada a ventilação mecânica manual em “T”.Os parâmetros iniciais de ajuste devem ser defluxo, pressão inspiratória aplicada a cada ventilação (Pinsp), pressão positiva ao final da expiração (PEEP), frequência respiratória (FR) e concentração de oxigênio, respectivamente de:
O controle de infecção relacionada ao uso do cateter vascular central (CVC) é de extrema importância e para tal é recomendável, seguindo evidências científicas, a adoção da seguinte prática:
O manejo terapêutico do recém-nascido em crise adrenal aguda requer correção urgente de problemas como:
Recém-nascido, a termo, com 7 dias de vida, em bom estado geral e em aleitamento materno exclusivo é encaminhada para unidade de saúde afim de iniciar acompanhamento. Mãe informa que o cariótipo fetal indicava 46,XX. O exame da genitália externa revela aumento do clitóris,grandes lábios rugosos e parcialmente fundidos e seio urogenital comum, ao invés de orifícios uretral e vaginal individualizados. Considerando a hipótese de hiperplasia adrenal congênita, a alternativa que mostra a deficiência enzimática mais provável, para o quadro é:
Recém-nascidos prematuros com Persistência do Canal Arterial NÃO estão propensos a maior:
Recém-nascido apresenta quadro clínico de pneumotórax hipertensivo e o diagnóstico está confirmado. É situação de urgência que necessita de intervenção imediata. O local adequado para a punção e drenagem percutânea é o:
Considerando a magnitude das repercussões sobre o concepto a partir de infecções adquiridas pela gestante, faz-se necessário o conhecimento sobre tais afecções e a vigilância permanente sobre essas mulheres. Em relação à infecção pelo vírus Zica podemos afirmar que o período de incubação da infecção nos hospedeiros humanos é de:
A atresia das vias biliares extra-hepáticas (AVBEH) constitui a principal causa de transplante hepático em crianças. Sobre essa anormalidade é INCORRETO afirmar que:
A melhor escolha visando confirmar ou afastar a possibilidade de atresia das vias biliares extra hepáticas em um recém-nascido é:
Sobre as crises convulsivas neonatais, os fatores etiológicos mais comuns, na ordem do de maior frequência para o de menor frequência são:
O uso racional de oxigênio suplementar na sala departo é preconizado em decorrência do conhecimento das variações da saturação da oxi-hemoglobina nos primeiros minutos de vida.Segundo normativas do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria, a saturação do oxigênio, entre o 1º. e o 10º. minutos de vida, entre neonatos sadios e a termo, varia de:
Recém-nascido com 36 semanas de idade gestacional, parto vaginal, mãe febril, 24 horas de bolsa rota e não recebeu antibiótico. Apresenta dificuldade respiratória e hipoatividade desde 3 horas de vida. Realizada triagem para infecção. A hemocultura colhida foi positiva e o germe mais provável é:
Recém-nascido de mãe com pré-natal irregular e sorologia VDRL 1:4 na admissão da maternidade.Tem histórico de tratamento nos últimos 30 dias através de duas aplicações de 2400.000 UI de penicilina benzatina em duas semanas consecutivas. Criança apresenta taquipneia leve após o nascimento, hepatoesplenomegalia,periostite no úmero e fêmur. Avaliação liquórica não realizada. VDRL no sangue periférico 1:32. Aconduta para essa criança é:
A administração de soluções adocicadas, por via oral, em recém nascidos, para alívio de dor aguda em procedimentos de rotina nas Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais, causam liberação de opioides endógenos os quais possuem propriedades analgésicas intrínsecas. Nesses casos, podemos utilizar, dois minutos antes, na porção anterior da língua:
Recém-nascido a termo, nasceu bem e foi encaminhado com sua mãe ao alojamento conjunto. Com 24 horas de vida apresentou hipoatividade, vômito e distensão abdominal. Mãe teve tempo de bolsa rota superior a 24 horas. Diante da suspeita de sepse precoce a melhor conduta, dentre as abaixo, para o momento é:
Sobre a Retinopatia da Prematuridade (ROP) pode-se afirmar que:
Recém-nascido a termo, pesando 2500g, no alojamento conjunto, 3º. dia de vida, bem, sem anormalidades clínicas e em condições de alta da maternidade. Realizado teste da oximetria de pulso (“coraçãozinho”) que revelou saturação de oxigênio 92% na mão direita e de 91% no pé direito. A conduta CORRETA é:
Considere as seguintes afirmações e assinale a alternativa correta:
Considerando aos níveis de prevenção e suas ações, relacione as colunas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta
| 1 - Promoção à saúde. | ( ) Rastreio de câncer de mama. |
| 2 - Proteção específica. | ( ) Imunização. |
| 3 - Prevenção secundária. | ( ) Reinserção social deportador de transtorno mental. |
| 4 - Prevenção terciária. | ( ) Alimentação adequada. |
Considerando princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, relacione as sentenças abaixo e assinale a alternativa com a sequência correta:
| 1 – Integralidade |
| 2 – Equidade |
| 3 – Hierarquização |
| 4 – Regionalização |
| 5 – Descentralização |
| 6 – Universalidade |
| ( ) | no Brasil, houve clara opção preferencial pela municipalização da saúde; |
| ( ) | a atenção à saúde inclui tanto os meios curativos quanto os preventivos; tanto os individuais quanto os coletivos; |
| ( ) | quanto mais bem estruturado for o fluxo de referência e contra referência entre os serviços de saúde, melhor a eficiência e eficácia dos mesmos; |
| ( ) | é o acesso às ações e serviços de saúde garantida a todas as pessoas; |
| ( ) | reconhecer que existem disparidades sociais e regionais, e atuar de forma a minimizá-las; |
| ( ) | cada serviço de saúde possui uma área de abrangência e tem responsabilidade sanitária pela saúde daquela população |
Considerando a Lei nº 8.142/1990, em relação a participação da sociedade no Sistema Único de Saúde, registre V para verdadeiro ou F para falso nas sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
| ( ) | as Conferências de Saúde ocorrem a cada quatro anos em todos os níveis de gestão, e são compostas por usuários e gestores; |
| ( ) | as Conferências de Saúde avaliam a situação de saúde e propõem as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes; |
| ( ) | os Conselhos de Saúde são órgãos permanentes e não deliberativos que fazem parte da estrutura das secretarias de saúde dos municípios, estados e do governo federal; |
| ( ) | as atividades do Controle Social são desenvolvidas para fiscalizar e acompanhar as ações e políticas de saúde no SUS; |
| ( ) | o Controle Social determina as ações prioritárias que serão desenvolvidas, bem como, as regras de repasse financeiro da federação para os estados e municípios |
É possível prover ações e serviços de saúde com garantia de acesso equânime, atenção integral, de qualidade, humanizada e em tempo adequado, através de:
A vigilância epidemiológica tem como uma de suas principais tarefas a notificação de casos.Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas com relação à notificação de uma doença ou agravo, e assinale a alternativa correta:
| ( ) | deve-se notificar a simples suspeita da doença; |
| ( ) | a notificação tem caráter sigiloso; |
| a ocorrência de casos novos de uma doença ou agravo (transmissível ou não)indica que a população não está sob risco; | |
| ( ) | os casos de violência contra a mulher que forem atendidos em serviços de saúde, públicos ou privados, podem ser notificados, caso a usuária permita; |
| ( ) | a vigilância epidemiológica e a vigilância em saúde contribuem para o planejamento e a tomada de decisões dos gestores da saúde em nível federal, estadual e municipal. |
Considerando a Vigilância em Saúde, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta:
O Pacto pela Saúde de 2006 é um conjunto de reformas institucionais do Sistema Único de Saúde. Assinale a alternativa correta:
Considerando a Portaria n° 3.194/2017, que dispõe sobre o Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no Sistema Único de Saúde, assinale a alternativa INCORRETA:
Os Sistemas de Informações de Saúde desempenham papel relevante para a organização dos serviços. Analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:






















