Segundo a Constituição Federal, Art. 7 º, são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais:
I. Seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntário.
II. Piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho.
III. Remuneração do trabalho noturno igual à do diurno.
Quais estão corretos?
Conforme a Constituição Federal, em relação à assistência à saúde, analise as assertivas abaixo:
I. As instituições privadas poderão participar de forma complementar do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo as diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.
II. É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.
III. A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercialização.
Quais estão corretas?
Segundo a Constituição Federal no capítulo que se refere à família, à criança, ao adolescente, ao jovem e ao idoso, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O casamento civil é indissolúvel na forma da lei.
( ) Os direitos referentes à sociedade conjugal são exercidos pelo homem, e os deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos pela mulher.
( ) Entende-se como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Conforme o Estatuto Estadual de Igualdade Racial, Lei n º 13.694/2011, a participação dos negros em igualdade de condições na vida social, econômica e cultural do estado do Rio Grande do Sul será promovida através de medidas que assegurem:
I. O reconhecimento e a valorização da composição pluriétnica da sociedade sul-rio-grandense, resgatando a contribuição dos negros na história, na cultura, na política e na economia do Rio Grande do Sul.
II. O resgate, a preservação e a manutenção da memória histórica legada à sociedade gaúcha pelas tradições e práticas socioculturais negras.
III. A promoção de ajustes normativos para aperfeiçoar o combate ao racismo em todas as suas manifestações individuais, estruturais e institucionais.
Quais estão corretas?
Com base no Plano de Cargos e Carreiras do Município de Vila Maria, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os conceitos às suas definições.
Coluna 1
1. Categoria funcional.
2. Classe.
3. Promoção.
Coluna 2
( ) Graduação de retribuição pecuniária dentro da categoria funcional constituindo a linha de promoção.
( ) Agrupamento de cargos da mesma denominação, com iguais atribuições e responsabilidades, constituídos de padrões e classes.
( ) Passagem do servidor de uma determinada classe para a imediatamente superior da mesma categoria funcional.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Com base no Regime Jurídico dos Servidores do Município de Vila Maria, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Servidor público é a pessoa legalmente investida em cargo público.
( ) Função gratificada é a instituída por lei para atender a encargos de direção, chefia ou assessoramento, sendo privativa de detentor de cargo de provimento efetivo, observados os requisitos para o exercício.
( ) A investidura em cargo do magistério municipal será por concurso de provas, sendo vedadas as provas de títulos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Considere as proposições:
p: Cleusa é Técnica em Agropecuária.
q: Pedro é Técnico em Segurança do Trabalho.
Com isso, determine p ∧ q.
Considere as proposições:
p: Clara é Agente Comunitária de Saúde.
q: Paulo é Fiscal Sanitário.
Com isso, determine p ∨ q.



























