Considerando o processo legislativo municipal, tendo em vista a Lei Orgânica do Município, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente. ( ) As leis complementares serão aprovadas por maioria absoluta dos membros da Câmara. ( ) Serão admitidas emendas que aumentem a despesa nos projetos de lei de iniciativa exclusiva do Prefeito. ( ) A Lei Orgânica não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal no Município.
Em conformidade com o Código de Ética Médica, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE. O médico exercerá sua profissão com __________, não sendo obrigado a prestar serviços que contrariem os ditames de sua consciência ou a quem não deseje, excetuadas as situações de ________________, em caso de urgência ou em emergência, ou quando sua recusa possa trazer danos à saúde do paciente.
Sobre os testes bioquímicos hepáticos, assinalar a alternativa CORRETA.
A prova tuberculínica (PT), ou teste tuberculínico (TT), destina-se ao diagnóstico da infecção tuberculosa e consiste na leitura da reação provocada pela injeção intradérmica de um filtrado de culturas de M. tuberculosis esterilizado e concentrado. Com relação à prova tuberculínica, assinalar a alternativa CORRETA.
J. tem 54 anos e foi diagnosticado com hipertensão arterial sistêmica de estágio 1, há cerca de 2 meses. Tem baixo risco cardiovascular. Considerando-se as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, analisar os itens. I. É uma doença crônica não transmissível definida por níveis pressóricos em que os benefícios do tratamento (não medicamentoso e/ou medicamentoso) superam os riscos. II. A frequência da hipertensão arterial aumenta com a idade até os 60 anos. III. As intervenções no estilo de vida devem iniciar ao diagnóstico para hipertensos estágio 1 de moderado a alto risco cardiovascular. Hipertensos estágio 1 com baixo risco cardiovascular devem ser reavaliados em 3 meses antes do início de qualquer tratamento. Está CORRETO o que se afirma:
Um paciente de 75 anos com histórico de infarto do miocárdio recente é admitido ao pronto-socorro com bradicardia grave (30bpm) e síncope. Após avaliação clínica, foi decidido que o paciente necessita de um marcapasso temporário. Durante o procedimento de implantação do marcapasso, surgem dúvidas sobre a técnica correta e as complicações possíveis. Assinalar a alternativa que indica a abordagem técnica adequada e as complicações associadas ao procedimento.
Paciente mulher de 35 anos apresenta-se assintomática em consulta com exames de check-up: • Colesterol total: 390mg/dL • LDL-c: 275mg/dL • HDL-c: 50mg/dL • Triglicerídeos: 325mg/dL • Creatinina: 0,8mg/dL • Hemograma completo normal • Glicemia de jejum: 92mg/dL • TSH: 1,82mUI/L • Ao exame físico, PA 125x80mmHg, circunferência abdominal de 90cm, aparelho cardiovascular e pulmonar sem particularidades, observa-se halo corneano em ambos os olhos e xantomas em tendão de Aquiles bilateral. Refere pai falecido aos 42 anos por infarto agudo do miocárdio. Com relação ao caso clínico, entre os seguintes, assinalar o diagnóstico mais provável dessa paciente.
Mulher de 75 anos de idade apresenta confusão e vômitos. Ela se queixa de fraqueza, náuseas, dor abdominal, escotomas visuais e diminuição do apetite. Sua história apresenta doença renal crônica e insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida e faz uso de medicamentos para tais comorbidades. No hospital, ela está alerta e orientada quanto à pessoa, mas não quanto a tempo e local. Seus sinais vitais estão normais, com exceção da frequência cardíaca de 54bpm. Eletrocardiograma com 12 derivações apresenta uma bradiarritmia sinusal, sem outras alterações. Com relação ao caso clínico, quais das medicações abaixo pode ser a provável causa de intoxicação crônica nessa paciente?
Homem de 56 anos comparece à consulta médica pós-IAM. Apresenta quadro de hipertensão arterial sistêmica (HAS), porém não era aderente ao tratamento previamente ao infarto. Queixa-se de fadiga, intolerância aos esforços e tontura postural. Apresenta exames: • Colesterol total: 220mg/dL • HDL-col: 48mg/dL • LDL-c: 130mg/dL • Triglicerídeos: 210mg/dL • Creatinina: 1,2mg/dL • Urina 1 sem particularidades • Glicemia de jejum: 88mg/dL • HBA1c: 5,4% • Ácido úrico: 5,0mg/dL • Eletrocardiograma de 12 derivações com FC 58bpm, com dissociação completa da onda P com o complexo QRS. Entre as medicações abaixo, indicadas para o tratamento do quadro de HAS e pós-IAM, assinalar a alternativa que apresenta contraindicação para esse paciente.






















