A. São verdadeiros somente os itens I, II, III, IV, IX, X, XI E XII.
A. São verdadeiros somente os itens de “a até j”
Um hospital público que realiza compra por meio de licitação teve dificuldade com seu estoque de Tiamina EV, devido a um novo protocolo utilizado por uma das equipes médicas, zerando o estoque e impedindo o abastecimento dessa tecnologia de saúde. Este episódio é denominado:
A informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas e nas empresas. Assinale a alternativa que corresponda ao uso de softwares na gestão de Farmácia.
A análise farmacoeconômica se apresenta como uma ferramenta capaz de fornecer informações para ajudar os gestores a comparar alternativas e decidir sobre a melhor opção para as necessidades do serviço de saúde, associando racionalização de despesas e eficiência clínica. Assinale a alternativa CORRETA.
Ainda sobre farmacoeconomia, assinale a alternativa CORRETA no que se refere às diferentes análises farmacoeconômicas.
Assinale a alternativa CORRETA no que se refere ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) pelo farmacêutico.
Em 1937, mais de cem pessoas morreram por falência renal em decorrência do uso de elixir de sulfanilamida dissolvida em dietilenoglicol. O FDA (Food and Drug Administration – agência reguladora dos EUA) passou então a exigir testes de toxicidade e dados clínicos sobre segurança dos medicamentos antes de permitir sua comercialização. Esse episódio contribuiu para o estabelecimento de programas de monitorização de medicamentos, no Brasil, a gerência de farmacovigilância da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Dessa forma, considerando a farmacovigilância, assinale a alternativa CORRETA.
Ainda sobre a farmacovigilância, assinale a alternativa CORRETA com relação aos fatores de risco para ocorrência de uma reação adversa a medicamentos:
O Uso _______ ______ ______ foi definido como o processo que compreende prescrição apropriada, disponibilidade oportuna, dispensação adequada e consumo em doses, intervalos e períodos indicados de medicamentos eficazes, seguros e de qualidade. Assinale a alternativa CORRETA.
De acordo com os princípios farmacodinâmicos, a capacidade de um fármaco de ativar um receptor e gerar uma resposta celular depende da sua ________________. Assinale a alternativa CORRETA.
São fatores determinantes gerais importantes da transferência dos fármacos pela placenta os relacionados a seguir. Assinale a alternativa CORRETA.
A portaria n.º 2048/GM/MS, de 05 de novembro de 2002, aprova como anexo desta portaria o Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência. Sobre as unidades não-hospitalares de atendimento às urgências e emergências, assinale a alternativa INCORRETA.
O regulamento técnico das urgências e emergências determina que o setor privado de atendimento pré-hospitalar móvel (inclusive as concessionárias de rodovias) devem contar, obrigatoriamente, com as seguintes equipes (assinale a alternativa CORRETA):
São finalidades do transporte inter-hospitalar de pacientes entre unidades não hospitalares ou hospitalares de atendimento às urgências e emergências:
O serviço de Fitoterapia é ofertado em 1.108 municípios, segundo dados de 2017 do SISAB – Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica. O SUS oferta à população, com recursos de União, Estados e Municípios, doze medicamentos fitoterápicos. Assinale a alternativa CORRETA.
De acordo com os princípios da farmacotécnica, uma forma farmacêutica líquida, em que o insumo esteja completamente solúvel em uma base viscosa, é denominada:
A avaliação da estabilidade de medicamentos compreende testes que se aplicam a todas as formas farmacêuticas em todas as vias de administração. São recomendados testes específicos para cada forma farmacêutica. Assinale a alternativa que corresponda a testes específicos de estabilidade para uma pomada.
O controle de qualidade de medicamentos é um processo que garante a qualidade e a segurança dos produtos de acordo com as especificações técnicas exigidas. A Revisão da Qualidade do Produto deve incluir:
É um (a) _________________ realizar a intercambialidade de medicamentos, respeitando a decisão do usuário, dentro dos limites legais, e documentando o ato. Assinale a alternativa CORRETA para completar a lacuna de acordo com o código de ética do profissional Farmacêutico.
Ainda de acordo com a Resolução 711/2021, do Conselho Federal de Farmácia, “manter em estoque, ainda que transitoriamente, ou armazenar instrumento substância, medicamento, fórmula magistral/oficin al ou especialidade farmacêutica, fracionada ou não, que não inclua a identificação clara e precisa sobre a(s) substância(s) ativa(s) nela contida(s), suas respectivas quantidades, ou informações imprescindíveis de rotulagem e garantia da procedência e rastreabilidade, contrariando as normas legais e técnicas, excetuando-se a dispensação hospitalar interna, em que poderá haver a codificação do medicamento que for fracionado sem, contudo, omitir o seu nome ou fórmula”, é uma atividade _______________ a todos inscritos no CRF.
Atualmente, existe uma variedade de formulações contraceptivas que liberam hormônios. Assinale a alternativa CORRETA sobre os anticoncepcionais orais.
Sobre os antipiréticos, assinale a alternativa CORRETA.
Desde que foram descobertos os primeiros anti-histamínicos (pirilamina e difenidramina), nas décadas de 1930 e 1940, centenas de moléculas com propriedades anti-histamínicas foram desenvolvidas. Sobre essa classe de medicamentos, assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa que corresponde ao antiretroviral utilizado para o tratamento em dose única em gestantes infectadas pelo HIV para evitar sua transmissão vertical.
O metronidazol é um pró-fármaco; requer ativação redutiva do grupo nitro pelos organismos suscetíveis. Sua toxicidade seletiva para patógenos anaeróbios e microaerófilos como os protozoários amitocondriados T.vaginalis, E. histolytica e G. lamblia e várias bactérias anaeróbias. No cenário atual, está acontecendo um desabastecimento desse medicamento, considerando que infecção por Clostridium foi causa de aproximadamente 500.000 infecções, entre pacientes dos Estados Unidos em um ano. Assinale a alternativa CORRETA que corresponda a uma opção para o tratamento dessa infecção em tempos de desabastecimento da primeira opção farmacológica.



















