Analise as afirmativas a seguir : I. A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) incurável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. II. A Sífilis pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária e secundária, apenas). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. III. A sífilis pode ser transmitida para a criança durante a gestação ou parto ou por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada. Marque a alternativa CORRETA :
Analise as afirmativas a seguir : I. No Tétano, a toxina produzida pela bactéria ataca, principalmente, o sistema nervoso central, provocando: rigidez muscular em todo o corpo, mas principalmente no pescoço; dificuldade para abrir a boca e para engolir; riso convulsivo, involuntário. II. O tétano é uma doença grave e às vezes fatal, caso a pessoa não seja atendida prontamente num hospital. No tratamento, são utilizados antibióticos, relaxantes musculares, sedativos, imunoglobulina antitetânica e, na falta dela, soro antitetânico. III. O Tétano Neonatal é uma doença infecciosa grave, contagiosa, que acomete o recém-nascido nos primeiros 28 dias de vida, tendo como sintoma inicial dificuldade de sucção, irritabilidade e choro constante. Marque a alternativa CORRETA :
Analise as afirmativas a seguir : I. O condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV). II. Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV – alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e no ânus. Entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. III. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres. Marque a alternativa CORRETA :
Analise as afirmativas a seguir : I. As infecções parasitárias são comuns nos trópicos e subtrópicos do mundo, com maior prevalência nas áreas rurais. A ancilostomíase é classificada como uma parasitose intestinal causada por parasitas anelídeos. II. Existe apenas uma espécie principal de ancilostomídeo que causa infecção humana: Ancylostoma duodenale. III. As estimativas sugerem que mais de 500 milhões de pessoas estão infectadas com ancilostomíase. As manifestações clínicas incluem penetração dérmica por infecção larval, passagem transpulmonar, sintomas gastrointestinais agudos e comprometimento nutricional crônico. Marque a alternativa CORRETA :
Analise as afirmativas a seguir: I. A pessoa adquire a esquistossomose quando entra em contato com água doce, onde existam caramujos infectados pelos vermes causadores da doença. II. A esquistossomose é uma doença parasitária, diretamente relacionada ao saneamento precário, causada pelo Trypanosoma cruzi. No Brasil, a esquistossomose é conhecida popularmente como “xistose”, “barriga d’água” ou “doença dos caramujos”. Marque a alternativa CORRETA :
Analise as afirmativas a seguir : I. A cólera é uma doença bacteriana infecciosa intestinal aguda, transmitida por contaminação fecal -oral direta ou pela ingestão de água ou alimentos contaminados. II. Quando não tratada prontamente, a cólera pode causar desidratação intensa, levando a graves complicações, mas jamais ao óbito. A doença está ligada diretamente ao saneamento básico e à higiene. Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir : I. A febre maculosa é uma doença infecciosa febril aguda e de gravidade variável. Ela pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. II. A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada da pulga. No Brasil duas espécies de riquétsias estão associadas a quadros clínicos da Febre Maculosa. Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir : I. A malária também é conhecida como impaludismo, paludismo, febre palustre, febre intermitente, febre terçã benigna, febre terçã maligna, além de nomes populares como maleita, sezão, tremedeira, batedeira ou febre. II. A malária é uma doença infecciosa febril crônica, causada por protozoários do gênero Plasmodium transmitidos pela picada da fêmea infectada do mosquito do gênero Anopheles, também conhecido como mosquito -prego. Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir : I. A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) em humanos é causada por dois vírus da imunodeficiência humana tipos 1 e 2 (HIV -1 e HIV -2). II. Ambos os HIV são o resultado de múltiplas transmissões entre espécies de vírus da imunodeficiência símia (SIV), que infectam naturalmente os primatas africanos. Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir : I. O início, a suspensão, a interrupção e reinício do exercício serão registrados no assentamento individual do funcionário, conforme disposto na Lei Municipal n° 1.240, de novembro de 1991, do município de Palmeira dos Índios. II. A promoção ou a ascensão interrompem o tempo de exercício, que é contado no novo posicionamento na carreira, a partir da data de publicação do ato que promover ou ascender o funcionário, conforme disposto na Lei Municipal n° 1.240, de novembro de 1991, do município de Palmeira dos Índios. Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir : I. A raiva é uma zoonose, doença que passa dos animais ao homem e vice -versa, transmitida por um vírus mortal tanto para o homem como para o animal. Envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução. II. A transmissão da raiva não ocorre quando os vírus existentes na saliva do animal infectado penetram no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura. Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir : I. A biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção ou minimização, mas não eliminação, de riscos que possam comprometer a saúde do homem, dos animais e do meio ambiente. II. No Brasil, a regulamentação para atividades relacionadas a essas áreas teve início em 1995, com a criação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança. Marque a alternativa CORRETA:




















