Na frase “Pajem do sinhô -moço, escravo do sinhô -moço, tudo do sinhô -moço, nada do sinhô -moço”, o sentido de “tudo/nada do sinhô -moço”, no contexto do texto, é:
[...] parou a brincadeira”, no contexto do texto, quer dizer que o sinhô -moço:
“O pai de Ponciá Vicêncio, em matéria de livros e letras, nunca foi além daquele saber”. Na frase, daquele saber se refere:
[...] tudo do sinhô -moço, nada do sinhô -moço”. A figura de linguagem presente na frase é:
Assinale a alternativa em que há dígrafo em todas as palavras.
Em relação ao preconceito linguístico e linguagem não violenta, assinale a alternativa correta:
Os casos de dengue têm aumentado no Brasil anualmente. Neste ano de 2024, vários estados brasileiros decretaram situação de emergência em saúde pública por causa do aumento no número de casos de dengue. Sobre a dengue, analise as afirmativas abaixo e marque V para Verdadeiro e F para Falso.
A cinesiologia compreende o estudo do movimento humano, a partir dos princípios da mecânica, da anatomia do aparelho locomotor e da fisiologia neuromuscular. Em relação à cinesiologia do quadril, assinale V para verdadeiro e F para falso.
Paciente masculino, 35 anos, pós-fratura de cabeça do rádio, procura atendimento fisioterapêutico com queixa de perda da supinação do antebraço e da extensão do punho e dos dedos, bem como de incapacidade para realizar a preensão e abduzir o polegar. Com base nos achados da avaliação, pode-se sugerir lesão em qual nervo?
Os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde constituem as bases para o funcionamento e organização do sistema de saúde em nosso país, afirmando direitos conquistados historicamente pelo povo brasileiro e o formato democrático, humanista e federalista que deve caracterizar sua materialização. Sobre as bases legais e os princípios que norteiam o SUS, analise as assertivas e assinale a correta:
A fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realiza visita domiciliar a um homem de 57 anos, sedentário, hipertenso, com diagnóstico de lombalgia. O usuário relata dor frequente, iniciadas há dois anos, dificuldades para trabalhar (profissional liberal), crises de ansiedade, nega uso regular de medicamento. Ao exame físico, apresenta bom estado geral, sinais vitais nos limites de normalidade para a idade, dor à palpação e discreta redução de amplitude de movimento da coluna. Considerando o quadro descrito, compete ao fisioterapeuta do NASF:
O fisioterapeuta é um profissional com sólidos conhecimentos teórico-práticos que compreende os fundamentos do movimento humano, da propedêutica, dos exames diagnósticos e das modalidades terapêuticas, capaz de atuar nos diferentes níveis de complexidade e de atenção à saúde. Sobre a atuação do fisioterapeuta, analise as assertivas.
A dor é definida como uma experiência sensitiva e emocional desagradável, associada, ou semelhante àquela ocasionada a uma lesão tecidual real ou potencial. A avaliação da dor é uma característica-chave na entrevista do fisioterapeuta. A partir dos conceitos de dor, analise as assertivas.
O exercício é a intervenção isolada mais eficaz para o tratamento de idosos, impactando nas doenças crônicas, deficits funcionais, qualidade de vida, quedas e cognição, além de prevenir as sequelas negativas associadas a estilos de vida sedentários. Sobre a recomendação/prescrição de exercícios em idosos, assinale a alternativa correta.
Os efeitos da eletroterapia são resultado da despolarização de nervos sensoriais, motores ou nociceptivos, além das trocas eletroquímicas no tecido muscular. Pensando na aplicação da eletroterapia na prática clínica do fisioterapeuta, assinale a incorreta:
Paciente feminina, 63 anos, diabética e hipertensa foi diagnosticada com acidente vascular encefálico (AVE) em março de 2024. Compareceu ao ambulatório para avaliação fisioterapêutica. Após o AVE, apresentam-se estágios sequenciais na recuperação, desde a fase aguda até o tratamento a longo prazo. Considerando atuação fisioterapêutica no AVE, analise as assertivas.

























