São títulos adequados para esse texto, EXCETO :
Assinale a alternativa em desacordo com o texto.
A intertextualidade está presente em todos os trechos transcritos, EXCETO :
Em todas as alternativas as aspas foram utilizadas com a mesma função, EXCETO :
Sobre esse texto, é INCORRETO afirmar:
Em todas as alternativas, a reformulação do trecho transcrito entre parênteses implica erro ou mudança de sentido, EXCETO :
O antecedente do pronome em destaque está INCORRETAMENTE indicado entre parênteses em:
A expressão 8n + n² representa a soma dos n primeiros termos de uma progressão. É CORRETO afirmar que essa é uma progressão:
São botões disponíveis para definição da “Home Page” na guia “Geral” da janela “Opções da Internet” do Internet Explorer 7.0, versão português, EXCETO :
Estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde – SUS:
As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde – SUS obedecem aos seguintes princípios, EXCETO :
Em relação à participação da iniciativa privada na assistência à saúde, assinale a afirmativa INCORRETA.
O SUS institui uma política pública de saúde que visa à integralidade, à universalidade, ao aumento da equidade e à incorporação de novas tecnologias e especialização dos saberes. Apesar dos avanços acumulados no que se refere aos seus princípios norteadores, o SUS hoje ainda enfrenta, EXCETO :
A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. Leia atentamente as afirmativas abaixo. I. O dever do Estado de garantir a saúde consiste na reformulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos. II. Dizem respeito também à saúde as ações que se destinam a garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social. III. O dever do Estado exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade. IV. A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda. A afirmativa está INCORRETA em:
MCFR, 54 anos, pedreiro, apresenta quadro de dor na região lombar com dor referida para o terço médio posterior da coxa. A mesma se agrava com o movimento e após períodos prolongados de ortostatismo. O mesmo se encontra em processo de investigação de um possível quadro de neoplasia maligna no intestino. No exame físico apresentou: movimentos de flexo-extensão ativa limitada no meio do movimento por dor na região lombar; encurtamento severo de iliopsoas e encurtamento moderado de isquiotibiais e paravertebrais; fraqueza acentuada de transverso abdominal, dor à palpação em glúteo mínimo, glúteo médio e piriforme e nos segmentos L4-L5; ritmo lombopélvico alterado com flexão diminuída na região lombar; testes de Slump, Lasegue, Braggard, PKB negativos; teste de força muscular apresentando hipoatividade glútea. De acordo com o caso clínico dado, escolha a conduta fisioterápica mais adequada.
O ciclo da marcha é uma sequência maravilhosamente orquestrada de eventos elétricos e mecânicos que culminam na propulsão coordenada do corpo através do espaço (Lieber, 1992). Considerando o ciclo de marcha normal do ser humano, analise as afirmativas abaixo. No contato de calcanhar, ocorre uma contração excêntrica dos músculos dorsiflexores do tornozelo, tibial anterior, extensor longo do hálux e extensor longo dos dedos. PORQUE O ponto e a direção da aplicação das forças de reação do solo no calcanhar atrás do centro de rotação do tornozelo criam um torque de flexão plantar no tornozelo. Analisando-se as afirmativas dadas, é CORRETO concluir que:
Durante o exame físico de um paciente de 25 anos em seu consultório, um fisioterapeuta observou que o mesmo não era capaz de sustentar a contração dos músculos extensores do joelho por mais de 5 segundos, apresentava parestesia e perda de sensibilidade na região medial do joelho e, ao testar o reflexo quadricipital, observou que o mesmo apresentava hiporeflexia. Todos esses sinais foram observados apenas no membro inferior direito do paciente e levaram o fisioterapeuta a confirmar uma dor irradiada para este membro inferior. Todas as situações abaixo poderiam ocasionar os sintomas apresentados pelo paciente, EXCETO :
Segundo a Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP), dor pode ser definida como “uma experiência sensorial e emocional desagradável que é associada a lesões reais ou potenciais ou descrita em termos de tais lesões. A dor é sempre subjetiva e cada indivíduo aprende a utilizar este termo por meio de suas experiências”. E apesar de fazer parte do dia a dia da fisioterapia, os mecanismos de controle da dor ainda não foram completamente elucidados. Considerando as teorias associadas ao controle da dor analise as afirmativas abaixo. Ao estimular por longos períodos as fibras aferentes de diâmetro pequeno, ocorre a despolarização das mesmas, o que estimula a adeno-hipófise a liberar opiáceos endógenos como a β-Endorfina e dinorfina considerados peptídeos neuroativos com potentes efeitos analgésicos. PORQUE A aplicação de TENS por tempo compreendido entre 20 e 40 minutos com fases de longa duração e frequências de pulso baixas (1 a 5 pulsos/segundo) é capaz de reduzir a dor. Assinale :
OBS, 50 anos compareceu ao consultório de fisioterapia relatando dor e parestesia de início insidioso na região do punho e mão esquerda, com sintomas se apresentando em maior intensidade no período da noite, exacerbados com movimentos bruscos do punho e com presença de rigidez matinal. A paciente relata ainda dificuldade para realizar atividades que envolvem a flexão dos dedos como segurar um copo cheio d'água. O fisioterapeuta que está avaliando a paciente suspeita que a mesma apresenta síndrome do túnel do carpo no entanto está com dúvidas com relação ao diagnóstico diferencial com outras patologias e o tratamento dessa síndrome. Considerando o quadro clínico dado, analise as afirmativas abaixo. I. O fisioterapeuta pode utilizar os testes Phalen, Phalen invertido e Filkestein para confirmar que a patologia em questão se trata de síndrome do túnel do carpo. II. Caso a paciente apresente um exame de eletroneuromiografia sem apresentar redução da velocidade de condução do nervo mediano, o fisioterapeuta terá mais uma informação para confirmar o diagnóstico. III. Caso seja confirmado que a paciente apresenta síndrome do túnel do carpo, a mobilização neural do nervo mediano deve fazer parte da intervenção fisioterapêutica. IV. O fisioterapeuta deve, antes de concluir o seu diagnóstico, investigar a possibilidade de que os sintomas não estejam relacionados a uma síndrome do desfiladeiro torácico, a uma radiculopatia cervical ou uma síndrome do músculo supinador. V. Caso o fisioterapeuta faça a percussão na região do túnel do carpo como descrito no teste Sinal de Tinel e o paciente relatar apenas dor na região do punho, será confirmado o diagnóstico de síndrome do túnel do carpo. Estão CORRETAS apenas as afirmações:
O Sr. ABC apresenta diagnóstico de hanseníase e, na avaliação dos seus pés, foi identificada a seguinte alteração: perda da sensibilidade protetora na superfície plantar (o paciente não sente o toque leve de uma caneta esferográfica). Nesse caso, assinale a órtese mais indicada.
Tendo como base o Guia de Hanseníase do Ministério da Saúde, analise as afirmativas abaixo. I. Não existe a possibilidade da presença de deformidades, causadas pela hanseníase, em um paciente curado dessa doença. II. Pacientes com hanseníase que não apresentam comprometimento neural ou incapacidades na avaliação inicial, não têm possibilidade de apresentar os mesmos tardiamente. III. As atividades de prevenção e tratamento de incapacidades físicas em pacientes com hanseníase, não devem ser dissociadas do tratamento PQT. Marque a opção CORRETA.
São orientações educativas básicas para os cuidados com os pés de pacientes diabéticos, EXCETO :
Junto à instabilidade postural, as quedas estão entre as grandes síndromes geriátricas e são a principal causa de acidentes com idosos (Deliberato, 2002). As afirmativas abaixo apresentam algumas ações de um programa para a prevenção a quedas elaborado por um fisioterapeuta. Assinale aquela que está ERRADA.
“Desenvolver-se é crescer, aprender e fazer coisas novas, diferentes. Cada criança tem um jeito próprio de se desenvolver” (Ministério da Saúde, 2006). No entanto, existem alguns comportamentos, movimentos, reflexos (corticais ou não) que são esperados no desenvolvimento neuropsicomotor da criança, durante o seu primeiro ano de vida. Diante disso, analise as afirmativas abaixo: I. O Reflexo Tônico Cervical Assimétrico é estimulado pela rotação da cabeça e causa a extensão dos membros para o lado em que a cabeça foi rodada e diminuição de tônus extensor com aumento da flexão dos membros para o lado occipital da cabeça. Aparece na 2ª semana de vida e desaparece no 4-6 meses. II. O Reflexo de Moro é um reflexo apresentado somente em neonatos, até os três primeiros meses de vida. III. Antes dos 06 meses de vida, o bebê já levanta a cabeça e os ombros, quando colocado de bruços, e já rola. IV. Somente após os 06 meses o bebê adquire controle de tronco e consegue ficar sentado com, ou sem, apoio. Assinale :
Quanto à espirometria de incentivo, é CORRETO afirmar:
A reabilitação cardíaca visa estabelecer a capacidade funcional comprometida após o evento coronário. Sobre a reabilitação cardíaca, é CORRETO afirmar:




























