A seguir, são apresentadas características de diferentes gêneros textuais. Analise-as com atenção: I. São utilizados para compartilhar informações, pesquisas e dados de cunho científico. II. Pertence ao domínio jornalístico e tem como finalidade o relato de fatos e acontecimentos, tendo como referencial a realidade. III. Trata-se de um tipo de texto dissertativo-argumentativo no qual o autor apresenta seu ponto de vista sobre determinado tema. IV. Apresentam uma linguagem explicativa, didática e, por isso, mais abrangente, distinguindo-se, portanto, da linguagem especializada característica de textos estritamente acadêmicos. É característica do gênero textual ao qual pertence "Brasil se prepara para produzir combustível sustentável de aviação":
Assinale a alternativa que apresenta corretamente, entre parênteses, a classificação da relação de sentido indicada à sua respectiva sentença:
Analise as relações coesivas no texto e indique o referente de cada um dos termos anafóricos apresentados a seguir: I. fabricante de São José dos Campos (sexto parágrafo) a. Embraer b. companhia II. problema ainda não resolvido (quinto parágrafo) a. O querosene fóssil é uma mistura de hidrocarbonetos de vários tipos b. O querosene fóssil é uma mistura de hidrocarbonetos de vários tipos e leva em geral entre 10% e 25% de aromáticos, considerados poluentes (primeiro parágrafo) III. O primeiro voo transatlântico de uma grande aeronave comercial a não usar uma gota sequer do querosene de aviação de base fóssil a. Londres a Nova York b. Boeing 787 da companhia aérea britânica Virgin Atlantic IV. esse volume (oitavo parágrafo) a. Em 2023, foram produzidos mais de 600 milhões de litros de SAF, o dobro do ano anterior, de acordo com a Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata). A produção deve triplicar este ano. b. 600 milhões de litros Assinale a alternativa que apresenta a correta associação:
Os trechos a seguir foram retirados do texto e tiveram a sua pontuação alterada. Assinale a alternativa na qual mesmo com essa alteração, a sentença continua de acordo com as normas gramaticais, isto é, as mudanças não causaram prejuízo à sentença:
A partir da leitura atenta do texto, analise as afirmações a seguir. Marque V, para verdadeiro, e F, para falso: (__ ) Embora esteja em pleno crescimento, a produção de SAF ainda é insuficiente para abastecer a demanda mundial. (__ ) A preocupação com a produção do SAF neste momento da história é que esse combustível ainda não é considerado seguro. (__ ) O Brasil pode se apresentar como uma potência na produção do combustível sustentável, exclusivamente porque é um país no qual há muita matéria-prima. (__ ) Já foram realizados voos nacionais brasileiros abastecidos exclusivamente com o combustível sustentável. (__ ) A necessidade de emprego de combustíveis fósseis é um problema ainda sem solução no cenário internacional de aviação. Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta:
Em um concurso, a nota final do candidato é obtida a partir da nota da prova escrita, que tem peso de 50%; da nota da prova prática, que tem peso de 40%; e da nota de currículo, que tem peso de 10%. Um candidato que obteve nota 5,0 em currículo e nota 7,0 na prova escrita, para obter nota final igual a 7,0, precisa de uma nota na prova prática, pelo menos, igual a:
Lucas, Marina e Leandro foram caminhar em uma pista. Eles combinaram que cada um caminharia no seu ritmo. Partiram todos juntos. Lucas levou 12 minutos para dar uma volta completa. Já Marina levou 18 minutos e Leandro levou 15 minutos. Se eles mantiverem a caminhada constante e apenas pararem quando todos se encontrarem simultaneamente no mesmo ponto de partida, pode-se afirmar que a quantidade de voltas que Leandro terá percorrido até eles pararem é de:
Uma senha formada por um número de 4 dígitos distintos deve ser criada com os algarismos de 1 a 6. Se a senha deve formar necessariamente um número par, pode-se afirmar que o número de senhas diferentes que podem ser criadas é:
Um certo tipo de bobina de aço inox tem 1kg de fio. Sabe-se que cada metro desse tipo de fio de aço equivale a 5 gramas. Essa bobina será usada para fazer certo tipo de peça que utiliza 0,5 metro desse fio. Pode-se afirmar que a quantidade de peças que podem ser produzidas com essa bobina é de:
Para vistoriar 300 equipamentos, são necessários 5 funcionários trabalhando 8 horas por dia, durante 3 dias. Considerando que todos os funcionários tenham o mesmo ritmo de trabalho, pode-se afirmar que essa mesma quantidade de equipamentos seria vistoriada em 6 dias, por 3 funcionários, se eles trabalhassem diariamente:
Sobre os aplicativos do Google Workspace, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação verdadeira:
Analise as afirmações a seguir: I. O armazenamento na nuvem permite que os dados sejam armazenados em servidores remotos, sem limites de armazenamento. Já o armazenamento local é limitado pela capacidade de armazenamento de um dispositivo físico local, como um disco rígido SSD. II. O Adobe Reader pode editar o conteúdo de arquivos PDF, permitindo, inclusive, a remoção de conteúdo dos arquivos sem a necessidade de software ou assinaturas adicionais. III. Hardware é o conjunto de componentes físicos de um sistema de computador, como teclado, mouse e monitor, enquanto software consiste nos programas que rodam em um computador. É correto o que se afirma em:
Analise as afirmações a seguir: I. O _____ é desenvolvido pela Google, sendo usado em dispositivos de vários fabricantes. II. O _____ é desenvolvido pela Apple, sendo de uso exclusivo em dispositivos fabricados pela empresa. III. Tanto o Android quanto o iOS são sistemas operacionais _____, que são projetados com objetivos como otimização da eficiência energética e usabilidade em dispositivos com telas sensíveis ao toque. Assinale a alternativa que correta e respectivamente preenche as lacunas nos excertos:
Analise as afirmações a seguir: I. Um navegador, como o Firefox, permite ao usuário acessar a internet e visualizar páginas da web, enquanto um Sistema Operacional como o Windows 10 fornece a plataforma para executar aplicativos, incluindo navegadores. II. A LGPD é uma lei mundial, criada em 2010 e aplicada no Brasil desde 2018, que visa proteger a privacidade e os dados pessoais dos indivíduos, regulamentando como as empresas podem coletar, usar e armazenar dados pessoais. III. Intranet é similar à internet, apenas se distingue por sempre utilizar o protocolo HTTPS, tornando-a mais segura. É correto o que se afirma em:
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação que configura uma prática recomendada para aumentar a segurança da informação em ambientes digitais:
Conforme a Lei Complementar n.° 1453/2014, analise as afirmativas a seguir e registre V, para verdadeiras e F, para falsas: (__ ) O serviço de reeducação e reabilitação profissional tem por objetivo reeducar e readaptar os servidores que estão em licença prolongada para tratamento de saúde, bem como dos aposentados por invalidez, quando houver possibilidade de retorno às suas atividades funcionais. (__ ) Após a criação do Regime Próprio de Previdência Social dos servidores públicos de Guabiruba, cada cota do salário família corresponderá a uma percentagem de 10% (dez por cento) sobre o menor padrão de vencimento pago pelo Município e será devido a partir da data em que for protocolado o requerimento, se devidamente instruído. (__ ) O Poder Legislativo, o Poder Executivo, suas Autarquias e Fundações Públicas, por seus órgãos, mediante contratos, convênios ou com outras instituições, deverão prestar serviços de assistência médica, odontológica, laboratorial, hospitalar e farmacêutica aos servidores ativos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Em conformidade com a Lei Orgânica do Município de Guabiruba, analise os itens a seguir: I. As Áreas de Preservação Permanente, de relevante interesse ecológico e de proteção ambiental, poderão ser transferidas a particulares, a qualquer título. II. Fica ocasionalmente permitida a remessa de resíduos de produtos químicos orgânicos e inorgânicos nos rios e mananciais d'água localizados no Município. III. Fica expressamente proibido o depósito de lixo radioativo de qualquer espécie no território do Município. É correto o que se afirma em:
Ao que compete à consulta popular, segundo a Lei Orgânica do Município de Guabiruba, analise as afirmativas a seguir: I. A consulta popular deverá ser realizada sempre que a maioria absoluta dos membros da Câmara Municipal ou pelo menos 25% (vinte e cinco por cento) do eleitorado inscrito no município, no distrito ou no bairro, com a identificação do título eleitoral, apresentar proposição nesse sentido. II. A votação será organizada e executada pelo Poder Executivo no prazo de 02(dois) meses após a apresentação da proposição, adotando-se cédula oficial que conterá as palavras "SIM" e "NÃO", indicando, respectivamente, a aprovação ou rejeição da proposição. III. A proposição será considerada aprovada se o resultado lhe tiver sido favorável, pelo voto da maioria dos eleitores que compareceram às urnas, em manifestação a que se tenham apresentado pelo menos 65% (sessenta e cinco por cento) dos eleitores envolvidos. É correto o que se afirma em:
De acordo com a Lei n.° 1458/2014, em seu art.38, cada chefia desenvolverá, com seus subordinados, atividades em consonância com o programa de formação estabelecido pela administração. Essas atividades serão realizadas por meio de: I. reuniões para estudo e discussão de assuntos de serviço. II. divulgação de normas legais e aspectos técnicos relativos ao trabalho e orientação quanto ao seu cumprimento e à sua execução. III. discussão dos programas de trabalho do órgão que chefia e de sua contribuição para o sistema administrativo. IV. utilização de rodízio e de outros métodos de formação continuada em serviço, adequados a cada caso. É correto o que se afirma em:
Conforme a Lei Complementar n.° 1453/2014, em eu art. 234, analise os itens a seguir: I. Quando o pai e a mãe forem servidores municipais, ativos ou inativos, e viverem em comum, o salário família será concedido ao que perceber menor vencimento ou provento. II. Quando o pai e a mãe forem servidores municipais, ativos ou inativos, e não viverem em comum, o salário família será concedido ao que tiver os beneficiários sob sua guarda. III. Quando o pai e a mãe forem servidores municipais, ativos ou inativos, e não viverem em comum, o salário família será a ambos os pais, se a guarda for compartilhada, de acordo com a distribuição dos beneficiários, nos termos da separação ou do divórcio. É correto o que se afirma em:
Introduzido no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2014, o Teste Rápido Molecular para o diagnóstico de tuberculose (TRM-TB) se tornou a peça-chave no diagnóstico e tratamento precoces da doença. O TRM-TB é um teste baseado na reação em cadeia da polimerase (PCR) em tempo real, que:
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dengue é a mais prevalente das doenças transmitidas por vetores, atingindo cerca de metade da população mundial. São fatores associados à dengue severa ou grave: I. Extremos de idade (crianças e idosos). II. Gestação. III. Infecção prévia a outros Flavivírus. IV. Tempo entre a primeira e a segunda infecção. É correto o que se afirma em:
Feminino, 33 anos, em consulta de rotina para acompanhamento do diabetes tipo I, apresenta alteração em seu parcial de urina, com presença de bacteriúria assintomática. Em qual dos cenários a seguir o início da antibioticoterapia seria mandatório para essa paciente?
Masculino, 30 anos, desde os 12 anos apresenta crises epilépticas que se caracterizam por olhar fixo ("como se estivesse longe"), irresponsividade, movimentos mastigatórios e de estalar os lábios. Segundo acompanhante, "as crises são rápidas e após fica confuso por 10 minutos e depois `volta ao normal`". Está sem tratamento e as crises são diárias. Sobre o tipo de crise e medicação anticrise, é correto afirmar que:
Masculino, 58 anos, obeso, tabagista, retorna para apresentação de exames laboratoriais solicitados em consultas prévias, onde foram observados níveis de PAS 150-155 e PAD 85-90 mmHg. LDL colesterol 150 mg/dL, creatinina sérica, glicemia de jejum, ácido úrico séricos e parcial de urina normais. Sobre o tratamento medicamentoso, é correto afirmar que:
Masculino, 60 anos. HAS, DM2, tabagista, dislipêmico, sedentário. Relata que perdeu, repentinamente, a visão do olho direito com recuperação completa em duas horas. Nega dor periorbital, cefaleia, febre ou emagrecimento. Ausculta do pescoço com a presença de sopro carotídeo à direita. Qual a melhor conduta para este paciente?
A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que é transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira. Sobre a leptospirose, analise as afirmativas a seguir: I. Em virtude da vasta evidência científica sobre benefícios e riscos do uso de quimioprofilaxia para um grande contingente populacional, o uso de quimioprofilaxia é amplamente indicado pelo Ministério da Saúde como medida de prevenção em saúde pública em casos de exposição populacional em massa por ocasião de desastres naturais como enchentes. II. A antibioticoterapia está indicada em qualquer período da doença, mas sua eficácia costuma ser maior na 1ª semana do início dos sintomas. Na fase precoce, são utilizados doxiciclina ou amoxicilina; para a fase tardia, penicilina cristalina, penicilina G cristalina, ampicilina, ceftriaxona ou cefotaxima. III. Nas formas graves, a manifestação clássica da leptospirose é a síndrome de Weil, caracterizada pela tríade de icterícia, insuficiência renal e hemorragia, mais comumente pulmonar. IV. Para o diagnóstico, o método laboratorial de escolha depende da fase evolutiva da doença em que se encontra o paciente, precoce ou tardia. É correto o que se afirma em:
O tratamento farmacológico da depressão está indicado em casos moderados e graves. Sobre o tratamento farmacológico da depressão, é correto afirmar que: I. Mitarzipina e trazodona são boas escolhas em um paciente depressivo com insônia. II. Na depressão psicótica, a combinação de antidepressivo e antipsicótico é menos eficaz que o uso de antidepressivo ou de apenas antipsicótico. III. Nos pacientes com sintomas somáticos dolorosos, como dor neuropática e fibromialgia, há recomendação do uso de duloxetina. IV. Os inibidores seletivos da captação da serotonina são fármacos de primeira linha no tratamento da depressão do transtorno bipolar tipo I. É correto o que se afirma em:
O diabete mellitus tipo 2 (DM2) tem início insidioso e é caracterizado por resistência à insulina e deficiência parcial da secreção de insulina pelo pâncreas. Sobre o DM2, é correto afirmar que: I. Frequentemente está associado à obesidade e ao envelhecimento. II. Acantose nigricans e hipertrigliceridemia são manifestações clínicas frequentes. III. Na maioria dos casos, necessita, para sua confirmação, de dosagens de peptídeo C e autoanticorpos (anti-GAD e anti-insulina). IV. Tem maior propensão à cetose e cetoacidose, necessitando de insulinoterapia plena desde o diagnóstico. É correto o que se afirma em:
Feminina, 40 anos. Desde os 15 anos, apresenta um episódio mensal de cefaleia pulsátil, unilateral, associada a náuseas e intolerância à claridade e barulho, com duração inferior a 24 horas e que cede com dipirona. Há quatro dias, subitamente, apresenta cefaleia holocraneana, de forte intensidade, contínua, associada à turvação visual. Informa ser hipertensa, em tratamento regular com losartana. História de aborto há 13 anos. Exame físico e neurológico normal. PA 140/100 mm Hg. Assinale a alternativa correta:
As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Acerca das hepatites virais, é correto afirmar: I. A vacina contra a hepatite A, atualmente, faz parte do calendário infantil, podendo ser estendida para grupos prioritários específicos. II. As hepatites virais são doenças de notificação compulsória, ou seja, cada ocorrência deve ser notificada por um profissional de saúde no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAM). III. O tratamento da hepatite D é feito com os chamados antivirais de ação direta (DAA), que apresentam taxas de cura superior a 95% e são realizados, geralmente, por 8 ou 12 semanas. Os DAA revolucionaram o tratamento da hepatite D e possibilitam a eliminação da infecção. IV. As infecções por hepatite E, geralmente, causam hepatite aguda de curta duração e autolimitada (2 − 6 semanas) e, em adultos jovens, é clinicamente indistinguível de outras causas de hepatite viral aguda. É correto o que se afirma em:
Masculino, 19 anos, com quadro de diarreia há 3 dias. Refere presença de sangue nas fezes e dor abdominal. Ao exame físico: prostrado, lágrimas presentes, boca e língua úmidas, pulso cheio e sem perda de peso aparente ou referenciada. Segundo o Ministério da Saúde, qual a melhor conduta para este paciente?
A pneumonia adquirida na comunidade (PAC) constitui a principal causa de morte no mundo e o Streptococcus pneumoniae permanece como a bactéria de maior prevalência de PAC dentre os agentes etiológicos. Nesse contexto, assinale a alternativa correta sobre a recomendação inicial de antibioticoterapia em casos de pacientes ambulatoriais, sem comorbidades, nenhum uso recente de antibióticos, sem fatores de risco para resistência e sem contraindicação ou história de alergia a essas drogas:
O Sistema Único de Saúde (SUS) representa uma conquista significativa para o povo brasileiro, sendo reconhecido como um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública globalmente. Sua abrangência vai desde serviços básicos até atendimento especializado, garantindo acesso universal e integral aos cuidados de saúde. No que se refere ao Sistema Único de Saúde (SUS), registre V, para verdadeiras, e F, para falsas: (__ ) A direção do Sistema Único de Saúde (SUS) é única, sendo exercida no âmbito dos Municípios, pelo Ministério da Saúde. (__ ) O orçamento da seguridade social destinará ao Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com a receita estimada, os recursos necessários à realização de suas finalidades, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias. (__ ) Ao Sistema Único de Saúde (SUS), caberá o dobro da receita do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, apurada mensalmente, a qual será destinada à recuperação de viciados. Assinale a alternativa com a sequência correta:
Os indicadores de saúde são medidas utilizadas para avaliar o estado de saúde de uma população, os determinantes de saúde, o desempenho de sistemas de saúde e o impacto de intervenções ou políticas de saúde. Nesse contexto, assinale a alternativa que corresponde ao indicador de saúde que se refere ao número médio de filhos nascidos vivos, tidos por uma mulher ao final do seu período reprodutivo, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado:
No sistema de saúde brasileiro, os níveis de atenção à saúde representam uma abordagem estratégica e fundamental para a organização dos serviços médicos, visando proporcionar um atendimento eficaz e de qualidade aos pacientes. Em relação aos níveis de assistência da saúde brasileira, analise as afirmativas a seguir: I. No nível primário de atenção, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) desempenham o papel de promover políticas direcionadas tanto à prevenção de doenças como à preservação do bem-estar nas comunidades. II. No nível secundário de atenção à saúde, encontram-se as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais e outras unidades que oferecem atendimento especializado ou de média complexidade. III. No nível terciário de atenção à saúde, encontram-se os hospitais de grande porte, de alta complexidade. Essas instituições executam procedimentos mais invasivos, intervindo em situações críticas em que a vida dos pacientes está em perigo. É correto o que se afirma em:
O Sistema de Informação em Saúde (SIS) é composto por elementos integrados que realizam a coleta, o processamento, a análise e a transmissão de dados de forma coordenada. Nesse sentido, assinale a alternativa correta no que se refere ao Sistema de Informação em Saúde (SIS):
No que se refere ao controle social do Sistema Único de Saúde (SUS), analise as afirmativas a seguir: I. É reconhecida por todos a relevância dos Conselhos de Saúde na descentralização das ações do SUS, no controle do cumprimento de seus princípios e na promoção da participação da população na sua gestão. II. Os Conselhos de Saúde, como instâncias colegiadas e deliberativas à estrutura do SUS, representam espaços participativos nos quais emerge uma nova cultura política, configurando-se como uma prática na qual se faz presente o diálogo, a contestação e a negociação a favor da democracia e da cidadania. III. A dinâmica de funcionamento dos Conselhos de Saúde é estabelecida nas relações entre usuários, gestores, prestadores de serviço e trabalhadores de saúde, sendo, portanto, suas deliberações, em geral, resultado de negociações que contemplam a diferença de interesses de cada segmento e representações. É correto o que se afirma em:
A ética, como parte da filosofia, indaga (BARSANO, 2014): I. a pura essência, a origem e as condições físicas, psíquicas e sociais em que se realizam os atos morais. II. a natureza, a função e os parâmetros do julgamento moral, do que é certo ou errado, bom ou mau, justo ou injusto. III. como nascem e por que se sucedem diferentes sistemas morais. É correto o que se afirma em:
A falta de compreensão no processo de comunicação ocasiona discordâncias nas relações interpessoais, interferindo no processo de trabalho, liberando sentimentos de raiva e rancor que cessam a comunicação. Assim, é essencial conhecer os elementos de ordem humana que podem interferir no processo da comunicação, denominados de barreiras da comunicação. Ao encontro disso, quando a aceitação da mensagem está vinculada à pessoa que a transmite (valorização ou descrença), a barreira de comunicação se denomina:
























